quinta-feira, 2 de junho de 2011

Escola Pio XII/RJ: Amigos, organizem-se para não perder mais!

Ocorreu no sábado, 28 de maio, mais um Retiro dos Educadores ICM, no Instituto Imaculado Coração de Maria, em São Cristóvão – Rio de Janeiro. Foi muito bom! Certamente cada participante chegou com uma expectativa, com um desejo. 

O tema: O nosso Deus é o Deus da Vida – espiritualidade que educa para uma vida virtuosa e comprometida com a libertação, foi apresentado logo no início e a Irmã Adelaide Queiroz Lima dinamizou com competência e simplicidade. Os textos bíblicos e as citações de Leonardo Boff sustentaram e enriqueceram o encontro. Além disso, as citações de Dom Hélder Câmara, de Anselm Grün e as histórias cotidianas de vida tornaram o encontro leve e, ao mesmo tempo, profundo. O convite ao silêncio foi aceito por todos pela oportunidade da viagem interior de que todos precisamos e, por causa dos afazeres diários, muitas vezes desprezamos. 

Descobrimos, discutimos, constatamos, confirmamos conceitos de virtude, de espiritualidade, de educar; do valor da oração; do número 7; dos traços de Deus ( perdão, misericórdia, compaixão, tolerância, alegria...); do Pai Nosso; de Pentecostes; do que somos; das dificuldades da vida atual, seus apelos.

A atenção, o cuidado e o carinho das Irmãs da casa chegaram aos nossos corações, nos acolhendo e nos alegrando. A chuva e o frio daquele característico dia de outono não tiraram o calor amoroso que recebemos das pessoas da casa.


Por fim, o encontro terminou. Estávamos com o coração inflamado pelo Amor de Deus e a alma fortalecida. Em cada um, em cada uma, o desejo de manifestar nas próprias atitudes, gestos e comportamentos, a espiritualidade libertadora, aquela que visa um mundo ético, solidário, justo, fraterno. 
 

Regina Celi B. Ramos
Equipe de Pastoral Escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário