quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Sites destacam a beatificação de Bárbara Maix


Destaque – O site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Canção Nova publicou, com destaque, nesta quinta-feira (30), a beatificação de Bárbara Maix, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. O grande celebração acontece no dia 06 de novembro de 2010, em Porto Alegre (RS).

Site CNBB


Link: Madre Bárbara Maix será beatificada no Brasil

Site Canção Nova


Link: Madre Bárbara Maix será beatificada no Brasil

"Só um dom especial do Espírito Santo pode explicar a fortaleza de Bárbara"


"Madre Bárbara se apresenta como mulher forte, invadida por grande ideal, que ela perseguiu, com coerência e firmeza, durante toda a vida e, para alcançá-lo, foi capaz dos maiores sacrifícios.

Empreendeu ações árduas com fins sobrenaturais, sem cálculos humanos, mas por dom especial do Espírito Santo. Pela fortaleza heróica, venceu o medo, suportou privações e perseguições. A Santíssima Trindade representava sua rocha, refúgio e escudo.

Com o olhar fico em Jesus Crucificado e no coração de Maria, enfrentou todas as dificuldades. Nas diversas etapas da sua vida, a virtude heróica da fortaleza animava suas ações e resistências, com o coração magnânimo e paciência pelo Reino de Deus. As testemunhas processuais exaltaram a fortaleza da Serva de Deus, especialmente durante a Revolução de 1848, quando sua pequena comunidade sofreu perseguição dos liberais e foi dispersa.

Só um dom especial do Espírito Santo pode explicar a fortaleza de Bárbara para transcender todas as provas sofridas: coirmãs e, sobretudo, a morte de noviças por causa da epidemia da febre amarela.

Mas ela não desistiu de lutar para atingir o bem, apesar do combate árduo e difícil: a fundação da Congregação.

Paciência, perseverança e constância sempre acompanham a Serva de Deus."

Teólogos do Vaticano

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Preparação para a Beatificação de Bárbara

Olá, Pessoal!
 
O grande dia da Beatificação de Bárbara está se aproximando. Enquanto esse momento tão especial não chega, cada um (a) está a se preparar para essa importante celebração. Nós, na Província de Santa Maria, estamos visitando todos os lugares onde a Congregação esteve e está presente. Partilho com vocês duas experiências...
 
Nos dias 3 e 4 de setembro, estivemos (Irmãs Isabel, Beatriz e eu) na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Salto do Jacuí/RS.  
No sábado, à noite, acolhidas pelos Padres Laurindo e Nereu, celebramos com a comunidade da matriz e, no domingo, pela manhã com a comunidade dos meus pais, a Comunidade São Sebastião, de Estrela Velha. Desde a nossa chegada houveram manifestações de acolhida e alegria pelo anúncio. As Irmãs estiveram nessa paróquia há alguns anos atrás... muitas pessoas lembram das Irmãs com carinho. Com certeza essas manifestações representam as sementes que são lançadas, crescem e florescem!
Ir. Isabel, Beatriz, Pe. Laurindo e Ir. Camila
No sábado seguinte, 11 de setembro, participamos de um programa na Rádio Sobradinho AM, na cidade de Sobradinho/RS. Ir. Ivanilda e eu fomos entrevistadas pelo jornalista João Vianei. Também estiveram participando, através do telefone, as Irmãs: Terezinha Lovato, Maria Zení e Erena. Trataram-se dos seguintes assuntos referentes à vida de Bárbara: histórico, fama de santidade, celebração de beatificação, a congregação hoje, milagres, entre outros.  Durante o programa, uma mulher do interior do município ligou para a Rádio contando que recebeu um milagre pela intercessão de Bárbara; disse que seu filho parou de beber e era muito agradecida e devota da Fundadora.
João Vianei, Ir. Ivanilda e Ir. Camila
Bom! Queridos (as) do Coração de Maria, por hoje seria isso... em breve mais novidades! 

Abraços, na ternura de irmanados da Trindade, Ir. Camila Dalmolin Hoffmann (Santa Maria/RS)

blogbeatificacao@gmail.com

Relatos: Graças alcançadas por intermédio de Bárbara Maix

“Escrevo em agradecimento a Santa Bárbara. Tive um tumor uterino e fiz tratamento. Até hoje, rezo a novena que ganhei quando estava doente. Três anos depois, além de estar curada, engravidei e tenho uma linda menina que se chama Bárbara em homenagem e agradecimento a Santa Bárbara Maix” (M. Trevisan – SC)

Livro: Pediram e alcançaram 2005. Página 41

“Conheci a história de Bárbara Maix através de um livro, que achei num banco do hospital, onde ia ser internada para fazer tratamento para não perder o bebê. Era a minha terceira gravidez, duas sem sucesso. Li o livro, fiz a novena e consegui ter o filho, muito saudável. Muito obrigada! Durante a internação de nossa tia, rezávamos muito e pedíamos que Madre Bárbara intercedesse por nós junto a Deus. Agradecemos. Recorri a ela também em meio  uma grande dificuldades nos negócios. Os problemas foram resolvidos” (M. do C. Azambuja – Porto Alegre – RS)

Livro: Pediram e alcançaram 2005. Página 66

“Por intercessão de Madre Bárbara Maix,  alcancei a graça do emprego para meu filho Leandro. Agradeço muito” (D. Portella – Cruz Alta – RS)

Livro: Pediram e alcançaram 2005. Página 88



blogbeatificacao@gmail.com

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Momento Bárbara Maix


Alunos, professores e funcionários do Colégio Puríssimo estiveram reunidos para um momento de espiritualidade e reflexão sobre a vida e obra de Bárbara Maix.

Iluminados pelas palavras de Lucas 12. 25 – 31 e do Salmo 36, professores e funcionários tiveram a oportunidade de meditar a vida de Bárbara à luz da Palavra de Deus e dos fatos que marcaram sua vida. Apesar de todas as dificuldades e provações, ela manteve o seu compromisso fiel com a Vida, e uma vida em abundância.
 
Com o objetivo de salientar ainda mais os aspectos de doação e partilha de Bárbara, os alunos vivenciaram uma atividade de convivência mais plena.

Inicialmente, foram introduzidos dentro do Espírito que norteou a vida da Fundadora, sua saída da Áustria e a chegada ao Brasil, marcada por uma fé determinada. Na sequência, acolhemos a Palavra de Deus, Nossa Senhora e o quadro de Bárbara Maix, enquanto o Hino da Beatificação era cantado.
 
Na seqüência, os alunos aprenderam a brincar com o jogo Bárbara Maix: de Viena ao Brasil, já divulgado aqui Blog. Cada aluno recebeu também o livro Bárbara Maix: Um compromisso com a Vida. Para encerrar, ao dom de Louvai a Deus e a sua misericórdia, cada aluno recebeu o livro: Bárbara Maix: Um compromisso com a Vida.
À medida que se aproxima o grande dia da Beatificação, vamos renovando nossas esperanças, compromissos e sobretudo a nossa fé no Deus da vida.
 

Denilson Ansenello
blogbeatificacao@gmail.com

"O Pedrão era seu dom e foi sua herança"

Toda sua vida foi dedicada a despertar o desejo de Deus em todos os que encontrava em seu caminho, desejo de que Ele fosse conhecido,amado, louvado e, nunca ofendido.
     Os maiores sofrimentos e provas não conseguiram perturbar-lhe a paz ou  enfraquecer-lhe a caridade para com Deus e para com o próximo. Fundamento e alavanca de sua espiritualidade era a Santíssima Trindade.
Sempre e em tudo, a primazia era a Vontade de Deus. O seu refrão: “Se Deus quiser...”
     

A cordialidade evangélica foi fruto principal da sua caridade heróica e do espírito com que animava a todos, terna, bondosa e misericordiosamente. Era mãe, irmã e amiga. Era ponte de união e estreitamento de laços afetivos das Irmãs  entre si, entre as pessoas conhecidas – envolvimento de amor de todos para com todos.
 

Logo escreveu  nas Constituições que a caridade deve ser a primeira lei da Congregação.
 

Punha em prática todas as obras de misericórdia corporais e espirituais, mas distinguiu-se pela predileção para com quem a perseguia e caluniava. O Pedrão era seu dom e foi sua herança.
 
(Teólogos de Roma sobre Bárbara Maix)


blogbeatificacao@gmail.com

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Cartas: estreitando distâncias, alargando conhecimentos


Cartas, canções e palavras
Assim tão vivas
Nunca parecem demais
Cartas, canções e palavras
Saem voando mas não se perdem jamais...
(Sá e Guarabyra)

Durante o mês de setembro, os alunos dos 5ºs anos , do Colégio Puríssimo (SP), elaboraram cartas, para serem enviadas as Irmãs da Congregação do Imaculado Coração de Maria, em missão fora do Brasil.
 
Nas cartas produzidas pelos grupos, as crianças queriam saber um pouco mais da missão das Irmãs, na Itália, em Moçambique, no Haiti, na Bolívia e na Argentina e sobre as festividades em comemoração à beatificação de Madre Bárbara Maix.


 A ideia da escrita de cartas para alguns desses países, sugerida por várias crianças, despontou como forma elementar de estabelecer contato entre alunos e alunas e as Irmãs, aproximando-nos, naturalmente, com a função social desse gênero textual.
 
Partimos para elencar as questões que as crianças tinham interesse em descobrir:
 
- Como é viver no país em questão;
 
- Que trabalho é desenvolvido pelas Irmãs e que dificuldades encontram para tanto.
 
Além disso, motivados pelo momento em que estamos vivendo intensamente – a Beatificação de Bárbara Maix -, as crianças quiseram saber de que modo têm ocorrido as comemorações deste importante momento para a história da Congregação que é, sobretudo, marco da fé e do trabalho de doação incondicionais de Bárbara, assim como da continuidade deste trabalho, através das Irmãs, nos respectivos países.

 
Declarações:
 
“Foi legal saber que as Irmãs iriam receber a carta.” Felipe Guidotti
 
“Eu senti muita alegria ao escrever a carta, pois sabia que estava escrevendo para pessoas de outro país que usam seus dons para ajudar as pessoas. Isto foi uma experiência que nunca vou esquecer, porque essas Irmãs fazem parte de nossa história, da história do Colégio Puríssimo.” Karoline Kazuê Yabuch
 
“Eu me senti muito feliz em saber que a carta escrita por mim e por meu grupo será lida pelas Irmãs da Congregação! E também aprendi que há outro meio de saber as coisas: não é só ir até o computador e pesquisar, há meios muito diferentes e divertidos de se achar respostas, como cartas, bilhetes, etc.” Gabriela Rovai
 
“Foi muito divertido escrever as cartas para as Irmãs, pois foi um trabalho em grupo e também eu posso aprender como elas vivem lá na Bolívia, se elas responderem.” Fernando Narcizo 
“Para mim foi emocionante escrever as cartas para as Irmãs. Nós estaremos nos comunicando com as Irmãs de outro país, mas por meio de cartas, não por telefone, nem por e-mail, é por carta. Também me deixou ansioso pela resposta.” Floriano Alteia Costa
 
“Talvez iremos conhecer mais sobre a vida das Irmãs da Congregação.” Bianca Caroline Benedicto
 
“Nós perguntamos como é a cultura e qual a missão das Irmãs no país em que estão e estamos curiosos com as respostas.” Marcelo Afonso Manoel
 
“Ao escrever a carta senti uma ansiedade por uma resposta lá da Argentina. Mas também senti que as Irmãs vão gostar de receber nossa carta.” Maria Júlia Geraldo Oliveira 

Denilson Ansenello
blogbeatificacao@gmail.com

Colaboradores/as participam de Tríduo em preparação a Beatificação de Bárbara Maix

Em preparação a beatificação e refletindo sobre as virtudes teologias de Bárbara Maix, os/as Colaboradores/as da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria iniciaram tríduo preparatório. O primeiro encontro aconteceu nesta quinta-feira (24) na Capela São Rafael, no Instituto Coração de Maria, em Porto Alegre.

“Muitas coisas estão acontecendo em virtude deste evento extraordinário para a Congregação e para a Igreja. Estamos em festa toda a Congregação: Irmãs, leigos/as e Colaboradores”, destacou Irmã Marlise Hendges, Diretora Geral da Congregação ao iniciar o encontro.

O tema refletido  “Fé” e “Fortaleza”, especialmente no texto bíblico: Tg 2,14-26, onde encontramos a frase “ Com efeito, como o corpo sem o sopro da vida é morto, assim também é morta a fé sem as obras” . A passagem foi refletida na trajetória de Bárbara de Viena ao Brasil. As Irmãs Amélia Thiele e Elida Debastiani ajudaram na reflexão.

Mais encontros acontecerão e já tem data marcada: dias 07 e 26 de outubro.

“Bárbara tinha uma fé inabalável, uma esperança sem limites e uma caridade que foi a razão de ser de toda a sua obra” (cf. Summarium, p. 36, § 59). 




Magnus Regis e Ir. Élida Debastiani
blogbeatificacao@gmail.com

Divulgada a beatificação em Sinop (MT)

A divulgação da beatificação de Bárbara Maix está a todo vapor na cidade de Sinop, em Mato Grosso. Irmã Janet, envia registros da divulgação feita durante uma missa na Paróquia de São Francisco de Assis, oportunidade em que a Vida e Obra da fundadora foi detalhada para os/as fiéis presentes à celebração.


Magnus Regis
blogbeatificacao@gmail.com

Alunos/as visitam Memorial Bárbara Maix


Também as crianças se encantam com a história de Bárbara Maix, a futura Bem-Aventurada da Igreja. Prova disso, são os/as alunos/as do Colégio Dom Feliciano, da cidade de Gravatí (RS), que realizaram visita ao Memorial Bárbara Maix, em Porto Alegre.
Ao todo, 19 turmas passaram pelo espaço que preserva boa parte dos pertences que foram da fundadora das Irmãs do Imaculado Coração de Maria como anel, toalhas, cartas, ostensórios, móveis, dentre outros.
Os/as alunos/as foram recebidos pela coordenadora do espaço, Irmã Leonilde Trevisan que explicou mais sobre a Congregação ICM e também sobre a cura de Onorino Ecker, milagre que fez o Vaticano reconhecer a beatitude de Bárbara Maix.
O Memorial Bárbara Maix  está localizado na Rua Prof. André Puente, 460, bairro Independência. O local é aberto para visitação pública. Paga agendar uma visita, basta entrar em contato pelo telefone (51) 3311-8364 ou pelo e-mail: contato@memorialbarbaramaix.com.br.

Magnus Regis
blogbeatificacao@gmail.com

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Colégio Madre Imilda divulga beatificação de Bárbara Maix


Partilharam com o Blog:
Irmã Anísia Thiele envia fotos do desfile cívico de 7 de setembro, ocorrido em Caxias do Sul (RS).  Os alunos/as do Colégio Madre Imilda promoveram, durante o evento, a divulgação a fundadora Bárbara Maix e também a grande celebração de beatificação.

 blogbeatificacao@gmail.com

Seguindo os passos de Bárbara Maix

Neste tempo de preparação para a Beatificação de Bárbara Maix, os alunos do Colégio Puríssimo tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da vida de nossa Fundadora mediante trabalho desenvolvido pelos professores Leandro Pinton, Denis Bianconi e Denilson Ansanello.

Por meio dos recursos da web 2.0, foi montado roteiro via Google mapas e demarcado todos os passos de Bárbara: do seu nascimento e vinda para o Brasil, passando pela expansão da Congregação no mundo.

O percurso pode ser feito de duas maneiras: a primeira, trabalhar com os nossos alunos em forma de jogo. Para isto, basta acessar o endereço: http://blogandoageografia.blogspot.com/ 

A segunda, é preciso clicar no link abaixo para visualizar o mapa em tamanho maior:
http://maps.google.com.br/maps/ms?hl=pt-BR&ie=UTF8&msa=0&msid=116149026296176724302.00048cfe103cf1cb12925&t=h&z=2

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Congregação disponibiliza síntese sobre os 14 anos de Bárbara Maix em Porto Alegre


Com a proximidade da beatificação de Madre Bárbara Maix, que acontecerá no dia 06 de novembro em Porto Alegre, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria disponibiliza ao público uma síntese dos 14 anos em que Bárbara atuou em Porto Alegre (1856 a 1870).

Irmã Gema Tonial, integrante do Conselho Geral da Congregação, é a responsável pela elaboração da síntese que teve como base o “Documentário”, de autoria do Padre Octavio Cirilo Bortoluzzi.

Trata-se de uma rica fonte de pesquisa sobre a vida da fundadora da Congregação e também de uma parte da história do Rio Grande do Sul, uma vez que Bárbara Maix contribuiu significativamente com a Ação Social e educacional em Porto Alegre, quando atuou em Asilo para crianças abandonadas na Santa Casa de Misericórdia, Escolas e Pensionatos para jovens.

Veja entrevista de Irmã Gema ao site da Congregação

ICM-SEC: Alguma motivação especial para a elaboração da síntese?

Irmã Gema: Minha motivação, ou melhor, inquietação era celebrar a Beatificação de Bárbara Maix, em Porto Alegre, sabendo que ela viveu na Capital do RS, durante 14 anos, sem dizer isso a mais pessoas. O período 1856 a 1870 já vai muito longe, por isso é necessário comunicar.
 

Irmã Gema Tonial
Para mim, é importante que as pessoas que participam da Beatificação tenham esse conhecimento. Estamos participando da Beatificação de uma mulher, uma pessoa Consagrada que, por amor a Deus e aos irmãos mais necessitados, deixou a pátria, a família, e saiu deixando-se conduzir por Deus, totalmente entregue aos seus cuidados e à Sua Vontade.
 
ICM-SEC:Sempre falamos no Pioneirismo de Bárbara ao chegar no Brasil e fundar a Congregação no Rio de Janeiro. No Rio Grande do Sul, isso foi diferente?

Irmã Gema: É necessário que se diga que a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, que tem seu início com Bárbara Maix, foi a primeira Congregação feminina a marcar presença no Rio Grande do Sul. Isso aconteceu na cidade de Pelotas, no ano de 1855. Em Porto Alegre, seu pioneirismo se manifesta em aceitar o convite para atender às meninas da “Repartição dos Expostos”, e sua luta por condições dignas para esse atendimento. Mostra-se, ainda, ao oferecer o trabalho das Irmãs para atender os soldados feridos na Guerra do Paraguai e confeccionar fardamentos para os mesmos.

A Congregação por ela fundada continuou seu pioneirismo no Estado, onde fundou a Escola Nossa Senhora de Lourdes, em Vale Vêneto (1892); a Escola Madre Bárbara, em Lajeado (1897), a Escola Sagrada Família, em Monte Belo do Sul, (1898) e a Escola Imaculada Conceição, de Dois Irmãos (1900), só para citar algumas.

ICM-SEC: Com os 14 anos de vivência em Porto Alegre, qual a grande lição deixada por Bárbara?

Irmã Gema: Se há uma grande lição é esta: a persistência e o comprometimento com o que intuía ser Vontade de Deus, expressa no cuidado com as meninas a ela confiadas. Lutou com todas as forças contra as contrariedades e, em meio à extrema pobreza, buscou sempre o melhor para as crianças, que considerava “pérolas de subido valor”.
E para falar da lição deixada por Bárbara, mencionamos de seus escritos: “Coragem! Tudo tem seu tempo estabelecido por Deus”... “Agora é o tempo em que os bons devem permanecer firmes. Deus é por nós e quem nos pode prejudicar?”

A Síntese “Bárbara Maix: 14 anos em Porto Alegre”, de Irmã Gema Tonial, está disponível no Site das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, www.icm-sec.org.br. Confira!

Magnus Regis
comunicacao@icm-sec.org.br

Instituto Imaculado Coração de Maria Divulga a Beatificação de Bárbara Maix em Celebração Eucarística


No dia 19 de setembro, o Instituto Imaculado Coração de Maria, promoveu uma missa de divulgação da Beatificação de Bárbara Maix, na paróquia de São Januário e Santo Agostinho em São Cristóvão – RJ.

A celebração Eucarística foi presidida pelo Frei Celso, dos Agostinianos Recoletos, e contou com a presença animada de Irmãs, colaboradores (as), educandos (as), familiares e toda comunidade de freqüentadores (as) da paróquia.
 
A dirigente da celebração foi a Ir. Ofélia Dias Bernardino, pessoa incansável na divulgação de nossa fundadora Bárbara Maix. Todas as irmãs da Comunidade estavam presentes e foram apresentadas à assembléia, que se manifestou através de aplausos.
 A Homilia foi feita pela Ir. Aureni Alves Pereira, que na oportunidade falou sobre a venerável Bárbara Maix, sua vida e virtudes. Ressaltou a maior herança que Bárbara Maix deixou para suas filhas - O PERDÃO.
“Perante Deus, deixo a vós todas, por herança, aquilo que tenho pela graça de Deus: dou-vos o exemplo de PERDOAR sempre como todo gosto e consolo do meu coração”.

Nossos (as) educandos (as) tiveram participação ativa em todos os momentos, especialmente na Entrada da Bíblia e na procissão de ofertório, era notório o entusiasmo e dedicação deles (as) para que tudo fosse bem feito.
 
O nosso Coral de Educandos (as) e colaboradores (as), junto com o grupo de música da paróquia empolgaram toda a assembléia com seus cantos. Destacou-se a alegria quando na Ação de Graças cantaram o Hino da Beatificação de Bárbara Maix.
    Nossos (as) colaboradores (as) participaram fazendo as leituras, Salmos, Antífona do Evangelho, Preces, além de cantarem e animarem a todos(as) presentes.

No término convidamos todos (as) a participarem da palestra: “Bárbara Maix – Vida e Virtudes” que acontecerá no dia 16 de outubro, no Instituto Imaculado Coração de Maria, com intuito de divulgar a venerável Bárbara Maix.

Na saída os participantes ganharam orações de Bárbara Maix e foram convidados(as) a participarem da Celebração da Beatificação.
 
Enfim, como escreveria Bárbara Maix:
“NOSSA MISSÃO É GRANDE”

Karla Pedrosa
Compartilharam com o Blog: Comunicação  do psicanalista Anelore Schumann enviada para Irmã Zoile, ao receber o convite para a Beatificação de Bárbara Maix

Bom dia Irmã Zoile,

Agradeço  o convite e felicito a todas as pessoas da Congregação Imaculado Coração de Maria.

Bárbara Maix segue sendo exemplo de mulher trabalhadora  que valoriza o ser humano e luta pelas pessoas menos favorecidas. Uma líder que perseverou enfrentando inúmeros obstáculos valorizando o trabalho das pessoas que lutavam com ela em prol de um objetivo comum:
o bem estar e o crescimento pessoal e do grupo.

Um exemplo a ser seguido.

um grande abraço


Anelore Schumann

psicanalista

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Equipe confecciona 319 estolas para evento da Beatificação de Bárbara Maix

As equipes envolvidas na beatificação de Bárbara Maix prosseguem com os trabalhos a todo vapor. A celebração acontecerá no dia 06 de novembro de 2010, a partir das 13h30min, no Gigantinho em Porto Alegre (RS).

Uma das equipes que segue ritmo acelerado de trabalho é a responsável pela confecção das estolas que serão usadas pelos padres e bispos durante a Celebração. Em uma primeira etapa de trabalho já foram confeccionadas 191 peças e, agora, estão sendo produzidas mais 128 unidades somando, assim, 319 estolas.

Segundo Irmã Edelise, integrante da equipe,  as estolas estão sendo confeccionadas em tecidos Oxford. Um total de 246 metros de tecido foram utilizados, sendo 150 metros na primeira etapa e outros 96 metros nesta segunda remessa em produção.Nas estolas foi impresso a logomarca da Beatificação e a representação do Coração de Maria, idealizada por Bárbara Maix.

Além das estolas que estão sendo feitas em Porto Alegre, um grupo de Irmãs também produz outras  40 unidades em São Paulo (SP).


Magnus Regis
blogbeatificacao@gmail.com

Equipe de Ornamentação intensifica preparativos para Beatificação

Não diferente das demais equipes Pró-Beatificação, a Equipe de Ornamentação está animada e empreende esforços para que a  grande celebração que tornará Bárbara Maix como a mais nova Bem-Aventurada da Igreja em tudo seja bonito e harmônico. Confira comunicado enviado pela equipe ao Blog Pró-Beatificação:

Retomamos o Objetivo Geral:

 
“Celebrar a Vida e a Obra de Bárbara Maix,
na sua intensidade, relacionando “Arte e Beleza” 
com Evangelização e missionariedade”.

Que todos se sintam tocados e elevem o coração a Deus diante desta figura de Mulher que foi Bárbara Maix e nos impulsione a cumprirmos nossa missão com criatividade e ousadia proféticas.



Estivemos reunidas no dia 11 de setembro, a partir das 8 horas.


Estavam presentes um pequeno grupo, tendo em vista outros compromissos que surgiram. Inicialmente, fez-se um momento de espiritualidade, onde passamos um CD, pesquisando nas cartas de Bárbara “A Palavra” – após, a Palavra da Igreja, confirmando a santidade de suas virtudes – Teólogos – Roma/2008 e a Palavra da Congregação que jubilosa aguarda o momento festivo onde conclama a todas e a todos para que nos preparemos espiritualmente para a grande Celebração Jubilar.
 
Junto a nós estavam também a Ir. Elida Debastiani, responsável pela Liturgia e Ir. Joana Guedini que integra a Equipe Central de Beatificação, responsável pelas finanças. Foi  oportuna a sua presença! Clareamos dúvidas e juntas definimos e assumimos pontos comuns.

Retomamos o Projeto de Ornamentação e definimos o que realmente necessitamos adquirir e/ou dispensar, (pesquisar preços) – conforme normas propostas para este momento de Beatificação, dentro da estética, do bom gosto e que inspire espiritualidade.
Sorteamos o “Lindo Quadro”, pintado a óleo por Irmã Laudete Cheron, integrante do grupo que espontaneamente quis colaborar com a equipe. A ganhadora do premio foi para Vale Vêneto, nº 510 – Santa Maria.

Finalizamos nosso encontro com a reflexão:

  • Como equipe, como nos sentimos às vésperas da Beatificação da Venerável Serva de Deus – Bárbara Maix?
  • Quais os apelos que nos faz hoje no cumprimento de nossa missão, como Irmã do Imaculado Coração de Maria, neste momento histórico que nos envolve?
Como Bárbara queremos expressar:
“Em tudo seja Deus louvado e bendito”!

Que os “Dons” recebido por Misericórdia de Deus sirvam para louvá-Lo e engrandecê-LO, tornando o ambiente jubilar  que nos envolve mais harmonioso e belo!
Bárbara Maix! Mulher da Arte e da Beleza !

Pela Equipe, Ir. Marileides Bellenzier

blogbeatificacao@gamil.com

Colégio Auxiliadora divulga Bárbara Maix em caminhada cívica


O Colégio Auxiliadora participou da caminhada cívica no dia sete de setembro para saudar a PÁTRIA numa manifestação espontânea daqueles que acolherem ao convite da escola.
Traz para a caminhada cívica uma representação de alunos, pais, professores e funcionários que fazem sua homenagem a Bárbara Maix pela Beatificação. 



Abrindo a caminhada destaca a Beatificação de Bárbara Maix.
A frase, “BÁRBARA MAIX – FUNDADORA DA CONGREGAÇÃO, RUMO A BEATIFICAÇÃO”, seguida do Banner com a imagem da Fundadora e de Nossa Senhora Auxiliadora, carregado por alunas identificadas com vestes características das Irmãs do Imaculado Coração de Maria que lembram a sua presença na comunidade.


A seguir alunos destacam as virtudes de Bárbara Maix:
•    Fé
•    Esperança
•    Amor
•    Prudência
•    Justiça
•    Fortaleza
•    Paciência
•    Perdão
•    Humildade
•    Coragem
      ...E frases significativas ditas por ela.
   
Um grupo de professores e funcionários usando a camiseta com a logomarca da BEATIFICAÇÃO convidam a população para o “Rito de Beatificação” no dia 6 de novembro.


Em sua homenagem para a APAE utiliza a frase “EU VI A GRAÇA DE DEUS CRESCER EM TI...” Bárbara Maix.



blogbeatificacao@gmail.com