sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Irmãs e leigos ICM Teresina mobilizam-se contra o Trabalho Escravo

Combate – Na semana em que foi lembrado o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, as Irmãs do Imaculado Coração de Maria de Teresina, juntamente com os Leigos/as ICM participam de mobilização promovida pela Comissão Pastoral da Terra regional.

Em uma das ações, o leigo ICM Francisco Alan concedeu entrevista a Rádio Verdes Campos naquela cidade, onde alertou aos trabalhadores rurais sobre os riscos desta moderna forma de escravidão que também é uma das formas de Tráfico de Seres Humanos.

O Blog Pró-Bárbara Maix disponibiliza matéria do portal TvCanal13.com:

Comissão da Pastoral da Terra registra trabalho escravo em Teresina

No início da tarde desta quinta-feira (27), o Francisco Alan, representante da Comissão da Pastoral da Terra concedeu entrevista na rede de Rádio Verdes Campos Sat onde falou sobre o trabalho escravo no Piauí.

Francisco Alan falou sobre dados do Piauí no trabalho escravo: ”Antes era o segundo o Estado em trabalho escravo, hoje está em sexto. É um Estado aliciador e escravizador. Essa situação está acontecendo em empresas do próprio Piauí"

O representante da Comissão explicou como acontece o aliciamento dos trabalhadores: “Os trabalhadores são aliciados pelo chamado ‘gato’, que oferece diversas vantagens. Ao chegar no local, os trabalhadores ficam em situação precária”.

Alan alertou que casos de trabalho escravo já são registrados em Teresina. “Recebemos denúncias de trabalha escravo em Teresina, a maioria dos casos é na região sul, mas não existe só nessa região”.

O representante contou que 134 trabalhadores foram resgatados entre 2009 e 2010, sendo sua maioria das cidades de São Raimundo Nonato, Currais, Bom Jesus. Ele apontou a criação de centro de qualificações para os trabalhadores rurais como medida de combater o trabalho escravo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário