sexta-feira, 25 de junho de 2010

Missão ICM -Jeremie- Haiti

Projeto iniciado em 2009- Formação das crianças para proteger o meio ambiente em Jeremie (Formation des enfants pour sauvegarder l`environnement à Jérémie) está tendo até o presente momento resultados positivos e grandes impactos sobre a comunidade local, uma horta de legumes foi feita em uma área que antes era um depósito de lixo.


Estamos contando com as parcerias:

  • Do Pro- huerta ( Cooperação Argentina- Canadá – Haiti- Instituto Inter americano para a Agricultura- Brasil), que doam as sementes, mais de 23 qualidades.: Tomate, moranga, berinjela, kiabo,pimentão, milho) etc… com o apoio do agronomo coordenador a nível nacional , senhor Emmanuel FENELON, Ing. Agr.Coordonnateur National de ProHuerta Haïti

  • A parceria e ajuda fianceira da da KIndermissions werk da Alemanha e este ano 2010 depois de conhecerem os objetivos e resultados em apenas um ano deste projeto, a colaboração e doação em dinheiro de uma associação do Canadá e de pessoas físicas das Nações Unidas da Suiça.

A base militar do Uruguai, (ONU) Nações Unidas o capitão Matta que autorizou a doação de um caminhão de água a cada oito dias para a cisterna da Horta e para a comunidade das irmãs .O comando troca a cada seis meses e renovamos o pedido .

• As crianças estão na fase de plantar árvores frutíferas, e continuar plantando legumes , seguindo o calendário próprio para cada cultura seguindo a orientação do agrônomo haitiano senhor Frisnel Elie.


Os dois maiores objetivos

• 1) aumentar a consciência ecológica ,alertando sobre as consequências da destruição das florestas no Haiti , para fazer o carvão usado para a cozinha, a questão do lixo como grande risco para o meio ambiente e a saúde- ploriferação do mosquito da málaria no bairro Caracolie 2, causando também o tifo.

• 2) Criar o amor e a valorização pela agricultura, plantando e colhendo alimentos orgânicos, gerando renda, o que automaticamente vai despertar o desejo de ser útil, a alegria de "recoltar” e “receber”, trabalhando.

“Ensinar a Pescar”.

• Este dinheiro da venda da colheita , uma parte está sendo revertida para pagar os estudos de um grupo de 12 crianças ( até novembro 2010- a cada seis meses um novo grupo) e a a outra parte parte a compra do lanche para as reuniões da Infância Missionária.

Um detalhe importante, que faz a diferença, um menino de 13 anos, (ao fundo de camiseta laranja) Enyl Jeanty, está na quinta- série do Ensino fundamental, que coordena todo o trabalho com o grupo de 12 crianças : plantar e regar as plantas três vezes por semana a tarde, das 4 horas às 5: 30. O agrônomo passou lhe as informações e aos sábados supervisiona, pois é um voluntário , funcionário do estado. Depois de conhecerem o projeto,três párocos na diocese de Jéremie convidaram o menino para dar formação em suas paróquias, pois querem iniciar esta experiência. Então colhemos mais um bonito fruto, formar líderes que possam repassar sua formação

Que Bárbara Maix continue nos dando luzes e o Espírito Santo nos inspirando a criatividade que gera a vida.

Postulante Marie Mirca Cinéa e Ir.Lorena Barbosa











Francês

Un Jardin qui produit de divers légumes : tomate, aubergine, piment, carotte, chou, courgette, citrouille, haricot et (épis) assaisonnements divers.

Un groupe de 12 enfants bénéficiaires directs qui sont impliqués de façon active et immédiate sur le terrain, et 78 indirectement par rapport à leurs jeunes âges.


Les 12 enfants deviennent les marchants ambulants allants de porte à porte pour la vente des légumes. L`argent reçu sert à supporter leurs études, fournitures, uniformes pour 6 mois. lorsque les 12 enfants auront acquis la maturité et la connaissance escomptées, on procède à la formation d`un autre groupe de 12 enfants, et ainsi de suite...

Cependant, une modique somme est tirée dans la caisse de l`enfance missionnaire pour permettre d`acheter le petit goûter à chaque rencontre, et matériaux didactiques: films, rame de feuilles offices, craies, stylos, etc.


blogbeatificacao@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário