sexta-feira, 20 de maio de 2011

Instituto São Benedito: Desde 1901 educando para vida e cidadania

É com enorme satisfação que toda a família do Instituto São Benedito celebra neste dia 13 de maio os seus 110 anos. Nossa escola, que nasceu graças à determinação e à coragem de Luciana de Araújo se faz presente até hoje, como obra de assistência social à comunidade pelotense.

 
 
Atualmente atendemos, através do regime de semi-internato, cerca de 140 meninas, entre crianças e adolescentes, em situação de risco e vulnerabilidade social, oferecendo além do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), algumas oficinas pedagógicas e culturais, tais como recreação, dança, coral, balé, educação ambiental, artes, trabalhos manuais, informática e formação humana cristã.


Desde 1912, a escola teve sua direção interna e as incumbências dos serviços assistenciais da obra assumidos pelas irmãs da Congregação do Imaculado Coração de Maria, sendo estas verdadeiras acolhedoras, dotadas de um bondoso coração humano e compassivo à carência das meninas que recebem.


Como educadora da instituição, acredito que é possível construir um mundo melhor sim, para todo e qualquer cidadão, independentemente de sua origem social. E o trabalho pedagógico adotado pela nossa escola, contribui de forma significativa neste processo, pois proporciona um estudo direcionado, subdividido em dois turnos, juntamente com a inclusão social de crianças e adolescentes, educando-as para a vida e para o pleno exercício de cidadania na comunidade em que se faz inserida. Todavia, trabalhar no Instituto São Benedito implica em comprometimento: é preciso reconhecer e avaliar a realidade que cada menina traz para a sala de aula na sua bagagem de casa. Pois bem, trata-se de trabalho um tanto quanto árduo. Uma batalha quase que diária, em determinados casos. Mas amplamente recompensatório. Oportunizar a busca de uma nova realidade, de forma digna e virtuosa traduz a verdadeira definição da palavra educar.


No entanto, um trabalho isolado não rende frutos satisfatórios. Como diria o velho ditado, uma andorinha só, não faz verão. Assim sendo, além de contar com a participação das irmãs, o Instituto São Benedito é sustentado ainda por uma diretoria e se mantém através de doações, aluguéis, promoções e sócios da comunidade local. Ao longo dos seus 110 anos, a escola conseguiu se sustentar solidamente, firme em seus propósitos. Necessitamos, contudo, ativamente de parceiros que se identifiquem com a proposta de Luciana de Araújo, e que também gostariam de proporcionar um futuro melhor para os menos favorecidos. Nossas sementes já estão sendo espalhadas. Desejamos intensamente que o nosso trabalho continue a ser abençoado e que possamos celebrar muitos outros anos dando continuidade a nossa assistência que tem como lema o amor, a educação, a caridade e a valorização da criança empobrecida.
 
Professora Gabriele Gonçalves
Instituto São Benedito

Nenhum comentário:

Postar um comentário