sábado, 28 de março de 2009

Escultura do quadro do Imaculado Coração de Maria, idealizado por Bárbara Maix e esculpido em madeira por Valter Frasson em 2007, encontra-se no Memorial Bárbara Maix, em Porto Alegre (RS)
A página trazendo a participação dos Prof. Denis e Giovana e os textos de Helena e Amanda da Escola Purissimo Coração de Maria, em 25 de março, causou-me profunda alegria.

Assim, aqui em Roma, nos sentimos unidas às alegrias e à linda missão ali realizada, durante seus 100 Anos! Estas poucas palavras, deixam transparecer, o amor pela Obra de Deus. São os filhos/as dele, de mangas arregaçadas, felizes por serem obreiros do Projeto DELE. Que lindo!

A eles todos, às Irmãs daquela nossa Escola, um grande abraço. Parabéns, e nossa prece.

Igualmente, e sentindo-nos edificadas, abraçamos as Irmãs e leigas, umas pela generosidade e dedicação nos Retiros da Congregação, outras no estudo e síntese do Voto dos Teólogos sobre a heroicidade das Virtudes da Fundadora. Ela, por certo está bem presente em tudo, e por toda parte. Quanto bem vem sendo feito. As fotografias transmitem a alegria. Estão todos sob a bênção da Venerável Serva de Deus, Madre Bárbara.

Com carinho. Ir. Gentila Richetti*

*Irmã Gentila é Postuladora do Processo de beatificação de Bárbara Maix

quarta-feira, 25 de março de 2009

O Blog recebeu contribuição do Colégio Puríssimo Coração de Maria, de Rio Claro, São Paulo. Os textos foram produzidos pelos alunos da instituição e teve como motivação as comemorações do 160 anos de fundação da Congregação das Irmã do Imaculado coração de Maria e o Processo de Beatificação da Venerável Bárbara Maix.

Agradecemos a contribuição

Confira!



Dentre as festividades do Centenário do Colégio Puríssimo Coração de Maria de Rio Claro, interior paulista, destaca-se a comemoração dos 160 anos de fundação da Congregação do Imaculado Coração de Maria na pessoa de sua fundadora, Bárbara Maix, que bravamente permitiu o acesso de meninas órfãs à educação e acreditou na obra, que até hoje se mantém viva segundo a sua mística, alicerçada na palavra de Deus. Em vias da beatificação da venerável Bárbara, seguem dois breves textos produzidos pelas alunas Amanda Claudiano Francisco e Helena Braunger, do II Ciclo do Ensino Fundamental, 7º ano, em homenagem ao que representa os 100 anos do Colégio Puríssimo Coração de Maria na obra de Bárbara Maix.

Prof. Denis Eduardo Bianconi.
Profª. Giovana Cristina Ferreira Meyer.
Colégio Puríssimo Coração de Maria – Rio Claro/SP.

  • Textos

“O que peço a Deus por vós é que vivais a fraternidade, pois nisto está a maior paz.”
(Bárbara Maix).

Há 100 anos em Rio Claro, interior de São Paulo, as irmãs da Congregação do Imaculado Coração de Maria seguem o exemplo de sua fundadora, Bárbara Maix, e desenvolvem atividades com muito amor, paciência e competência. Mais que qualquer data comemorativa, a mística de Bárbara e a força do Projeto Educativo ressaltam o amor que demonstrou em tudo o que fez. Parabéns, Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria e Colégio Puríssimo Coração de Maria!

Helena Braunger
Colégio Puríssimo Coração de Maria – Rio Claro/SP.


“Paciência e confiança, humildade e oração
são necessários a fim de que possamos superar bem as dificuldades.”
(Bárbara Maix).



Em 2009, o Colégio Puríssimo completa 100 anos por uma simples razão: o esforço de uma mulher que batalhou pela educação de muitas garotas e proteção de inúmeras mulheres. Obrigada, Bárbara Maix! O Colégio Puríssimo é fruto do seu trabalho e amor.

Amanda Claudiano Francisco.
Colégio Puríssimo Coração de Maria – Rio Claro/SP.



Envie sua contribuição: blogbeatificacao@gmail.com

segunda-feira, 23 de março de 2009

Equipe analisa documentos sobre Virtudes Heróicas da Venerável Bárbara Maix

Documentos atestam heroicidade de Bárbara Maix

Com o objetivo de organizar o relatório que contém o Voto do Congresso Especial de Teólogos sobre as virtudes heróicas da Venerável Bárbara Maix, uma equipe composta por irmãs e por leigas, analisa o documento com fins de sintetizá-lo.

O documento que está sendo estudado, confirma que a Serva de Deus Bárbara Maix, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, viveu em GRAU HERÓICO as virtudes cristãs, o que possibilita pedir para a fundadora a Beatificação.

O Decreto das Virtudes Heróicas de Madre Bárbara da Santíssima Trindade foi promulgado após autorização do Papa Bento XVI, no dia 3 de julho de 2008.

A equipe que analisa os documentos é composta pelas irmãs. Carla Tonial, Márcia Strege e Nilza Girardi Vieira e pelas leigas Profª Marli Parizotto, Fátima Delenogare da Silva.

Na foto, o registro da reunião que acontece nesta segunda-feira, da 23.



Por: Ir. Amélia Thiele e Magnus Regis

domingo, 22 de março de 2009

Comunicações

Iluminados pela Vida e mística da grande educadora e Venerável Bárbara Maix, a qual inspirou os princípios pedagógicos de nosso Projeto Educativo –ICM, à luz do projeto Libertador de Jesus Cristo, nós, educadores, educandos, funcionários, irmãs, juntamente com a comunidade educativa do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora estamos trabalhando o Projeto Valores humanos e cristãos.

O Objetivo é aprimorar a vivência das relações fraternas no ambiente escolar, familiar e na comunidade, em vista de uma educação que promova a Cultura da paz e da cidadania. As ações interdisciplinares realizadas nesse início de ano serão partilhadas na celebração de Preparação Pascal, na Quinta-feira Santa, com toda as turmas do Colégio, acompanhadas pelas famílias.

A divulgação já iniciou em parceria com os jornais locais e programas radiofônicos, tendo em vista o maior conhecimento pela população em geral do Carisma da fundadora, bem como a missão das escolas e obras ICM.

A comunidade educativa do Auxiliadora-Frederico Westphalen/RS está Unida em orações envolvendo o cotidiano escolar, em sala de aula, capela, e nos diversoas ambientes desse educandário.

Pedimos a Deus e a Maria nossa Mãe, a graça da beatificação da Venerável Bárbara Maix , exemplo de mulher e educadora para todos nós!

Agradecemos a deus pabenizamos a equipe de trabalhos para a beatificação de Bárbara Maix, pela fé, perseverança,lisura e competência na condução do processo.

Com carinho Profa. Iloni Maria Marangon Dourado - Colégio N. Sra. Auxiliadora -fw

quinta-feira, 19 de março de 2009

VATICANO: Congresso de Teólogos analisará Milgre atribuído a Venerável Bárbara Maix

A Congregação das Causas dos Santos, no Vaticano, marcou para o dia 22 de abril, às 10h30 (horário europeu) a reunião do congresso dos Teólogos que analisará o milagre de Onorino Ecker, acorrido por intercessão da venerável Bárbara Maix.



Confira a comunicação:

Muito queridas
Irmã Marlise, Diretora Geral e Conselheiras
(Venerável Bárbara Maix, 28.12.1871).

“Parece-vos que estou longe, mas, dia e noite, estais na minha memória, no meu coração;

... vos tenho presentes com todas as vossas necessidades...,

vos recomendo a Deus e peço por todas e para cada uma de vós”



Celebramos hoje (17) o Aniversário da Morte de nossa Venerável Fundadora. É também o 12º Aniversário da abertura do Processo Apostólico, na Congregação das Causas dos Santos (17.03.1997).

Aprouve à SS. Trindade e ao Coração de Maria, nesta data tão significativa, poder dar-lhes uma Boa Noticia!

Acabo de chegar da Congregação das Causas dos Santos trazendo a feliz informação e, unida à comunidade, lha enviamos cheias de alegria e esperança. No dia 22 de abril de 2009, às 10h30min (horário europeu), se realizará o Congresso dos Teólogos sobre a cura prodigiosa de Onorino Ecker, por intercessão de Bárbara Maix.

Nossa comunidade está em prece, unida a toda a Congregação, à Igreja do Brasil, particularmente da Arquidiocese de Porto Alegre (onde se realizou o Processo diocesano) e da Diocese de Caxias do Sul (onde aconteceu o pressuposto Milagre). Intensifica-se nossa súplica ao Espírito Santo pelos Teólogos que estão examinando este Processo.

Não é por acaso que tenha sido estabelecida esta data: 22.04 - "Descobrimento do Brasil"! Foi nesta "Terra da Santa Cruz" que a Ven. Serva de Deus deu a vida pelos pequenos, pelos que sofrem. Aqui em Roma, viveremos este dia celebrando os 50 Anos da chegada das primeiras Irmãs - primeira comunidade além das fronteiras do Brasil - com as pensionistas, ex-pensionistas, vizinhos e pessoas relacionadas a esta Obra.

Participamos também de sua alegria ao enviar esta Boa Noticia a todas as Irmãs e aos senhores Bispos. Nós e todo o povo de Deus somos convidados a por-nos de joelhos para o feliz êxito deste passo tão significativo e decisivo da Causa de Beatificação de nossa amada Fundadora.

Com carinho, nosso grande abraço

Irmãs Gentila, Ilda e Gemma

sábado, 14 de março de 2009

Equipe Pró-Beatificação realiza reunião

Foram retomados os trabalhos da equipe Pró-Beatificação da Venerável Bárbara Maix, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. A equipe retomou as sugestões da primeira reunião, realizada em setembro de 2008 em Porto Alegre-RS.


Equipe Central com Setor Geral da Congregação

A reunião contou com a presença do professor Joel Eloi Frantz, talento na arte musical, natural de Santa Maria - RS. Ele dialogou sobre o processo de gravação - Hino de Beatificação, várias canções, mantras, refrões; sugere o engajamento de todas/os neste trabalho artístico, seus desdobramentos e celebrações.



Durante o encontro, foram trabalhados os encaminhamentos feitos em setembro de 2008 e ainda foram marcadas novas reuniões:

25 de maio – Equipes novas
07 de julho – Equipe Central
04 de agosto – Todas as Equipes.

A equipe Pró-Beatificação reuniu as coordenações das Equipes de liturgia, simbologia e comunicação.


Ir. Amélia Thiele Joel Eloi Frantz



Por: Magnus Regis e Ir. Amélia Thiele


Entre em contato: blogbeatificacao@gmail.com


sábado, 7 de março de 2009

QUEM É ESSA QUE SOBE DO DESERTO
APOIADA SOBRE O SEU AMADO? (CdC 8,5)

Quem é essa, apoiada sobre o seu amado,
Que sobe hoje, que exaltamos,
Depois de um século de silencioso deserto,
Onde queriam calá-la vozes da incompreensão?

Quem é essa que se lança qual flecha afiada pelo alvo Trinitário,
Apaixonadamente atenta à Única Vontade dos Três amados,
A realizar Comunidade?

Quem é essa que surge do esquecimento histórico,
Sempre vencedora dos erros,
E se encontra, hoje, onde reina comunhão fraterna,
Partilha-irmã e perseverança orante?

Quem é essa que irrompe, hoje das acusações do passado,
Tão meiga, tão pura na superação do injusto sofrimento,
No evangélico perdão a transfigurar todas as relações humanas?

Quem é essa de tão nobre coração,
Coração grande como a missão
Translúcido como o cristal e simples como a fonte
A encontrar moradia possível no Imaculado Coração de Maria?

Quem é essa? Quem é essa Vida,
Memória radiante nas sombras do tempo, vida suscitada por Deus,
Re-suscitada numa abençoada posteridade congregacional?

Quem é essa?
Ela é Mulher, é Consagrada, é Fundadora, é Barbara.
Graça e gratuidade perpetuada na prontidão,
Hoje como ontem, a “dar sua vida e sangue” para a família religiosa.
Ela se re-ergue diante de nós, a “Venerável Bárbara Maix”
Qual uma Promessa cheia de Futuro.

Mulher do Carisma ela se apresenta.
A Mulher do convívio amoroso dos Três,
Radicalmente disponível ao querer do Amor Uno e Trino,
Para que toda relação humana seja também unidade e comunhão
“como foi desde o início.”

A mulher da vivência coerente com um tal Ideal,
Entregando o Instituto a Maria Imaculada, espelho da Trindade e da Igreja a gerar,
Abrindo os caminhos do perdão incondicional
E do louvor em todas as circunstâncias
Com um coração puro, sincero, humilde, consolado e consolador.

ESSA É B Á R B A R A

Ir. Ana Roy 29/03/1993


Contribua com o blog: blogbeatificacao@gmail.com

segunda-feira, 2 de março de 2009

A Cura do menino Onorino Ecker - Pela intercessão da Venerável Serva de Deus, Bárbara Maix

No dia 10 de julho do ano de 1944, com quatro anos de idade, num rigoroso inverno, Onorino se aquecia ao redor do fogo, com seus irmãozinhos. Pendurada numa corrente sobre o fogo havia uma panela com água fervendo. Um dos irmãos bateu na corrente. A água derramou, o vapor e a cinza quente vieram por cima de Onorino Ecker e ele caiu nas brasas. Queimou-se todo. Foi colocado num lençol, preso nas quatro pontas, em duas varas e levado a pé (15 km) para o Hospital na Vila Santa Lúcia do Piaí, próximo a Caxias do Sul, RS, Brasil. Tinha queimadura de 3º grau e estava em estado de choque. O corpo de Onorino era uma chaga. No primeiro curativo até as unhas caíram. Após três dias sofreu convulsões. O médico disse que “só um milagre” o salvaria. Irmã Dulcídia Granzotto – Irmã do Imaculado Coração de Maria, enfermeira, juntamente com os pais e amigos, iniciaram uma novena, invocando a intercessão de Madre Maria Bárbara. A criança foi-se recuperando milagrosamente e já no dia 25 deste mês de julho, Onorino, completamente curado saiu do Hospital correndo, sem nenhuma ferida, tudo cicatrizado. (Os familiares – Santa Lúcia do Piaí)

A Serva de Deus Bárbara Maix, para inúmeras pessoas, continua sendo “a santa” que ajuda, que cura, que ouve o clamor do doente, do angustiado, do aflito, daquele que clama por vida, verdade e intercede junto de Deus.

Aprendamos de Bárbara sabedoria e santidade pedir e confiar com serenidade, paciência, esperança e fé. Ela nos lembra: “Seja o que for tudo vem de Deus e é para a nossa salvação. Seja louvado e bendito o meu Senhor por tudo!(B. Maix,1866) “Não há disposição mais gratificante do coração - o céu na terra - do que quando se aceita tudo, tudo, unicamente da mão de Deus, com gratidão, e quando se entrega tudo aos seus cuidados, quer seja alegre, quer triste, na aparência. É isto que traz a verdadeira paz, do que eu posso dar testemunho.” (B. Maix 1871)

O exercício da esperança em grau heróico a fazia emanar paz e serenidade também nas situações difíceis. Quanto à continuidade da Congregação ela se reportava a Deus e dizia: “Deus iniciou esta Obra; Ele me ajudou a levá-la adiante, e será só Ele quem por intermédio da Igreja a completará, segundo sua divina vontade, segundo o modelo da Igreja primitiva dos cristãos dos três primeiros séculos, e não ao modelo de 1871.” (B. Maix1871)

A Serva de Deus Bárbara Maix vivia numa permanente confiança em Deus, sincera, orante, entregue a Deus, por isso vitoriosa diante das ofensas e calúnias e capaz do perdão heróico. Quem quer viver feliz e com a paz de Deus... não guarda nada no coração, não se escandaliza de ninguém, ora por seu próximo que caiu e não se julga melhor: perdoa sempre tudo a todos, não exteriormente, mas do fundo do coração.” (B. Maix 1872)

Em tudo ressalta a virtude da fortaleza e da esperança, que estão na base de toda a sua vida. “Mulher forte o é em Viena, mulher forte o será nos inícios da fundação da Congregação, mulher fortíssima o será nos momentos mais agudos da crise do Instituto, mulher forte o será na humilhação final, até a morte”.

Equipe de Divulgação – Pró Beatificação de Bárbara Maix