quinta-feira, 2 de abril de 2009

ENCONTRO: Irmãs refletem escritos teológicos sobre heroicidade de Bárbara Maix

No último fim de semana de Março, um grupo de 42 irmãs da Província de Caxias do Sul, reuniram-se na cidade de Dois Irmãos (RS), juntamente com Irmã Amelia Thiele, para refletir e aprofundar os escritos dos Teólogos, referente a heroicidade das Virtudes vividas por Bárbara Maix.

Segundo irmã Amélia Thiele, a reunião “Foi um encontro muito significativo que veio fortalecer e revigorar nossa vida, nossa missão” conta.




Foram refletidas algumas expressões que ajudam compreender a santidade de Bárbara definida pelos Teólogos:

"Estamos diante de uma figura extraordinária de mulher e de religiosa, que ilumina a vida da Igreja e nos serve de exemplo na busca da verdadeira santidade."

"A Serva de Deus merece ser proposta como modelo de vida e virtudes para um mundo no qual os valores duradouros são tão desacreditados, onde tudo é tão provisório."

"Bárbara viveu todas as virtudes em grau máximo, em grau supremo, em grau ímpar, de forma heróica e evangélica."

"Exercitou o espírito de perdão em todas as circunstâncias;
o espírito de pobreza com alegria exemplar;
extraordinária fortaleza...; corajosa paciência diante das provas, desafios, doenças, insucessos, sofrimentos, incompreensões, ..."


A Serva de Deus, Bárbara Maix, viveu situações difíceis e aparentemente contrastantes. De forte personalidade soube integrar de modo harmônico tendências e sentimentos, sensibilidade e firmeza, capacidade de acolhida e rigor, ternura e exigência, fidelidade e flexibilidade, inquietude e estabilidade, reflexão e operosidade, autonomia, idealismo e realismo na colaboração, idealidade e sentido da realidade, abertura e leitura dos sinais dos tempos.

Bárbara mereceu o título de: mãe, mestra, irmã, companheira, mulher que admoesta, corrige, mostra o caminho e anima prosseguir. “Fora do caminho que Deus traçou, por melhor e mais alto que voemos por maiores virtudes que pratiquemos, não alcançaremos o nosso destino.”(B. Maix,1871)

“Bárbara viveu heroicamente até o limite das energias com esperança, paciência, confiança, perdão, renovando “o seu SIM cada dia” na oração, na Eucaristia, aos pés da cruz, no diálogo com a Trindade”. “Deus a provou e purificou aqui sobre a terra mediante um martírio do corpo e da alma, por tantos anos” (Pe. Miguel Cabeça), alcançando o mais elevado grau de santidade - “de fé inabalável, de esperança sem limites e uma caridade heróica que foi a razão de ser de toda a sua obra” (Summarium, p. 36, § 59).

As meninas pequenas do Colégio Imaculada Conceição apresentaram alegres danças para divertir e animar as encontristas.




Edição: Magnus Regis (blogbeatificacao@gmail.com)


Nenhum comentário:

Postar um comentário