quarta-feira, 22 de abril de 2015

Colégio Madre Imilda: Monteiro Lobato na sala de aula

No mês em que lembramos o Dia do Livro Infantil (18 de abril), os alunos/as do Colégio Madre Imilda, em Caxias do Sul, leram e colocaram em prática o que conheceram sobre o importante autor Monteiro Lobato, autor do Sítio do Pica pau Amarelo.

As turmas 1º A e 1º D fizeram trabalho sobre o autor e seus famosos como a boneca Emília e o Visconde de Sabugosa. Não faltou empolgação por parte dos alunos. Veja as fotos:

 
 
 
 
 

terça-feira, 14 de abril de 2015

Colégio Imaculada Conceição: a prática do empreendedorismo solidário

Ensinando o empreendedorismo - No mês de março, estudantes do Ensino Médio do Colégio Imaculada Conceição, de Dois Irmãos/RS, acompanhados da direção e Adviser Éverton Fritsch, visitaram o Banco de Alimentos em Novo Hamburgo, com o programa Junior Achievement, Miniempresa ZenP S.A/E.

Na ocasião, fizeram a entrega de um exemplar do produto confeccionado pela Miniempresa, no ano de 2014, acompanhado de moldes e sobras de material. 

Representantes do Banco de Alimentos conheceram e aprovaram a ideia (produto) de continuar com a na produção dos “Puffes”, para comercialização dos mesmos. O grupo visiado atinge 33 entidades que  atende aproximadamente 7.500 pessoas.

Os alunos do Colégio Imaculada Conceição sentiram-se honrados e orgulhosos em colaborar com o grupo, já que o projeto Miniempresa da Junior Achievement tem como objetivo proporcionar aos estudantes do Ensino Médio uma experiência prática em economia, negócios,  organização e operação de uma empresa.

Parabéns aos alunos e Advisers que, em 2014, obtiveram premiação de Melhor Miniempresa, Grupo destaque Adviser e Miniempresa destaque Recursos Humanos. Muito sucesso aos voluntários do Banco de Alimentos.

 
 

Saiba Mais:

Colégio Imaculada Conceição
Dois Irmãos – RS
Site: www.imaconceicao.g12.br

Colégio Madre Imilda: Diversão e conhecimento são aliados no processo de aprendizagem

Quem disse que aula no sábado não pode ser divertida? No Colégio Madre Imilda, diversão e conhecimento andam juntas, independente do dia!


No dia 11 de abril, os alunos do segundo ano do ensino fundamental apreciaram a história “A lenda da Páscoa” no teatro de sombras. Depois confeccionaram fantoches e criaram histórias para apresentar aos colegas utilizando a técnica.


O teatro de sombras, também conhecido como Oricom Shohatsu, é uma arte muito antiga de contar histórias e de entretenimento que usa bonecos de sombra para criar imagens mantidas entre uma fonte de luz e uma tela translúcida ou tecido.

As imagens produzidas pelos bonecos podem ter diversas cores e outros tipos de detalhes. Muitos efeitos podem ser alcançados através da movimentação tanto dos bonecos quanto da fonte de luz.

O sábado de criação e muita alegria foi registrado em fotos. Confira:


 
 
 

Com informações do Wikipédia

Jogos no Processo de Alfabetização

A dinâmica é um importante instrumento no processo da aprendizagem. Ao utilizar os jogos no processo de alfabetização é possível alcançar inúmeras ações que possibilitam uma aprendizagem eficaz.  O jogo é um instrumento pedagógico que incentiva a interação e desperta o interesse pelo tema estudado, além de fomentar o prazer e a curiosidade. 


Pensando nisso, o Colégio Madre Imilda aposta nestas ações. As turmas de segundo ano do ensino fundamental confeccionaram alguns jogos matemáticos.

A aula foi uma diversão. Melhor ainda foi saber que o conteúdo ministrado foi mais facilmente aprendido.
 
 
 

Saiba Mais:

Colégio Madre Imilda
Caxias do Sul – RS
Site: www.madreimilda.com.br

Rede Social é tema de palestra para pais no Colégio Madre Bárbara

Lajeado – Na noite dessa quinta-feira (9) a Associação de Pais e Mestres (APM) do Colégio Madre Bárbara realizou a Assembleia de pais no miniauditório para prestação de contas e eleição da nova diretoria. O evento teve a participação especial da psicóloga Carine Bernhard Duarte, que falou sobre “Redes Sociais – Conhecer, dialogar, cuidar”.

O novo presidente, Luis Eldor Etges, eleito na noite de ontem, afirma que a proposta foi escolhida por sugestão dos pais, sendo a internet e suas ferramentas o assunto do momento. “Lidamos com o envolvimento dos nossos filhos nas redes sociais e para o bem ou mal ela existe e não vai deixar de existir. Cabe a nós pais termos o discernimento, buscando recursos e informações para fazermos a verdadeira condução para o bem.” 


O diálogo

Conforme a psicóloga a procura no consultório não se dá apenas pelo o uso abusivo das redes sociais através da internet, mas sim pelos pais não conseguirem um diálogo com os filhos, estando confusos quanto a maneira de impor limites e educar. “Os pais precisam se aproximar do mundo de seus filhos, a partir do conhecimento da internet e redes sociais, buscando potencializar o diálogo com informações que muitas vezes passam batidas no cotidiano.”


De acordo com Carine tudo em excesso é prejudicial, seja comida, exercício físico, trabalho ou amor, então o ideal é encontrar um equilíbrio entre o uso das tecnologias e o convívio social. “Ficar dentro de casa com eletrônicos não é cuidado, visto que a internet apresenta tantos perigos quanto nas ruas, porém muitas vezes os pais acham que possuem maior controle, o que de fato não é real.” A psicóloga frisa que os pais devem trabalhar os limites. 


A mãe da aluna Maria Eduarda de 11 anos, Maria Lourdes Rizzi, conta que depois da palestra entendeu como lidar melhor com a filha. “Foi uma ótima proposta da escola, já que vivenciamos esse assunto no dia-a-dia, e em casa conversamos constantemente sobre o assunto”. Afirma que irá estipular horários, dividindo o tempo da filha entre estudos, brincadeiras e internet. “Busco estar sempre atenta, mas nunca sabemos se estamos agindo de maneira correta.”

APM sob nova presidência

Há seis anos na APM, Etges confessa que nunca almejou cargos e está ansioso com o desafio que terá como presidente. “Se conseguir fazer o que os outros já fizeram, ficarei muito feliz.” Com as melhores expectativas, o presidente conta ser um ano especial em que o CMB terá inauguração do Prédio da Educação Infantil, o 15º ano da Feira das Profissões e muitas outras ações que estão sendo pensadas. “Uma APM forte significa uma escola forte e por meio da Associação de Pais e Mestres conseguimos construir novas bases e ferramentas e estamos muito felizes com nosso trabalho em equipe.” 


Saiba Mais

Colégio Madre Bárbara 
Lajeado - RS
Site: www.madrebarbara.com.br

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Colégio Puríssimo entrega ovos da Campanha solidária de Páscoa

Todos estão seriamente obrigados a não esquecer os pobres...” (Constituição de 1852)

Inspirados por este pensamento, o Colégio Puríssimo realizou a Campanha de Ovos de Páscoa, cujo objetivo é ajudar instituições que atendam crianças carentes da nossa cidade.
Contando com a generosidade de nossos alunos, pais, coordenadores, professores e funcionários, foram arrecadados 2069 ovos, que assim foram distribuídos:

- Pastoral da Criança: 1459 ovos, sendo: Santana – 85 ovos; Bom Jesus – 75 ovos; Ajapi – 99 ovos; Guanabara – 265 ovos; Aparecida – 60; Imaculada – 210 ovos; São Francisco – 160 ovos; São Joaquim – 150 ovos; São José Operário – 180 ovos; Bom Sucesso – 175 ovos.

- Projeto Presença Esperança Amizade Vida: Bairro São João – 70 ovos.
- Projeto Presença Esperança São José: Bairro São José – 70 ovos.
- Projeto Presença Esperança Sol Nascente: Cervezão – 70 ovos.
- Cras: Jardim Brasília – 250 ovos.
- Casa das Crianças – 150 ovos.

Uma vez mais, agradecemos de coração todo o esforço, o empenho e a generosidade de cada um. Que o Cristo ressuscitado conceda a todos as suas mais copiosas bênçãos e renasça em nossos corações.
 



 Serviço de Pastoral Escolar

Veja a galeria de fotos. Clique Aqui

COLÉGIO PURÍSSIMO
Rio Claro – SP
Site: www.purissimo.com.br

RJ: Instituto Imaculado Coração de Maria celebra a Páscoa

No dia 1º de abril, foi comemorado a Páscoa de Crianças, Adolescentes, Funcionários e Irmãs do Instituto Imaculado Coração de Maria, no Rio de Janeiro/RJ.

Iniciamos com uma belíssima celebração que teve como tema: “ Jesus Cristo ressuscite gloriosamente em nós”, que oportunizou uma reflexão profunda sobre a Ressurreição de Jesus, sinal de que a vida venceu a morte.
 

A celebração trouxe presente, o Papa Francisco que em sua sabedoria nos orienta sobre a verdadeira Páscoa : “Dou-vos este anúncio: Cristo Ressuscitou! Queria que chegasse a cada casa, a cada família e especialmente onde há sofrimentos, aos hospitais, as prisões…. que chegasse a todos os corações esta esperança. Venceu o amor. Venceu a misericórdia.

Encerramos esse momento celebrativo com a coreografia do Balé, apresentando a música “ Abraço do Infinito”, e neste abraço do infinito, que Jesus nos abraçou e pede – nos para abrirmos todo inteiro, soprando o vento da Ressurreição no meio de nós, levando as impurezas, as imperfeições e levando em toda nação que Jesus Ressuscitado está em nossos corações.

Em seguida, comemoramos o aniversariante do mês de março com uma linda decoração de Páscoa, preparada com muito capricho pelos educadores sociais.

Para finalizar este dia de festividades, os usuários receberam uma caixa de chocolate fruto de doação feita por ex- alunos, da época que funcionava a escola, nossas crianças e adolescentes ficaram eufóricos com o presente de Páscoa.

A coordenadora Pedagógica Karla Pedrosa, faz parte deste grupo de ex alunos, que mantem laços de amizade há mais de 30 anos, e lançou essa proposta para seus colegas que rapidamente se organizaram para concretizar essa campanha e tornar mais doce a Páscoa de nosso usuários. Essa mobilização dos ex alunos e a prova de que as pessoas que passam pelas Instituições da Congregação são tocadas pelo carisma do Imaculado Coração de Maria.
 
 
 
 

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Ele RESSUSCITOU


“Não vos assusteis!
Vós procurais Jesus de Nazaré,
que foi crucificado?
Ele RESSUSCITOU.
Não está aqui. "
 

Projeto leva conhecimento da tecnologia para alunos da terceira idade

Desenvolvido desde 2005, o projeto “A Terceira Idade e as Tecnologias de Informação e Comunicação” proporciona aprendizagem de forma diferente no Colégio Imaculada Conceição.
Os alunos, com idade a partir dos 50 anos, são desafiados a utilizar a tecnologia como ferramenta de comunicação e mergulhar no mundo virtual, ainda desconhecido para muitos deles. Através de noções básicas de informática, office, internet, vídeos e redes sociais, desenvolve-se a motricidade fina e coordenação motora.
Além do aprendizado no manuseio das mais variadas formas de comunicação, o projeto propõe um ambiente de rejuvenescimento, convívio e integração com as pessoas, tornando-se não só um momento de estudo, mas, também, de descontração, troca e alegria.

Saiba Mais:

Colégio Imaculada Conceição
Dois Irmãos - RS
Site: www.imaconceicao.g12.br

Início do ano letivo com as famílias no Colégio Imaculada Conceição

Dois Irmãos/RS - Todo início de ano letivo propõe um desafio e, nessa imensidão chamada educação, juntas, família e escola unem-se diante da responsabilidade que têm com os educandos.


No Colégio Imaculada Conceição, conforme já é de costume, no início de março, dias 09/03 e 16/03, foram realizadas as primeiras reuniões de pais do ano letivo de 2015. A primeira data foi destinada para a Educação Infantil ao 5°. ano e, a segunda, do 6°. ano ao Ensino Médio.


No momento inicial, Ir. Erena Bernardy, diretora do Colégio, fez a saudação aos pais e, em seguida, apresentou o grupo de profissionais. Os pais foram conduzidos para as salas de aula, com os respectivos professores (até o 5°. ano) e pelo professor conselheiro (a partir do 6°. ano), momento no qual puderam conversar e saber um pouco mais da proposta de trabalho para o ano letivo. 



Saiba Mais

Colégio Imaculada Conceição
Dois Irmãos - RS

Em mensagem de Páscoa, Papa pede paz para a humanidade

O Papa Francisco fez neste domingo, 5, no Vaticano, um apelo à paz, em sua mensagem de Páscoa, recordando as vítimas das guerras, do terrorismo e das perseguições religiosas em vários países.

“Pedimos paz, antes de tudo, para a Síria e o Iraque, para que cesse o fragor das armas e se restabeleça a boa convivência entre os diferentes grupos que compõem estes amados países”, referiu, numa intervenção proferida antes da bênção ‘urbi et orbi’ [à cidade (de Roma) e ao mundo], na varanda central da Basílica de São Pedro.


Francisco exigiu que a comunidade internacional “ão permaneça passiva perante a “imensa tragédia humana” nesses países e “o drama dos numerosos refugiados”.

O Papa reforçou as suas preocupações em relação aos cristãos perseguidos por causa da sua fé, lembrando ainda todos os “que sofrem injustamente as consequências dos conflitos” em curso.

Segundo o pontífice, o terrorismo não pode ser justificado com motivos religiosos, porque “quem traz dentro de si a força de Deus, o seu amor e a sua justiça, não precisa de usar violência, mas fala e age com a força da verdade, da beleza e do amor” e com “a coragem humilde do perdão e da paz”.

Francisco falou também aos habitantes da Terra Santa; fez votos de que israelitas e palestinos retomem o processo de paz, “a fim de pôr fim a tantos anos de sofrimentos e divisões”.

“Suplicamos paz para a Líbia a fim de que cesse o absurdo derramamento de sangue em curso e toda a bárbara violência”, prosseguiu o Papa, que aludiu ainda à situação no Iémen.

Francisco saudou o acordo de princípio sobre o dossiê nuclear iraniano, alcançado em Lausana, esperando “que seja um passo definitivo para um mundo mais seguro e fraterno.


O documento celebrado entre os representantes do Irã e os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha prevê o fim das sanções econômicas que afetam o país asiático.

A intervenção do Papa pediu ainda a paz para a Ucrânia, a Nigéria, o Sudão do Sul, o Sudão e a República Democrática do Congo, lembrando em particular os jovens mortos na última quinta-feira, 2, numa Universidade de Garissa, no Quénia.

A mensagem pascal deixou uma oração “por quantos foram raptados, por quem teve de abandonar a própria casa e os seus entes queridos”.

O Papa referiu-se às vítimas da escravatura “por parte de indivíduos e organizações criminosas”, dos traficantes de armas “que lucram com o sangue de homens e de mulheres” e “dos traficantes de droga, muitas vezes aliados com os poderes que deveriam defender a paz e a harmonia”.

“Aos marginalizados, aos presos, aos pobres e aos migrantes que tantas vezes são rejeitados, maltratados e descartados; aos doentes e atribulados; às crianças, especialmente as vítimas de violência; a quantos estão hoje de luto; a todos os homens e mulheres de boa vontade chegue a voz consoladora do Senhor Jesus”, apelou.

Francisco sublinhou que a ressurreição de Jesus mostra aos crentes a humildade como “caminho da vida e da felicidade”.

“A proposta do mundo é impor-se a todo o custo, competir, fazer-se valer, mas os cristãos, pela graça de Cristo morto e ressuscitado, são os rebentos duma outra humanidade, em que se procura viver ao serviço uns dos outros, não ser arrogantes mas disponíveis e respeitadores”, enfatizou.