sexta-feira, 3 de abril de 2009

Colégio Mãe de Deus Celebra a Eternidade de Bárbara Maix vivendo um “Dia do Perdão”

No dia 17 de março de 1873, às 16h, Bárbara Maix dava seu definitivo passo em direção à eternidade. Falecida no Rio de Janeiro, com 55 anos de idade, a fundadora da Congregação do Imaculado Coração de Maria, nos legou a obra por ela iniciada e a virtude do perdão como valor a ser vivido entre nós. Assim, na proximidade da beatificação de Madre Bárbara, o Colégio Mãe de Deus fez do aniversário de falecimento da fundadora o “Dia do Perdão”, tempo em que toda a comunidade educativa é chamada a reconciliar-se.


Para dinamizar e contextualizar essa data realizou-se, no início de cada turno, uma oração com os professores e, logo em seguida, com toda a escola através do sistema de som. Nela, fez-se a leitura de um trecho do “elogio fúnebre” à Bárbara e motivou-se a comunidade para se viver um “Dia do Perdão” em todas as suas relações. O grande símbolo do dia foi um envelope adornado com um coração, que cada turma recebeu de seus professores. Ao longo do turno, os educandos foram motivados a depositar seus pedidos de perdão neste mesmo envelope, assim como os educadores e funcionários, em um envelope próprio, que ficou na sala dos professores.

No último período de cada turno, representantes das turmas levaram seus envelopes para a capela. Após uma pequena reflexão retomando a atividade, motivou-se o abraço da paz e os envelopes foram depositados sobre o altar. Os representantes levaram, então, uma oração composta a partir de uma frase de Bárbara para ser feita na turma.


Renato Ferreira Machado – Serviço de Pastoral Escolar do Colégio Mãe de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário