terça-feira, 21 de abril de 2009

Província de Caxias do Sul partilha a expectativa da beatificação de Bárbara Maix

A Província de Caxias do Sul nos coloca a expectativa em relação a Beatificação da Venerável Bárbara Maix. Os relatos reafirmam o que declarou Ir. Gentila "A Congregação Está de Joelhos!"

“A oração, que fazemos unidos, penetra o coração de Deus”
(M. B. Maix).


Cresce a nossa expectativa quanto à beatificação da Venerável Bárbara Maix. O processo para chegar à beatificação é longo, mas temos acompanhado como expectadores e devotos de Bárbara, trilhando um caminho paralelo de intensa oração, pois sabemos que um acontecimento como este é uma grande bênção para Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, e nós, que de uma forma ou de outra fazemos parte desta Congregação, também nos sentimos agraciados por esta bênção. Sendo Bárbara uma mulher de grandes virtudes cristãs e enorme carisma, vivenciados ao longo de seus dias, nos faz acreditar ainda mais que sua beatificação está próxima de se concretizar. Por isso, cada vez que temos uma notícia sobre o processo, esta expectativa se renova e nos enche de orgulho.

Juliana Paula dos Santos Olsen- Caxias do Sul



Rumo à santificação de Bárbara Maix, são construídas inúmeras expectativas, com especial destaque aos estudos das obras e milagres atribuídos à nossa Fundadora. Na certeza de que Bárbara será aceita pelas autoridades eclesiais, continuamos propagando a imensa confiança e amor que temos por ela. Para nós, Bárbara é aquela que faz parte do dia-a-dia e do nosso fazer. É impossível trabalhar com as crianças e os jovens sem lembrar de tudo o que aprendemos de Bárbara Maix.

Professora Maria Isabel Perini Heberlê – Caxias do Sul



Crer no transcendente é a motivação que nos faz acordar todos os dias, principalmente em tempos difíceis, quando a maldade quer imperar em nosso meio. Para mim está comprovado o fenômeno da cura e da força através da fé que nos leva a acreditar que o dia 22 de abril de 2009
seja o grande dia, onde só vai confirmar a nossa fé nos milagres de MADRE MARIA BÁRBARA DA SS. TRINDADE e esperança na sua santificação.

Marlene Jussara Lovison da Silva- Caxias do Sul


Na vida, todos nós temos um projeto, seja com ideais, metas ou aprendizagens, para o bem ou para o mal. Mas, de um modo ou de outro, buscamos referências para dar continuidade sobre projetos, exemplos de vida, maneira de ser e agir, na busca da paz, saúde e felicidade. É pelos bons exemplos que procuramos seguir ou imitar, através da caminhada e vivência de bons valores que a vida nos oferece que podemos dizer “valeu a pena”, como um grande modelo para todos nós. O que quero dizer com isso? Agradecer a Bárbara Maix, Fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, por esta oportunidade de participar da “família” dela, como aluno e professor-educador, deste querido Colégio Madre Imilda e procurar seguir os seus ensinamentos.

Professor Daltro Castilhos Rodrigues- Caxias do Sul


"O Brasil precisa de Santos, de muitos Santos”.
Com as palavras do Papa João Paulo II, reforço minhas orações pessoais e na comunidade da Escola Madre Imilda, pela Beatificação da Venerável Bárbara Maix. Desde que iniciei meu trabalho nesta Instituição, aprendi a admirá-la, orando, cantando e refletindo sobre Vida e suas citações, que parecem escritas hoje, muito louváveis e certas para nossos dias atuais.
Estou certa e esperançosa nas minhas orações, de que, em um pequeno espaço de tempo, teremos nossa Santa e seremos muitos, seus fieis, pois os Santos edificam a vida e a fé de todos os batizados e os impulsionam, cada vez mais, a seguirem os passos de Jesus Cristo.
Continuarei orando, para que Deus ilumine a todas as Irmãs da Congregação em sua missão e lhes conceda, pela intercessão da Venerável Maria Bárbara, um trabalho apostólico cheio de esperança.
" Por tudo, Deus seja louvado"! (B. Maix)

Professora Neusila Pohlmann Rocha- Caxias do Sul


Tive contato com o legado de Bárbara Maix, pela primeira vez, quando estudei na Escola madre Imilda. Mesmo criança, já percebia nesta Instituição e nos seus educadores, demonstração de competência, de dedicação, afeto e amor.
Hoje, como docente desta mesma Instituição Colégio Madre Imilda - procuro seguir esses exemplos inteiramente baseados nos ensinamentos da Venerável Bárbara Maix.
O processo de beatificação de nossa Fundadora é o reconhecimento de uma vida de dedicação ao próximo e que, pela sua veracidade, retransmitiu-se, através dos tempos, por meio de sua Congregação, a das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.
Sou fiel devota de Bárbara e aguardo com muita fé e esperança a sua santificação, orando pessoalmente e com meus alunos e familiares.
Professora Gabriele Molon –Caxias do Sul


A cada dia, aproxima-se mais a data de 22 de abril de 2009. Para quem já tem a graça de conhecer um pouco da história de Bárbara Maix e sua Obra, sabe-se que é uma data muito especial. A cada dia, aproxima-se o momento da Beatificação da Fundadora das Irmãs do Imaculado Coração de Maria: “Deus contou o tempo e a hora. No tempo certo, virá o auxilio.” Bárbara e suas virtudes, tão fortemente vivenciadas, são testemunho de vida para todos que estão tendo o privilégio de ir conhecendo a sua pessoa. Como não se encantar, admirar e louvar a Deus por uma vida de dedicação ao outro, deixando Deus conduzir seus caminhos, colocando a vontade de Deus acima das próprias vontades? Vivemos um tempo de alegre expectativa, aprendendo a entregar a Bárbara nossos pedidos e agradecimentos, confiantes de que ela possa interceder junto ao Criador por nossos merecimentos, na certeza de que “....tudo tem o seu tempo estabelecido por Deus”.
Marli Parizotto - Colégio Madre Imilda - Caxias do Sul - RS


Bárbara, Diamante Austríaco!
Ao longo do Processo de Beatificação de Bárbara Maix, passos importantes foram dados: compilações de documentos, comprovação do milagre, torná-la Venerável, apreciação dos Teólogos. Muito pouco falta para torná-la mais conhecida no mundo todo. Sua santidade começou na Áustria e vingou no Brasil. Atravessou a imensidão de oceano para por em prática seu imensurável amor e doação em terras estrangeiras. Suas ações foram concretas, palpáveis, germinaram e se estendem, por estes longos 160 anos, em solo brasileiro. Venceu fronteiras e contemplou os pobres de outras nações como: África, Bolívia, Venezuela, Paraguai, Haiti, Itália.
Santa ela se tornou através de suas obras que foram edificadas em nome de Deus, através de seu esforço, renúncia, privações, junto com suas companheiras. Ela se vestia das misérias alheias e o manto que cobria seu coração era de ouro puro. Suas maiores preocupações eram com a classe menos favorecida, e suas palavras eram um apelo para que suas seguidoras se mantivessem fiéis aos seus ensinamentos.
Hoje, esta iminente celebração que já festejamos, antecipadamente, em nosso coração, é o reconhecimento humano de uma personagem que viveu imbuída pelo amor ao seu semelhante. O “Milagre”, que será reconhecido, é uma pérola perante sua entrega ao outro, comparada com a imensidão de “diamantes-pessoas” que ela lapidou, beneficiou, amou, com toda sua força, coragem e audácia enquanto viva. Ela mudou o contexto histórico de sua época e suas palavras, como as de Cristo, permanecem vivas dentro de nós, nos impulsionando a termos atitudes concretas para dar continuidade a tão preciosos ensinamentos.
Sendo membro leigo desta Congregação desejo que, esta imensurável Beatificação, renove as energias e fé de cada um/a que, participou e está ativo/a, na construção desta história e na fecundidade de mais vida que ela promove.
Aguardamos com expectativa o parecer de Roma para sua Beatificação, mas nosso coração, já vive a glória do reconhecimento e exulta: “Viva a Beatificação de Bárbara Maix!”.

Ieda Lúcia Dal Prá - Funcionária da Sede Província de Caxias do Sul/RS


Bárbara Maix, mulher de grande fé, firme em seus propósitos, a frente do seu tempo. Foi e é um exemplo a ser seguido. Fundou com coragem e determinação uma Congregação fundamentada em Jesus Cristo, na solidariedade e na perseverança. Assim, com uma vida tão sublime, encontra-se em processo de beatificação e, espero com isso, que o mundo conheça e admire a trajetória de vida dessa mulher grandiosa que viveu na simplicidade, na propagação da Palavra de Jesus Cristo, no acolhimento aos necessitados,... deixando uma Congregação empenhada em continuar a sua missão.

Professora Jussara Maria Maschio Lorenzi – Caxias do Sul

Expectativas e Esperanças
Falar sobre as expectativas quanto à beatificação de nossa Fundadora, a Venerável Bárbara Maix, é um momento de graça e de pura emoção, pois esta santa mulher conseguiu fazer de sua vida de trabalho, lutas, sofrimentos, uma jornada de exemplos visíveis de perseverança, coragem, confiança, paciência, justiça, humildade, perdão, esperança, amor e fé.
Por isso, em cada um de seus ensinamentos, em cada uma de suas ações, está presente a força da Santíssima Trindade, iluminando seus passos.
Acredito mesmo que temos aí mais uma Santa, que para nós que fazemos parte de uma das obras da Congregação do Imaculado Coração de Maria, não é somente mais uma santa, mas a nossa Bárbara, que já demonstrou, através de milagres, ser digna de pertencer ao seleto grupo de Santas e Santos da Corte Celestial.
Continuo unida em preces com todos(as) aqueles(as) que, como eu, acreditam que “Acima de tudo vale a vontade de Deus” e Ele continua ouvindo nossas orações e, certamente, atenderá nossas preces, no sentido de beatificar e santificar Bárbara Maix.

Iolanda da Fonseca Branco - Vice-Diretora do Colégio Madre Imilda-Caxias do Sul

Um comentário: