terça-feira, 26 de abril de 2011

Escola Pio XII: Celebração Eucarística de Páscoa – 20/04/2011

Estamos na Semana Santa, tempo de conversão e de penitência, assumindo atitudes de vigilância, oração e caridade fraterna. Como Comunidade Educativa do Imaculado Coração de Maria, antecipamos a nossa Celebração de Páscoa, comprometidos com a vida ressurgida, na alegria da fé, com o Deus da vida. Ele, ao ressuscitar seu Filho, ressuscita todo aquele que acredita na vitória da vida sobre a morte.

Apresentamos os nossos símbolos de vida e fé, que nos remetem à CF/2011: Vida no Planeta: o Globo terrestre, a Cruz, água e ramos verdes, com a animação litúrgica, própria do Tempo Pascal, reunidos em assembléia, professores e funcionários dos diferentes setores e serviços da escola, perfazendo um total de, aproximadamente, 70 pessoas.
 
O ato penitencial, com aspersão da água, numa atitude de conversão e disposição para a mudança de vida, assumindo a fundamental relação entre a água e o planeta como um todo e sinal de nosso compromisso na preservação, promoção e defesa da vida. 
 
No Glória, o Cristo, Luz do mundo, no Círio Pascal, nos indicando no empenho de participar da construção da sustentabilidade do planeta. 
 
Com as leituras do vídeo “Planeta Terra”, o Salmo 118/117 e o Evangelho de João Jo 20, 1-9, acompanhamos Maria Madalena que vai ao túmulo e, ouvir dela, a grande noticia: “Jesus não está entre os mortos, Ele está vivo e presente entre nós. Alegremo-nos!” 
 
Alegres e confiantes com o anúncio da “discípula” de Jesus, ousamos afirmar a nossa profissão de fé “no desenvolvimento sustentável – econômico, ambiental e de bem estar social, na erradicação da pobreza, na diminuição do consumo excessivo e do supérfluo, no empenho criativo e solidário pela humanidade para um futuro melhor, no dom inestimável que é a vida defendendo o desenvolvimento de um grande projeto de políticas públicas que atuam nas situações emergenciais do Brasil e, reafirmamos que toda a criação faz parte da obra criadora e redentora de Deus, nos remetendo a um lugar legítimo como elos ou elementos de uma rede cósmica maior.”
 
Fizemos as nossas preces como comunidade pela Igreja, famílias e nossos alunos, funcionários e pelas Irmãs, pelas vítimas da  atrocidade da Escola Estadual de Realengo, que ceifou brutalmente 12 vidas de crianças e adolescentes, com profundo sofrimento às suas famílias e toda a comunidade local, estarrecendo o mundo e nos questionando, profundamente, como humanidade  na perspectiva da fé e da cidadania.
 
Nas Oferendas, em comunhão com todos os grupos organizados em defesa do Planeta, realizamos o nosso singelo gesto de solidariedade, ao Lar Santos Anjos Custódio, com doação de chocolate para as 45 crianças atendidas por esta obra de caridade. 
 
Com a Bênção da Fundadora Venerável Bárbara Maix, encerramos a celebração e nos encaminhamos para a confraternização de Páscoa e Paz, degustando um delicioso bolo com refrigerantes e bombons.
 
As Irmãs, presentearam a todos, com a Revista do SEC – Sociedade Educação e Caridade, da fundação à Beatificação, em seus espaços de missão – Beatificação da Serva de Deus Bárbara Maix. 
 
Desejamos uma Feliz e Abençoada Páscoa a todos.

ORAÇÃO DE PÁSCOA COM O ENSINO MÉDIO: “Jesus, luz e esperança do mundo”

A Oração de Páscoa com todas as turmas do Ensino Médio, junto com os respectivos professores,  foi uma significativa experiência de fé e convivência ao Bem Comum. Um grupo de alunos, com a orientação e acompanhamento do serviço de Pastoral Escolar, prepararam uma reflexão ao sentido cristão da Páscoa, músicas cantadas e tocadas na alegria da juventude, leitura bíblica com explicação do sentido do texto feito por um dos jovens, intenções e Pai Nosso como reconhecimento do bem que nos envolve, a vida como o maior valor  a ser defendido e promovido mesmo diante dos desafios e dificuldades que nos envolvem como cidadãos e pessoas de fé. Exercendo seu protagonismo com liberdade, iniciativa, criatividade, anunciaram pelo testemunho, para outros jovens, a participação coletiva, possível e saudável.  

ORAÇÃO DE PÁSCOA COM O ENSINO FUNDAMENTAL II – Turno da tarde
 
A Oração de Páscoa, com os alunos e seus respectivos professores do Ensino Fundamental II – turno da tarde, foi preparada pelas turmas com um determinado professor.
Cada turma participou criativamente com jogral, leituras, cartazes, orações criando um ambiente de bonita convivência, alegria e participação organizada.
 
O Serviço de Pastoral Escolar, fez o acolhimento apresentando  uma breve introdução sobre a importância de compartilharmos, como escola e juventude, a fé, amizade e os princípios que procuramos defender e promover pela vida estudantil, familiar, de sociedade e planetária. 

Ao final, os alunos deram a Bênção de Páscoa aos professores como sinal de reconhecimento e agradecimento pela dedicação e empenho em viver com eles e pó eles, a realização da missão de educar em contexto escolar. Rezamos o Pai Nosso uma Ave Maria, nos despedimos desejando Feliz Páscoa para todos!









Nenhum comentário:

Postar um comentário