quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Registros na Escola N. S. Aparecida em Iporã-PR




Iporã (PR) Um registro do trabalho de Pastoral Escolar




"Reunião de Estudos" com os pais da Escola Nossa Senhora Aparecida de Iporã, Paraná


Irmã Amélia Thiele agradece acolhida em Iporã – PR

Eu, Ir. Amelia, registro, aqui, o meu comentário de satisfação e alegria pelos momentos que pude viver e conviver com a comunidade de Irmãs, a escolar, a paróquia e o povo, que muito aberto, dinâmico, criativo, comunga com o novo, o imprevisto, cede o espaço radiofônico, acolhe e operacionaliza a divulgação de três importantes eventos para 2010: a) a possibilidade, muito próxima, da beatificação de Bárbara Maix, a fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria; b) 50 anos da Escola Nossa Senhora Aparecida, Iporã, Paraná; c) 50 anos de fundação da cidade de Iporã.


Como Bárbara, também eu digo: “Deus tem grandes planos para com vocês.” E noutra carta diz: “Vi a graça de Deus crescer em você...” pois bem, amigos/as mantenhamo-nos irmanados/as, solícitos/as, sendo suporte uns para com outros, vivendo as mútuas aspirações, engrandecendo a terra, a própria cidadania.

Que a SS. Trindade e Bárbara Maix sempre acompanhe a cada um/a em suas necessidades e aspirações emergentes e latentes.

Irmã Amélia Thiele
blogbeatificacao@gmail.com

SEMANA VOCACIONAL EM IPORÃ

Em preparação ao cinqüentenário da Escola Nossa Senhora Aparecida, foi realizada, entre os dias 15 e 22 de agosto de 2009, no município de Iporã – PR, a Semana Vocacional.


Algumas Irmãs do Imaculado Coração de Maria, filhas de Iporã e região, estiveram durante toda a semana visitando as comunidades da paróquia, buscando divulgar a vida e a obra da fundadora Bárbara Maix e procurando despertar vocacionadas para o Reino de Deus.

As Irmãs Raimunda Alves (RJ), Terezinha Oro (SP), Maria Ietikawa (SP), Maria Inês Sampaio (RJ) e Nélia Pizzi (Umuarama – PR) estiveram visitando as comunidades e levando a Palavra de Deus, o Carisma da Congregação e a experiência de vida das religiosas consagradas a Deus e ao serviço dos irmãos.

No dia 22 de agosto, houve uma bonita celebração com a presença da equipe da Semana Vocacional e mais algumas Irmãs, entre elas, a Ir. Ernilda de Souza do Nascimento, Coordenadora Provincial de São Paulo, Ir. Fátima Ferreira Gomes (SP) e as Irmãs Hilda, Ana e Ida, residentes em Iporã. Na cerimônia, as Irmãs auxiliaram na liturgia e a Ir. Raimunda Alves prestigiou a comunidade com o seu conhecimento, amor e entusiasmo em relação à Vida e Obra da fundadora, Bárbara Maix.

A todas que participaram desta semana abençoada, os nossos sinceros agradecimentos.

Para o povo, esta foi uma semana muito interessante, proveitosa, onde puderam ampliar seus conhecimentos, a espiritualidade, a responsabilidade cristã e eclesial. O cultivo cristão da vocação de cada um/a para a própria realização.







blogbeatificacao@gmail.com

VISITA DA IR. AMÉLIA THIELE EM IPORÃ

Entre os dias 20 e 24 de setembro a Escola Nossa Senhora Aparecida foi agraciada com uma preciosa visita que veio fortalecer, animar, encorajar e encher de entusiasmo a vida e o coração de cada membro da nossa escola. A Ir. Amélia Thiele encantou a todos que puderam desfrutar de sua doce e alegre presença, desde os nossos pequeninos até os professores, pais, funcionários e cidadãos iporãenses.


Durante sua visita, ela trabalhou arduamente na divulgação do Processo de Beatificação de nossa fundadora, Bárbara Maix: visitou cada sala de aula, fez um encontro com as Irmãs, encontro com os professores e funcionários, proferiu palestra aos pais e ainda participou da Programação das Rádios “Cultura de Iporã – AM” e “Abdallah – FM”, aproveitando para deixar a sua mensagem para os moradores de Iporã e região, tocando os corações dos “radiouvintes” e despertando neles o interesse pelo conhecimento da vida e obra de Bárbara Maix.


Que Deus abençoe a Ir. Amélia Thiele e todos (as) aqueles (as) que, como ela, trabalham pela construção de um mundo mais humano e mais feliz, alicerçado nos valores do Reino de Deus....

Guardemos sempre no coração o conselho de Bárbara que diz o seguinte: “Ânimo, coragem! Deus vê nosso lutar!”.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Enncontro Saúde Comunitária

Foi realizado na Sede da SEC – Sociedade Educação e Caridade, Instituto Coração de Maria, Riachuelo, nº 508, Porto Alegre, RS, dias 08 e 09 de setembro de 2009, o Encontro de Irmãs que atuam, desenvolvem e se envolvem na Pastoral da Saúde Comunitária.

O objetivo do encontro visa “intensificar o cultivo de hábitos de vida saudável, alimentação alternativa, a prática de exercícios físicos e lazer.”

Tem por Lema: “O meu desejo é a vida do meu povo.” (Est. 7,3)

Ficamos felizes pela participação, pois contamos com 47 pessoas inscritas.

A espiritualidade inicial fez referência ao dom da vida e aos dons da terra. Reunindo essas energias, somos capazes de realizar grandes transformações.

Leia o texto que segue. A seguir passou-se a fazer um pão dando sentido vivencial a cada elemento que compõe o pão, e, como nós o podemos ser esses elementos de unidade em nossa Pastoral e Comunidades de atuação.

ENCONTRO DE SAÚDE COMUNITÁRIA – ICM

A cozinha é um lugar de transformações. Ali nada tem a permissão de permanecer o mesmo. O fogo e os seus aliados estão em ação. As coisas chegam cruas, como a natureza as produziu. E elas saem diferentes, de acordo com a exigência do prazer. O duro deve ficar macio. Cheiros e gostos que dormiam dentro são forçados a sair para fora. Cozinhar é dar o beijo mágico que acorda os prazeres desconhecidos. Alquimia, metamorfose: cozinhar é juntar o que a natureza separou. O espaço é abolido. Sal, alho, pimenta, açúcar, cravo, orégano, cominho, canela, salsa, tarragão, páprica, manjericão, urucum, hortelã, alecrim: todos eles são convidados, das terras distantes onde crescem, a se juntar no festival da cozinha. O doce, o azedo, o amargo e o salgado são forçados a se unir em combinações inexistentes. Tudo é uma criação nova, tudo é feito de novo.

O fermento, este silencioso aliado do fogo, faz o seu trabalho sem barulho. (...) Aparecem novos gostos e novos cheiros. E também novas cores e novas formas. Cozinhar é uma arte plástica. Aquilo que é bom para ser comido também deve ser bom para ser visto. Os olhos ganham uma nova potência. Ligados à boca e ao nariz, tornam-se capazes de sentir o gosto. Os vermelhos, os verdes, os amarelos, os marrons, os brancos, os roxos são organizados em padrões caleidoscópicos. E a água, o óleo e o leite celebram alianças com o fogo. (...) A cozinha conhece a teologia agostiniana: ali a ordem do “uti” nunca se esquece de que ela só existe para produzir o “frui”:

O propósito do trabalho é a alegria: os seis dias da criação se realizam quando o paraíso é oferecido como uma dádiva para o deleite de Deus e dos homens.

Mas a cozinha, sozinha, é morta. Ela necessita de uma alma: o/a cozinheiro/a. O cozinheiro sabe que temos fome. Ele sabe que somos o que comemos. Também os animais sabem disso. Mas eles não sabem cozinhar. Desejam pouca coisa: contentam-se com o cru. Eles são seres da natureza. O/a cozinheiro/a sabe que nossa fome é infinita. A natureza não nos basta. Nossa fome não é coisa do corpo; é coisa da alma. O tentador sugere que Jesus deveria resolver seu problema biológico. Que ele fosse prático... Depois de quarenta dias de jejum o corpo precisa de comida. Jesus responde que sua fome nenhum pão poderia satisfazer.

Ele tinha fome de um pão ausente do qual a única evidência que possuía era uma Palavra.

Rubem Alves

O Encontro foi coordenado pela Equipe de Saúde, tendo a frente as Irmãs: Ignes Dalmolin, Regina Sidegum, Lia Lauxen e Terezinha.

Contamos com a assessoria de Ir. Eurides Alves de Oliveira que refletiu e aprofundou com as participantes “Ecologia e Saúde.” Reflexões ricas e muito oportunas.

Foram trabalhadoas “Práticas de Saúde” equilíbrio, harmonia, relax para uma vida longa e saudável.

Encontro de Formação - Colaboradores SEC

Bárbara fez muita diferença em sua época.

Bárbara faz a diferença em nossa vida.

Bárbara viveu no limite a heroicidade das Virtudes.

O dia 18 de setembro ficou profundamente marcado com o estudo sobre a Vida, Virtudes, Espiritualidade, Mística e Missão de Bárbara Maix. Foi um dia de reflexão com os Colaboradores da SEC, estes que trabalham, nos diferentes Setores, sendo uma resposta, uma pergunta, uma solução, um enviar ou solicitar ou finalizar atividades inerentes ao todo da Congregação.

Ir. Ivoni Luft fez memória ao Processo de Beatificação de Bárbara Maix, que iniciou em 1988 e até chegando, propriamente, em sua última etapa. Apresentou Documento que narra a vida de Bárbara Maix e a forma com que ela expressou sua vida.

Ir. Maria Joana Guedini informou sobre a dinâmica dos preparativos em vista da Beatificação: as Comissões - suas reuniões, encontros, tarefas e programação das atividades.

Ir. Amelia Thiele fez uma reflexão do conteúdo que os Teólogos escreveram a heroicidade das virtudes vividas por Bárbara Maix. Foi um profundo mergulhar no tesouro de vida de uma simples jovem vienense, mas de muita coragem, fé, esperança, humildade, paciência, confiança plena na SS Trindade. Sua vida é para nós espelho de muita coragem, oração, esperança e ação conjunta que transforma.















quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Beatificação de Bárbara Maix: O Mais breve possível


Caros companheiros e companheiras, segue abaixo comunicação da Diretora Geral, da Congregação, Ir. Marlise Hendges, sobre as últimas informações do Processo de Beatificação de Bárbara Maix.

Sem dúvidas, as notícias que Ir. Gentila Richetti traz nos impulsionam a rezar cada vez mais para que possamos celebrar o mais breve possível este momento singular para todos e todas.

Confira!!

Amadas Irmãs, alegremo-nos! Acabo de receber o comunicado abaixo, de Ir. Gentila, diretamente de Roma. Como ela mesma diz: mais um passinho. Mas, de passo em passo, estamos chegando lá. Temos mais um motivo para Louvar e Bendizer a Deus pela caminhada que estamos fazendo, com Bárbara. Que ela, de junto da Trindade Santa, interceda por nós. Celebremos mais este momento especial que vai nos aproximando da feliz data da Beatificação.

Com grande ternura, abraço e preces de Ir. Marlise

Muito querida Ir. Marlise

Ontem, recebi o telefonema da Tipografia dizendo que o Relatório e Voto dos Teólogos sobre o Milagre, estava Pronto!

Nesta manhã, o Sr. Adriano, da Tipografia, levou as encadernações à Congregação das Causas dos Santos. Fui buscar os exemplares destinados a nós, como lhe falei no E-mail anterior.

Pude falar também com o Secretário, Dom Michael Di Ruberto. Ao saudar-nos ele logo perguntou: "Cosa si fá in Brasile"? (O que se faz no Brasil?) Respondi: "Se prepara a celebração de Beatificação de Madre Bárbara. Aguarda-se com ânimo e viva esperança. São diversos os grupos empenhados, acrescenta-se o desejo de que a Beatificação aconteça durante o ano jubilar da Arquidiocese. Durante a visita Ad Limina, alguns bispos virão aqui para falar-lhes a respeito". Ele, com um grande sorriso respondeu: "Io sò tutto"! (Eu sei tudo!) Então, acrescentei: "Meglio ancora" (Melhor ainda).

Perguntei: Quando é que será apresentada a conclusão dos teólogos aos Cardeais e Bispos? - Ele: "Al più presto" (O mais breve possível). Agradeci e voltei para casa com grande alegria.

Para que este Documento seja acessível e de utilidade para quem interessar, o traduziremos e, oportunamente, o enviaremos .

Na nossa reunião de estudos, nesta tarde, rezamos a página preliminar, a Ata do Congresso dos Teólogos e a Conclusão. Foi uma hora intensa, comovente, de profunda alegria. As Irmãs fizeram várias perguntas sobre o conteúdo e o desenrolar de todo este processo.

Condividimos esta nossa experiência, ímpar, este contato direto com tão grande Causa.

Com carinho, um grande abraço, também o das Irmãs Gemma, Ilda e Italva.

Ir. Gentila.


Divulgue o blog Pró-Beatificação!
Você pode comentar em todas as nossas matérias. É sóclicar na opção 'comentários' e nos deixar sua mensagem, sugestão e relato de milagres.

blogbeatificacao@gmail.com



Depoimentos de educadoras do Centro Educativo Coração de Maria



Simone Caregnato Sacchet – 36 anos – Trabalho à três anos no Centro Educativo Coração de Maria no Bairro Reolon.


“O que motiva a continuar sempre é a necessidade de vida, que encontrei ali quando cheguei. Passava por um momento muito delicado e triste com a morte de minha filha e nem sabia da existência do Centro Educativo, através de uma amiga de outro centro educativo fiquei sabendo que precisavam de uma educadora com o coração sangrando e com muita vontade de poder ajudar comecei a trabalhar.

Percebo que muitas vezes a realidade é dura, mas devo seguir em frente, e esta motivação de seguir se deve à Bárbara Maix com certeza, a conheci muito cedo quando estudava no ensino fundamental em uma escola da mesma Congregação. Desde sempre aprendi que “as dificuldades devem ser superadas com amor”, e assim eu sigo com amor à Bárbara, ao trabalho e principalmente com as crianças que por mim passam.

Bárbara disse “Antes de tudo vale a vontade de Deus” e é isso que sigo todos os meus dias.”

Niágara Menin Guelso – 28 anos – Trabalho à três meses no Centro Educativo Coração de Maria no Bairro Reolon


“Trabalhar neste projeto social, me remete a pensar muito no coletivo, em como deve ser colocar-se no lugar dou outro, olhar com outros olhos, como dizia Paulo Freire, olhar com a realidade de cada educando que aqui participa diariamente conosco. Sei que por muitas vezes não é uma tarefa fácil, pois no tempo de mundialização que vivemos é mais real e tranqüilo viver no individualismo, pensando só em si. Viver com o mundo e não no mundo, simplesmente como um ser alienado. Preocupar-se com a educação é ser recíproco, ter respeito é sinônimo ou pelo menos deveria ser sinal de afeição, com o outro. Educação ainda é um termo complexo, com várias estradas diferentes, mas com algo em comum amor pelo oficio.”


Atividades Centro Educativo Coração de Maria – Reolon – Caxias do Sul

08/05 – Aniversário da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria
No dia 8 foi realizada uma conversa formativa feita pela Irmã Dejanira, responsável pelas obras sociais da Província de Caxias do Sul junto com os educandos do Centro Educativo. Neste dia foi passado um pouco da história e da vida da nossa fundadora Bárbara Maix. Foram momentos onde todos puderam conhecer e reviver a história através das irmãs que aqui estão presentes, juntamente com sua missão de ajudar os mais necessitados.



02/06 – Visita ao Museu Bruno Segalla

No dia 02 de junho, aproximadamente 50 educandos de ambos os turnos visitaram o Atelier Bruno Segalla. Lá eles puderam sentir de perto o amor pelas obras realizadas por este mestre. Neste dia também foi oportunizado aos educandos uma oficina realizada por pessoas especializadas na área em que Bruno atuava.



quarta-feira, 9 de setembro de 2009

SETEMBRO-MÊS VOCACIONAL – COLÉGIO PURÍSSIMO CORAÇÃO DE MARIA

Alunos do Ensino Fundamental II, do Colégio Puríssimo Coração de Maria, em seus estudos aprofundaram sua reflexão sobre o mês vocacional. O estudo propiciou conhecimento sobre o chamado vocacional recebido pelo profeta Jeremias, Paulo de Tarso e Bárbara Maix. Foi discutido sobre como ocorreu esse chamado em suas vidas, quais as missões recebidas de Deus, quais as dificuldades por eles enfrentadas no caminho que percorreram e quais os benefícios recebidos pela sociedade a partir da resposta desses vocacionados.

Essa reflexão contou primeiramente, com estudo, o qual se desenvolveu com as seguintes estratégias: dinâmicas de grupo, registro de textos, trabalhos individuais e em grupos, reflexão bíblica, pesquisas, finalizando com roda de conversa. Tal metodologia enriqueceu o conhecimento dos alunos, levou-os a refletir sobre seus próprios dons e o chamado de Deus em suas vidas. Despertou em cada um a tarefa de descobrir qual o objetivo de sua existência.

O mundo, em constante transformação, depende de nós na sua construção e/ou renovação. Todos somos responsáveis, para que o novo tempo nasça e se desenvolva. Nossos sonhos devem ir ao encontro dos sonhos de tantos que anseiam por mudanças e pelo florescer da vida nova.


Nossa realização consiste em ajudarmos a construir novo mundo onde o amor, a justiça, a igualdade, o respeito, a liberdade, o perdão, seja alicerce de toda essa construção. Embora, muitos de nós, tenhamos responsabilidades diferentes nessa construção, somos todos importantes para que isso aconteça. Se desejarmos a nossa realização como pessoas, não podemos esquecer que outros, também têm, objetivos semelhantes aos nossos. Não realizamos sonhos e transformação sozinhos.

Quando nos sentirmos úteis ao fazermos o bem gratuitamente, nos sentiremos pessoas realizadas. A vocação humana é um chamado à vida e a resposta é individual. Quando compreendermos essa dinâmica, seremos pessoas realizadas e felizes.







Profª Cleudes dos Santos Ferreira
blogbeatificacao@gmail.com