sexta-feira, 20 de maio de 2011

PELOTAS/RS - Instituto São Benedito: Há 110 anos educando para a vida e cidadania

Com júbilo, celebramos no dia 13 de maio, os 110 anos de fundação do Instituto São Benedito (Pelotas/RS). Ao celebrarmos nossa história, fazemos memória de Luciana Lealdina de Araújo, senhora leiga, negra e filha de mãe escrava; mulher corajosa, determinada, alicerçada na fé e de coração acolhedor. Em 1901, ela lançou a semente da caridade e da doação em vista de um ideal, para o qual não mediu esforços. Num tempo marcado pelos resquícios da escravatura, pelo preconceito, pela exclusão, Luciana foi audaciosa em propor a fundação de uma casa para atender meninas órfãs e negras, o “Asilo São Benedito”, hoje Instituto São Benedito.
 
O desejo de Luciana era garantir que as meninas tivessem sua dignidade preservada, incluí-las na sociedade de seu tempo, prepará-las para serem mulheres capazes de assumir um lar, uma profissão. Este mesmo ideal foi o de Bárbara Maix, Fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, Irmãs que assumiram a direção interna da Obra em 1912. Hoje, fiéis ao carisma fundacional de Luciana e de Bárbara, procuramos contribuir na construção de um mundo melhor. Busca-se proporcionar a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social para que sejam e atuem como cidadãs autônomas, críticas, conscientes e protagonistas do exercício da cidadania na família, instituição e na comunidade.

Este projeto deve continuar. Deve ser vivido com ardor e esperança. Já se passaram 110 anos e a obra iniciada por Luciana continua viva, isto porque, ao longo desses anos contou com a doação e trabalho de inúmeras pessoas: Luciana e o grupo fundacional, diretorias, irmãs, educadores, voluntários, famílias, colaboradores de perto e de longe etc., onde cada um foi e continua ajudando a construir e levar adiante este projeto.



É por isso que, ao comemorar mais um aniversário, elevamos a Deus nossa gratidão por toda a vida doada e gerada nesta casa; pelos frutos colhidos e as sementes que continuam sendo lançadas. Que São Benedito, o Santo negro, escolhido por Luciana como padroeiro desta casa, interceda junto a Deus por este trabalho e por todos que fazem parte dessa história.

Da celebração Eucarística

Para celebrar este acontecimento, realizou-se uma Celebração Eucarística na Catedral Metropolitana de Pelotas com a presença de todas as crianças, familiares, educadores, voluntários, irmãs, diretoria, amigos e amigas que vieram celebrar conosco. Foi momento muito significativo. Com velas e a imagem de Luciana de Araújo, as crianças conduziram a procissão de entrada onde, também, o casal presidente da instituição levou o a imagem de São Benedito, padroeiro. Irmã Julieta Bertuol, levou o Projeto Educativo da Congregação o qual norteia todo o trabalho realizado no Instituto. A celebração foi presidida pelo Pe. Guilherme Panatiere, vigário da Catedral, o qual, em sua homilia, dialogou com as meninas e, também, com os adultos que aí estavam. 

 
Disse às meninas que elas são criaturas de Deus, portanto, especiais; com dons diferentes, lindas e queridas. Aos demais, destacou ele, a importância do trabalho realizado, da doação que faz com que esta Obra de Luciana de Araújo continue viva. Graças ao esforço, preocupação, desafios e lutas este ideal iniciado a 110 anos permanece marcando presença na sociedade pelotense como sinal e empenho na defesa e promoção da dignidade de tantas crianças e adolescentes atendidas pela instituição. No momento do ofertório, ofertamos os 110 anos de história, alguns dos trabalhos realizados pelas crianças e adolescentes, os quais elas mesmas conduziram junto ao altar do Senhor.

 
Em clima de festa e gratidão, quem animou a celebração foram as crianças, as quais cantaram divinamente. Também, as meninas do balé realizaram uma coreografia. Irmã Julieta Bertuol, no final da celebração, agradeceu a comunidade ai presente pelo trabalho, dedicação e empenho de cada um. Lembrou ela, que há 99 anos, as Irmãs do Imaculado Coração de Maria marcam presença no Instituto São Benedito, enfatizando a missão da Congregação, destacando a semelhança entre o projeto de Bárbara Maix e de Luciana de Araújo. Mulheres fortificadas na fé, de coragem sem igual, que lutaram por dignidade e valorização da vida, especialmente das meninas e mulheres.  
 
 

A noite, na instituição, houve uma solenidade festiva com a presença de muitos convidados. Um grupo de crianças do coral e do balé fizeram uma linda apresentação para os presentes. Também as Irmãs foram homenageadas pelo trabalho, dedicação e amor às crianças e adolescentes do Instituto São Benedito.
 
 
 
 
 
 
 
 


Irmã Luciane Piovesan 
Instituto São Benedito
Blog: http://institutosaobenedito.blogspot.com

Um comentário: