segunda-feira, 28 de abril de 2014

Papa Francisco canoniza João Paulo II e João XXIII

São João Paulo II e São João XXIII. Na manhã deste domingo, 27, festa da Divina Misericórdia, Papa Francisco canonizou os Papas beatos João Paulo II e João XXIII. A cerimônia aconteceu na Praça São Pedro e conta com a presença do Papa Emérito Bento XVI.
 

A cerimônia teve início às 10h (em Roma, 5h no horário de Brasílial). O rito de canonização aconteceu logo no início da Missa. O Santo Padre fez as petições, seguido do Cardeal Angelo Amato, que é o presidente da Congregação para a Causa dos Santos.

Veja a íntegra da canonização:



“Lemos nossa oração a Deus Pai, por meio de Jesus Cristo, para que, por intercessão da Virgem Maria, fortaleça com sua graça o que estamos para realizar”, disse Francisco.

A cerimônia reuniu, no Vaticano, cerca de 500 mil pessoas de diversas partes do mundo. Após o rito da canonização, Francisco celebrou a Missa e, na homilia, destacou a coragem  dos dois santos e sua docilidade ao Espírito Santo.

Na homilia, o Santo Padre lembrou que, neste dia em que se encerra a Oitava de Páscoa, encontram-se as chagas gloriosas de Jesus Ressuscitado, chagas que, segundo o Papa, constituem também a verificação da fé, o sinal do amor de Deus. Ele destacou que João Paulo II e João XXIII tiveram a coragem de contemplar as feridas de Jesus e tocar as suas mãos chagadas.


“Não tiveram vergonha da carne de Cristo, não se escandalizaram d’Ele, da Sua cruz; não tiveram vergonha da carne do irmão (cf. Is 58, 7), porque em cada pessoa atribulada viam Jesus. Foram dois homens corajosos, cheios da parresia do Espírito Santo, e deram testemunho da bondade de Deus, da sua misericórdia, à Igreja e ao mundo”.

Francisco recordou que esses dois santos foram sacerdotes, bispos e Papas do século XX. Embora tenham conhecido tragédias, não foram vencidos por elas, pois Deus era mais forte neles. Ele também destacou a esperança viva que revestia João Paulo II e João XXIII, uma esperança vinda da Ressurreição de Cristo.

“A esperança e a alegria pascais, passadas pelo crisol do despojamento, do aniquilamento, da proximidade aos pecadores levada até ao extremo, até à náusea pela amargura daquele cálice. Estas são a esperança e a alegria que os dois santos Papas receberam como dom do Senhor Ressuscitado, tendo-as, por sua vez, doado em abundância ao povo de Deus, recebendo sua eterna gratidão”.

Enfatizando que são os santos que levam a Igreja adiante e a fazem crescer, Francisco lembrou que, na convocação do Concílio Vaticano II, João XXIII demonstrou delicada docilidade ao Espírito Santo. “Este foi o seu grande serviço à Igreja; foi o Papa da docilidade ao Espírito”.

Já João Paulo II, em seu serviço ao povo de Deus, foi o Papa da família. “Ele mesmo disse uma vez que assim gostaria de ser lembrado: como o Papa da família. Apraz-me sublinhá-lo no momento em que estamos a viver um caminho sinodal sobre a família e com as famílias, um caminho que ele seguramente acompanha e sustenta do Céu”.

Francisco encerrou a homilia pedindo a intercessão dos dois santos para que, nesses dois anos de caminho sinodal, a Igreja seja dócil ao Espírito Santo no serviço pastoral à família. “Que ambos nos ensinem a não nos escandalizarmos das chagas de Cristo, a penetrarmos no mistério da misericórdia divina que sempre espera, sempre perdoa, porque sempre ama”.

Na canonização dos dois beatos, estavam presentes mais de 120 delegações, das quais 24 são entre chefes de Estado e monarcas e 10 chefes de governo.  O número de voluntários chegou a 26 mil e o de policiais, 10 mil.

Ao fim da celebração e antes de rezar o Regina Coeli, oração mariana no tempo pascal, Francisco saudou e agradeceu a todos os que se empenharam nos preparativos da canonização e a todos os que participaram, inclusive pelos meios de comunicação.

“O meu reconhecimento vai às delegações oficiais de tantos países, que vieram para prestar homenagem aos dois Pontífices que contribuíram de maneira indelével para a causa do desenvolvimento dos povos e da paz”, disse.

Relíquias Papais
 



Canção Nova

Educadores/as do Colégio Mãe de Deus celebraram a Páscoa de Jesus



 

Porto Alegre – RS: Os educadores do Colégio Mãe de Deus participaram da celebração Pascal, no dia 16 de abril, às 18h, na sede da escola, buscando a comunhão e a libertação.

Naquele dia santo quando fomos convidados a celebrar a Páscoa, lembrando do gesto de amor de Deus em nossas vidas, da mesma forma que lembramos a libertação do povo escravizado no Egito. Deus disse a Moisés: “Eu vi a miséria do meu povo conheço o seu sofrimento, por isso desci para libertá-los”. Nosso Deus é um Deus de compaixão que desce da sua realeza põe os pés no chão vem para libertar. De maneira especial fizeram também memória da vida e morte de Bárbara Maix, que nos precedeu nesta missão educadora e que assumiu a comunhão com aqueles que mais necessitavam.

Jesus Cristo quis nesta ceia pascal ungir nossos pés com a graça do serviço, nossas mãos com a graça da acolhida; nosso coração com a graça do perdão; nossos olhos e  ouvidos com a graça da percepção das necessidades daqueles que estão ao nosso lado e nos são confiados: nossos irmãos; nossa boca com a graça da palavra de denuncia da violação dos direitos humanos, bem como toda e qualquer forma de violência contra a vida e contra o que é mais sagrado do ser humano: a sua dignidade; a nossa mente com a graça da construção e do anúncio  de uma nova sociedade de comunhão e valorização da vida, de uma vida nova que surge com a Páscoa.
 
 
 
 
 
 
 

Saiba Mais

Colégio Mãe de Deus
Porto Alegre – RS

Escola Pio XII: Famílias participam da Pastoral da Família

Rio de Janeiro/RJ - Em abril, a Escola Pio XII reiniciou o Projeto Pastoral da Oração com a Família que realizamos há vários anos. É o momento em que as crianças acolhem os pais, avós, a família para abençoá-los num gesto bonito cantando, estendendo as mãos para a família como sinal de reconhecimento e agradecimento a Deus pelo amor e dedicação recebidos.

No primeiro semestre, a escola recebe na capela os alunos do 2º AE ao 5º AE e, no segundo, do Maternal ao 1º AE perfazendo um total aproximado de 400 pessoas.

A oração inicia com uma introdução sobre a família, no Projeto da Criação dado por Deus, ao casal que responde através da maternidade e paternidade. Segue com a leitura do Evangelho, respeitando o tempo litúrgico com breve reflexão de exegese atualizada para a vida de cada um, da família e da escola. As crianças entram cantando, se colocam no altar, são acolhidas e inicia a benção com canto e gestos precedida de uma introdução das professoras.

Todas as intenções, pedidos e agradecimentos são reunidas no Pai Nosso que rezamos juntos: família e escola.As crianças saem da capela e se organizam para receberem os pais/responsáveis, a família para o abraço da paz. Cada turma prepara uma lembrança que é entregue nesse momento.

Os pais manifestam com agradecimento, se emocionam por este bonito e singelo encontro, fortalecendo o vínculo de afeto e de convivência entre si e com as outras famílias.

Com as bênçãos de Bárbara, seguimos fortalecidos em esperança e confiantes da presença de Deus entre nós.



 
 

Solange Maria Nogueira

Escola Pio XII
Rio de Janeiro – RS
Site: www.escolapioxii.g12.br

Colégio Puríssimo: Campanha de Ovos de Páscoa 2014


Rio Claro/SP - Motivados pela frase de Celso Antunes, “No cuidado da criança mais vale a intensidade da doação que o tempo da relação”, o Colégio Puríssimo realizou mais uma Campanha de Páscoa, com o intuito de despertar a solidariedade e incentivar a cultura de paz.

Do maternal ao 3º ano do Ensino Médio, de funcionários a professores, Direção e Irmãs, todos contribuíram e fizeram sua doação para ajudar as crianças atendidas pela Pastoral da Criança ,setor Rio Claro, e o CRAS Jd. Brasília.
 
No total foram arrecadados 1791 ovos, de 150g, que atenderão às comunidades de Ajapi, Aparecida, São José Operário, Guanabara, São Joaquim, São Francisco de Assis, Santana, Coração de Maria, Bom Jesus e Saúde.
 
O Serviço de Pastoral Escolar e o Serviço Social agradecem aos coordenadores pela ajuda, aos professores pelo empenho e aos pais e alunos pela generosa doação. O resultado expressivo é fruto do trabalho de todos.
 


Saiba Mais:

Colégio Puríssimo
Rio Claro - SP

Colégio Madre Bárbara realiza lançamento da Mostra Pedagógica

A tarde dessa sexta-feira (25) contou com reflexão e novidade para os professores do Colégio Madre Bárbara. No lançamento da Mostra Pedagógica 2014 que levará o tema da Campanha da Fraternidade: “Fraternidade e Tráfico Humano – É para liberdade que Cristo nos libertou”, os professores dos anos finais do Ensino fundamental e do Ensino Médio foram surpreendidos com um debate que contou com trocas de conhecimento. Também no evento foi realizada a apresentação dos objetivos, justificativa, ações e recursos previstos para a Mostra. 
O encontro foi gravado pela equipe da TV Informativo, e o debate entre os professores Josselito Brandão, David Orling, Mateus Dalmáz e Anildo Giacobbo será transmitido para as professoras da Educação Infantil e Anos Iniciais, além de que será veiculado no Programa Opinião Clínica Dr. Wilson Dewes.

A coordenadora pedagógica, Vanessa Delving Ely, destaca que a temática da Mostra já vem sendo trabalhada desde o início do ano letivo, devido ao tema da Campanha da Fraternidade já ser do conhecimento de todos, provocando os estudos para este momento. “O momento do "Lançamento" tem o objetivo de motivar, envolver e desafiar mais ainda a todos, para os estudos dentro da temática.”

De acordo com Vanessa, a Campanha da Fraternidade vem caracterizando-se como agente de reflexões e discussões acerca de temáticas cotidianas e de forte cunho de resgate da dignidade humana. “E o Colégio Madre Bárbara, ciente de sua missão evangélico-libertadora faz uso do tema da Campanha da Fraternidade para promover anualmente a sua Mostra Pedagógica.” A partir da temática “Tráfico Humano”, foi visualizada pela equipe diretiva, que uma das melhores formas de se enfocar este estudo dentro da escola seria a questão da liberdade. “Para isto, escolhemos o conhecido “Mito da Caverna” de Platão, provocando o debate, primeiramente entre os professores e consequentemente, com os alunos.”

A Mostra Pedagógica do CMB é conhecida tradicionalmente como uma das provocadoras de "movimento" no Colégio. E segundo a coordenação pedagógica, esse movimento é visto como uma ação de crescimento, estudo, aprofundamento e reflexão. “Os alunos envolvem-se a partir dos estudos construídos com os professores. Especialmente este ano, visualizamos grandes reflexões e, se possível, desenvolvimento de ações, tendo em vista a complexidade da temática”, diz Vanessa.

Professores entusiasmados

O debate realizado incentivou a reflexão por parte dos professores. Animada ao ouvir a troca de conhecimento dos colegas, a professora Judite Schmatz, já há 27 anos no Colégio, afirma que esse é o diferencial da escola, que mesmo realizando a Mostra Pedagógica anualmente, sempre busca inovar e surpreender todos. “Achei interessante, pois a novidade e criatividade sempre são marcas do CMB, adorei a forma da abordagem e as observações inteligentes dos meus colegas.” Como conselheira de turma, Judite afirma que a partir da discussão irá refletir no fim de semana sobre o foco que guiará o trabalho para a Mostra.





Saiba Mais:

Colégio Madre Bárbara
Lajeado - RS

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Papa Francisco convida a contemplar o Crucificado, beijá-lo e dizer: "Obrigado, Jesus!"


Muita gente na Praça de S. Pedro para a audiência geral desta Semana Santa:

“... a meio da Semana Santa a liturgia apresenta-nos aquele episódio triste do relato da traição de Judas, que vai ter com os chefes do Sinédrio para mercadejar e entregar-lhes o seu Mestre. Quanto me dais se eu o Entrego? E Jesus passa a ter um preço. Este ato dramático marca o início da Paixão de Cristo, um percurso doloroso que Ele escolhe com absoluta liberdade. Di-Lo claramente Ele próprio: “Eu dou a minha vida...”

Nestes dias, vemos Jesus percorrer, de livre vontade, o caminho da humilhação e do despojamento – afirmou o Papa Francisco – o caminho que atinge o ponto mais profundo na morte de cruz: morre como um derrotado, um falido! Mas, aceitando esta falência por amor, supera-a e vence-a.

“A sua paixão não é um incidente; a sua morte – aquela morte – estava escrita. Trata-se de um mistério desconcertante, mas conhecemos o segredo deste mistério, desta extraordinária humildade: “Deus efetivamente amou tanto o mundo que deu o seu Filho Unigénito.”

Se, depois de todo o bem que realizara, não tivesse existido esta morte tão humilhante, Jesus não teria mostrado a medida total do seu amor – observou o Papa. A falência histórica de Jesus e as frustrações de muitas esperanças humanas são a estrada mestra, por onde Deus realiza a nossa salvação. É uma estrada que não coincide com os critérios humanos; pelo contrário, inverte-os, pois pelas suas chagas fomos curados. Quando tudo parece perdido, é então que Deus intervém com a força da ressurreição.

“A ressurreição de Jesus não é o final feliz de uma linda fábula ou de um filme, mas a intervenção de Deus Pai, quando já toda a esperança humana se tinha desmoronado.”

Também nós somos chamados a seguir Jesus por este caminho de humilhação – continuou o Santo Padre. Quando nos sentimos mergulhados na mais densa escuridão e não vemos qualquer via de saída para as nossas dificuldades, então esse é o momento da nossa humilhação e despojamento total, é a hora em que experimentamos como somos frágeis e pecadores. E nesse momento devemos abrir-nos à esperança tal como fez Jesus – advertiu o Papa Francisco que concluiu a sua catequese exortando todos para a contemplação do Mistério da Cruz:

“Esta semana vai-nos fazer bem pegar no crucifixo e beija-lo tantas vezes e dizer obrigado Jesus, obrigado Senhor. Assim seja.”

No final da audiência o Santo Padre saudou também os peregrinos de língua portuguesa:

“De coração saúdo todos os peregrinos de língua portuguesa, com menção particular do Colégio Nossa Senhora da Assunção. Tomai como amiga e modelo de vida a Virgem Maria, que permaneceu ao pé da cruz de Jesus, amando, também Ela, até ao fim. E quem ama passa da morte à vida. É o amor que faz a Páscoa. A todos vós e aos vossos entes queridos, desejo uma serena e santa Páscoa.”

O Papa Francisco a todos deu a sua bênção!

Rádio Vaticano

Colégio Madre realiza Encontro de Formação


Na tarde dessa sexta-feira (11) os professores e funcionários participaram do Encontro de Formação no miniauditório do Colégio Madre Bárbara. O evento costuma ser uma tradição da escola, um momento de reflexão para integrar a comunidade escolar. Com o tema “As possibilidades de Ressurreição, Vida Nova, Novas Esperanças... que Jesus revela e que podemos vivenciá-las hoje”, o encontro também foi de preparação para a Páscoa, guiado pelo Padre Osmar Coppi.

De acordo com as responsáveis pela pastoral escolar, o objetivo foi tornar o encontro um momento único e especial, que irá iluminar a missão de todos ao longo do ano. A Irmã Lorena Rachele conta que o retiro ocorre há aproximadamente 20 anos, buscando uma formação espiritual e preparação para Páscoa, sendo uma caminhada interior.

O Padre destaca que decidiu começar construindo uma dinâmica, em que os professores e funcionários escrevessem e falassem frente a todos, situações que gostariam que ficassem longe e aquilo que queriam ter de volta. Conforme o Padre, assim todos participaram de um momento de união, já que convivem diariamente, vivenciando e percebendo dons e dádivas de cada um. Além de cantar e conversar com os colaboradores, Coppi realizou uma Celebração Eucarística.

Agradecida pelo encontro

Há 27 anos no CMB, a professora da língua inglesa, Gelsi Sant’Ana, acredita que o encontro seja fundamental para auxiliar os profissionais. “Quando nos sentimos realizados como pessoas, consequentemente o trabalho vai atingir melhor os objetivos que é trabalhar o humano, afetivo, sentimentos e valores”. Satisfeita, a professora agradece o convite e a oportunidade de participar do encontro. “Isso só agrega e soma, nos faz sermos mais motivados e desafiados.”

O Padre convidado

Osmar Coppi é natural de Coronel Pilar, no distrito de Garibaldi. Religioso da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, também graduado em Filosofia pela UCS/RS, Teologia pela PUC/RS e Jornalismo pela Unisinos, além de ser pós-graduado em Espiritualidade na Cetesp, Rio de Janeiro.

Com um trabalho missionário, em que a cada dia está em locais diferentes, Coppi realiza missa em qualquer lugar, sem ter paróquia fixa. Atualmente reside em Porto Alegre e trabalha na edição de uma revista.

O Padre Osmar é conferencista e atua na área de educação, formação da juventude, lideranças leigas, festas populares, romarias, jornadas juvenis e vocacionais. Também cantor, tem diversos CDs gravados com mensagens de esperança, ternura e paz.
 


Saiba Mais:

Colégio Madre Bárbara
Lajeado - RS
Site: www.madrebarbara.com.br

terça-feira, 15 de abril de 2014

RJ: Juventude ICM da Escola Pio XII realizou primeiro encontro do ano

Realizou-se no sábado, 5 de abril, o I Encontro do Grupo de Juventude, com o Tema: O Perfil das Juventudes: interesses, desafios e esperança! 
 
O grupo de Jovens,  em 2014, é formado por 30 alunos, do Sétimo Ano Escolar ao Ensino Médio. O Encontro iniciou na Capela, com as intenções e agradecimento a Deus, falado por cada participante. Seguiu a leitura do Evangelho de Mateus sobre o Pai Nosso.

O trabalho de reflexão foi realizado em grupos com uma dinâmica de apresentação e discussão do tema proposto. Foram lidos, nos grupos, dois textos: ‘Ser Jovem...” e “Somos todos Jovens”. Foi uma rica participação de todos.

O grupo compartilhou um farto e delicioso lanche, com espaço para convivência.

Dos relatos, segue a síntese abaixo:
 
    “Somos o futuro do presente, a continuação de nossa sociedade, nossos pais eram o “antigo” futuro, o futuro que já passou ou está em andamento, porém nós não temos a mesma influência na sociedade como os mais velhos. Ainda não somos representantes primordiais de administração de organizações ou países.
      Vivemos numa sociedade materialista e capitalista, que não se importa tanto com o ser humano, como se importa com o lucro; não caracterizando todas as pessoas, porém, uma grande parte se importa mais com sua vida e seu individualismo do que assuntos abordados corretamente pela Igreja Católica em suas “Campanhas da Fraternidade”, assuntos humanos e que devem ser pesados, como a fome no mundo e tráfico de pessoas.
       A função da juventude é mudar o nosso futuro, o futuro de mundo e da sociedade, nós devemos modificar esse enorme egoísmo com o próximo e perpetuar as coisas boas da juventude e da humanidade em si.”

“Em busca de emprego”    
“O que os jovens almejam”
“Coragem,construção de sonhos...”
 

Equipe de Pastoral

Escola Pio XII
Rio de Janeiro - RJ
Site: www.escolapioxii.g12.br

II Gincana Esportiva de Pais no Colégio Puríssimo


Rio Claro/SP - O Colégio Puríssimo realizou a II Gincana Esportiva dos Pais, no dia 12 de abril, sábado, com o objetivo de integrar a família e a escola, além de proporcionar um dia diferente e divertido.

"Após acolhida da Diretora, Irmã Inez Terezinha Augusti, os pais foram divididos em equipes, que contemplaram alguns dos países que disputarão a Copa do Mundo. Com seus filhos, realizaram o circuito de atividades esportivas", explica Denilson Ansanello, coordenador do Serviço de Pastoral Escolar e um dos organizadores do evento.

Momento de descontraçãoNa segunda etapa da gincana, pais, responsáveis e organizadores elaboraram coreografias ao som de canções de alguns países participantes da Copa."O objetivo foi alcançado! Sem embaraço, todos se empenharam nas danças típicas, como tarantela, tango, axé, entre outras. Foi um momento de muita descontração," conta o coordenador.
 
A organização do evento agradece aos pais e responsáveis que participaram, aos alunos do Ensino Médio e Fundamental que colaboraram na ajuda das atividades. Funcionários e professores que apoiaram o evento. Direção e coordenadores pelo apoio e a APM, pela doação de frutas e água.
 

 
Aguardem! 2015 tem mais!

Saiba Mais:

Colégio Puríssimo
Rio Claro - SP

O Tríduo Pascal do Papa Francisco

“Quem sou eu perante Jesus que sofre?” – esta a questão proposta pelo Papa Francisco que acompanhará os cristãos nestes dias da Semana Santa. Dias em que, mais do que em qualquer momento, a verdade da fé transforma-se numa experiência de carne e sangue. Uma experiência à qual, no decurso do seu primeiro ano de pontificado, Francisco – o Papa das periferias – habituou a Igreja, exortando-a a abrir as portas e a tornar-se um coração palpitante de caridade para com quem está sempre à margem.

A Semana Santa é assim – afirmou o Papa Francisco na audiência geral de 27 de março de 2013 – um tempo para abrir as portas do nosso coração: “A Semana Santa é um tempo de graça que o Senhor nos dá para abrir as portas do nosso coração, da nossa vida, das nossas paróquias – que pena tantas paróquias fechadas! – nas nossas paróquias, nos movimentos, nas associações, e sair ao encontro dos outros, fazermo-nos próximos para levar a luz e alegria da nossa fé. Sair sempre!”
Assim como no ano passado foi celebrar à prisão de menores em Casal del Marmo, o Papa Francisco celebrará na próxima Quinta-Feira Santa pelas 17.30h a Missa da Ceia do Senhor para pessoas com deficiência e para pessoas idosas no Centro Santa Maria da Providência, instituição gerida pela Fundação Don Carlo Gnocchi. Na manhã desse mesmo dia o Papa Francisco dará início ao Tríduo Pascal presidindo à Missa Crismal na Basílica de S. Pedro. Na Sexta-Feira Santa dia 18, pelas 17 horas, o Santo Padre presidirá à Celebração da Paixão do Senhor e mais tarde pelas 21.15h à Via Sacra no Coliseu de Roma.

Momentos fundamentais no itinerário da vida espiritual de um cristão que nos ajudam a ter coragem para sairmos dos nossos pequenos hábitos para anunciar Cristo. Somo um pouco como S. Pedro – tal como afirmou o Papa na Semana Santa de 2013:

“Muitas vezes contentamo-nos com uma qualquer oração, uma missa dominical não constante e algum gesto de caridade, mas não temos a coragem de sair para levar Cristo. Somos um pouco como S. Pedro. Basta que Jesus fale de paixão, morte e ressurreição, de entrega de si, de amor para com todos, o Apóstolo chama-o à parte e repreende-o.”

Depois do silêncio tumular de Sábado Santo, a Vigília Pascal vai iluminar de Luz um sepulcro vazio – o Papa Francisco presidirá na Basílica Vaticana a partir das 20.30h à Solene Vigília. No dia seguinte, 20 de Abril, Domingo de Páscoa, da Varanda Central da Basílica de S. Pedro, o Santo Padre abençoará o mundo na tradicional Mensagem Pascal e Bênção Urbi et Orbi.

Rádio Vaticano

quinta-feira, 10 de abril de 2014

"O Tráfico é uma chaga no corpo da humanidade", diz Papa Francisco

A problemática do Tráfico de Seres Humanos levou o Papa Francisco a se reunir na manhã desta quinta, 10, na Academia das Ciências, no Vaticano,  com autoridades policiais de 24 países, Religiosas que atuam na prevenção do tráfico e pessoas vítimas do crime.
Ao saudar os participantes, o Papa Francisco expôs o significado do evento para a Igreja: "É um econtro importante mas também é um gesto da Igreja, um gesto das pessoas de boa vontade que querem gritar “BASTA”. O trafico é uma chaga no corpo da humanidade contemporanea, uma chaga  carne de Cristo, um crime contra a humanidade.

O Papa  frisou também,  que o tráfico de seres humanos  uma ferida na carne de Cristo, um crime contra a humanidade. “E o fato de nos encontramos para unir esforços significa que desejamos estratégias e competências, sim, mas coadjuvadas pela compaixão evangélica pelos homens e mulheres vítimas deste crime”, afirmou.

O objetivo do diálogo é  criar uma rede que passe por uma cooperação mais estreita entre Igreja e polícia, de forma a facilitar as investigações conjuntas entre policiais e uma ação mais coordenada internacional.


 
Na ocasião,  autoridades policiais, que combatem o fenômeno utilizando os instrumentos e o rigor da lei, reuniram-se com agentes humanitários, aqueles que oferecem acolhimento, calor humano e o resgate das vítimas para refletirem sobre o assunto. “São duas abordagens diferentes mas que podem e devem agir juntas. Dialogar e confrontar-se a partir de dois pontos de vista complementares é muito importante”, relatou o Papa Francisco.

A reunião visou, também,   dar oportunidade às vítimas para que pudessem expôr sua história aos representantes da polícia e da Igreja, de forma a unir esforços para que a lei seja aplicada, e ajudar na “construção de uma rede efetiva que entre todos seja capaz de combater o tráfico”.

Organizado pela Conferência Episcopal da Inglaterra e do País de Gales e liderada pelo Arcebispo de Westminster, Cardeal Vincent Nichols, o encontro teve como tema: “Combate ao Tráfico Humano: Igreja e aplicação da lei”.

O cardeal Vincent Gerard Nichols, arcebispo de Westminster, que preside aos trabalhos da conferência, disse à Rádio Vaticano que a colaboração entre religiosos e a Polícia Metropolitana de Londres no combate ao tráfico humano ganhou muita importância nos últimos anos, esperando que a experiência possa ser colocada em prática noutros países.

Religiosas  diferentes países,  que lutam na prevenção e no enfrentamento do Tráfico,  também participaram do evento e enriqueceram a reflexão ao partilhar a realidade do Tráfico em seus países.

"Temos como missão a  libertação e promoção da mulher marginalizada e explorada pela prostituição ou vítimas de outras situações que as escravizam. Somos, por carisma,  chamadas a responder e combater este crime que é o Tráfico de Seres Humanos. Estamos comprometidas com a libertação, a integração, a promoção e reintegração das mulheres vítimas deste crime", disse uma religiosa do Instituto das Religiosas Adoradoras Escravas do Santíssimo, da Espanha, que apresentou o trabalho realizado pela Congregação em defesa da mulher marginalizada e explorada em 23 diferentes países. 

No final dos trabalhos foi publicado um compromisso com palavras do Papa Francisco, no qual se pede que "a comunidade internacional adote uma estratégia ainda mais concertada e efetiva contra o tráfico de pessoas", para que os seres humanos "deixem de ser usados como meios para um fim" e se respeite "sempre a sua dignidade inviolável".

Assista o  encontro.

Por: Irmã Rosinha Martins
CRB Nacional

Rio de Janeiro: Palestra reuniu pais na Escola Pio XII

Na tarde do dia 26 de março, a Escola teve o prazer de ouvir e conversar com a Professora Dra. Dayse Serra que, com brilhantismo e simplicidade, falou-nos sobre “Mudanças nos valores sociais e sua influência na família”.

Dra. Dayse mostrou – nos as mudanças ocorridas na estrutura familiar, comparando as  estruturas  de hoje com as de  40, 50 anos atrás.

Enriqueceu nosso conhecimento, explicando que uma família “nasce” quando  o casal começa a gestá-la, isto é, a sonhar com  o nascimento do primeiro filho/filha: como será, o que  farão com ele e para ele, onde irá estudar, o que vai ser quando crescer.

Papéis diferentes são desenhados: o casal conjugal, passa a ser parental – pai, mãe; “nascem” os tios, os avós...

Falou-nos, também, da necessidade de que essa relação parental seja construída no amor, no respeito, na aceitação, na firmeza de decisões; na importância que esse bebê, a criança, o adolescente, perceba  que sim é sim e não é não.

Pais de alunos presentes à palestra, participaram com depoimentos e perguntas, que foram acolhidos e debatidos.
Precisamos registrar a atuação da professora Orientadora  Educacional Rita Vargas, que abriu a tarde com excelentes contribuições ao tema.

Foi bastante proveitosa a tarde  e  todos nós,  Escola  e  famílias representadas por pais, mães, avós e avôs, saímos  refletindo bastante sobre  as orientações e ponderações ouvidas.

Alguns pais registraram seu contentamento: “Precisamos  repetir esses momentos!”

É com grande satisfação que a Escola Pio XII agradece a presença da Dra. Dayse  e dos responsáveis, que abriram mão de alguma atividade e até mesmo do seu horário de trabalho para participarem deste momento especial.

Sandra Lessa
Coordenadora Pedagógica

Escola Pio XII - Rio de Janeiro/RJ

Nossa missão!


Pio XII: Professores/as conhecem mais sobre a Campanha da Fraternidade

No Sábado, dia 18 de março, ocorreu na Escola Pio XII a reunião geral de professores para o lançamento da Campanha da Fraternidade, de lema: É para a liberdade que Cristo nos libertou. A reunião, conduzida pela equipe de pastoral da escola, contou com a presença de professores da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Para iniciar os debates acerca do tema Fraternidade e Tráfico Humano o grupo assistiu ao vídeo da campanha e foram apresentados seus documentos oficiais.  O material traz vasta contribuição para o trabalho pedagógico sobre a temática.

Prosseguimos o encontro com uma iluminação bíblica sobre o tema, inspirada no Antigo e no Novo Testamento, proferida por Solange Nogueira, coordenadora do serviço de pastoral da Escola Pio XII. Após, os professores Marcos Paulino (Biologia) e Ana Cláudia Rodrigues (História) trouxeram detalhes específicos sobre a dura realidade do tráfico de órgãos e de pessoas, no Brasil e no mundo.

Após o ver e o julgar, o grupo partiu para a discussão pedagógica, o agir. Em grupos, divididos por segmento, foram pensadas, discutidas e propostas atividades a serem executadas ao longo do ano.

Em nosso encontro fortalecemos o compromisso da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria e da Escola Pio XII na luta contra o pungente e revoltante tráfico humano.

Prof. Marcos Paulino – Equipe de Pastoral Escola Pio XII.

Saiba Mais:

Escola Pio XII
Rio de Janeiro - RJ

"Dia e Noite estais na minha memória e no meu coração"


quarta-feira, 2 de abril de 2014

Parabéns Colégio Madre Imilda pelos seus 86 anos.

“Há 86 anos o Colégio Madre Imilda vem construindo sua história na cidade de Caxias do Sul. No dia 15 de março, nosso estimado colégio comemorou mais um ano de conquistas na educação de nossos jovens, tendo a sua frente pessoas comprometidas com o projeto educativo da instituição, que tem como base os ensinamentos da fundadora do ICM, Bárbara Maix. Todos os anos a escola propõe uma frase como norte da formação para a solidariedade e convívio. A frase escolhida para os 86 anos é “Ânimo, coragem, Deus vê o nosso lutar.” B.M.
E é a partir da atuação e compreensão do projeto em que estamos inseridos, que nos sentimos muito felizes em fazer parte desta história. Parabéns Colégio Madre Imilda!”
Prof.ª Vanessa Rodrigues

“86 não é para qualquer um! Pense quantos pais, professores, essas pessoas que movem nossas vidas, trabalharam para chegar até aqui, todos juntos, isso é educar corações, isso é formar cidadãos.
Parabéns Colégio, parabéns alunos, professor e funcionários, que nossa história seja contada, nós merecemos, afinal quem faz o colégio são as pessoas que nele estão.”
Laura Taufe 8 A