terça-feira, 1 de março de 2011

BÁRBARA MAIX: PRESENÇA RAVIVADORA NO COLÉGIO MÃE DE DEUS

    Passado o ano em que nos preparamos e celebramos a beatificação de nossa fundadora, iniciamos 2011 ainda mais confiantes em suas bênçãos e proteção. Vivendo este espírito, os educadores e educadoras do Colégio Mãe de Deus abriram sua jornada pedagógica realizando a entronização da relíquia de Bárbara Maix na capela da escola.
    Inicialmente reunidos no auditório, os educadores foram convidados à escuta da Palavra, com a leitura de Ap 7, 2-4.9-14, de onde se aprende que somos povo de Deus, reunidos pelo Cordeiro que vence o pecado do mundo. Logo em seguida, a irmãs da comunidade conduziram a relíquia até a capela e foram seguidas, em procissão, por todos os educadores, enquanto se cantava o hino da beatificação. Na capela, a relíquia foi posta em seu nicho pela diretora da escola, Irmã Elenar, que também proclamou o Evangelho de Mt 5, 1-12a, passagem das Bem-Aventuranças, tradutora de toda mística da fundadora e da congregação.
    Falando aos educadores, Irmã Elenar lembrava que, se a relíquia é presença real da fundadora em nossa comunidade, cada educador também precisa se tornar “presença de Bárbara” ao assumir sua missão. Desta forma, reforça-se o convite que vem sendo feito a cada componente da comunidade escolar: o de assumir verdadeiramente a identidade do Imaculado Coração de Maria em seu ser e em seu fazer cotidiano. 
O Serviço de Pastoral, finalizando a celebração, convidou todos a fazerem um silêncio contemplativo diante da relíquia e do Cristo Eucarístico, enquanto se escutava a “Bênção de Bárbara Maix”. Neste sentido lembrou-se também que esta relíquia quer ser, para nós, sinal de conforto e força diante das adversidades e que estará sempre em nossa capela, para que a visitemos.  

Renato Machado
Coordenador da Pastoral Escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário