quarta-feira, 6 de julho de 2011

Ação de Graças: Missa lembra aniversário da Bem-Aventurada Bárbara Maix e Festa do Imaculado Coração de Maria

O Serviço de Pastoral Escolar da Escola Pio XII preparou a Celebração Eucarística em Ação de Graças ao Aniversário da Bem-Aventurada Bárbara Maix  e festa o Imaculado Coração de Maria como culminância do Tríduo iniciado com a Peregrinação.
A Ir. Maria Aparecida encaminhou o seguinte texto como introdução à Celebração: “Celebrar a Eucaristia é, antes de tudo, celebrar a memória de Jesus Cristo presente no meio de nós. O coração humano precisa expressar o amor que carrega em si. Em tudo o que fez, a BEATA Bárbara demonstrava o grande amor que tem por Deus.
A dimensão litúrgica e celebrativa estiveram sempre muito presentes na vida da BEATA Bárbara Maix. Ela tinha em mente a formação religiosa das Irmãs, das meninas e das senhoras com quem trabalhava. Celebra cada sinal de crescimento das crianças, especialmente quando vão aderindo aos valores cristãos, aos Sacramentos e à vida de oração, estabelecidos nos Asilos. Desde cedo, confecciona materiais especiais para ornamentar a capela, dedica-se, juntamente com as Irmãs, na confecção de alfais, flores, outros objetos religiosos, expressão de seu amor e gratidão para com Deus.
 
Na carta de setembro de 1871, assim ela expressa: “Queria escrever ainda ontem à noite, mas deixei para hoje, porque, a respeito de um ponto, eu ainda não conhecia a Vontade de Deus, como a conheci hoje, após a Santa Comunhão”. Em outra ocasião manifesta: “na segunda-feira, tivemos a Santa Missa, Deus seja louvado! Eu me senti mal, mas depois, como de costume, melhorei. Ganhei mais um tempo de vida. Sem a Santa Comunhão, eu não iria longe, neste mundo. Ela faz uma grande diferença em meu corpo”.
 
Unindo nossas vozes com toda a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, nossa comunidade Educativa quer bendizer a Deus pela memória da vida de Bárbara Maix, pela Fundação da Congregação e pela Festa do Imaculado Coração de Maria. É dele que nos vem a força da missão.”
Recebemos o Frei Silvio Ferrari para presidir a celebração, com a entrada do quadro do Imaculado Coração de Maria, doze rosas vermelhas e uma bonita vela acesa, levados pela Ir. Expedita, professoras e um coroinha, nosso aluno do Ensino Médio.
Duas alunas do 6º AE participaram cantando alguns refrões dos cantos.


    Ó Bárbara, bendita és tu,
    Fiel Serva do Senhor!
    Anima o nosso caminhar
    Na esperança, fé e amor! 
     
A Bíblia e o Relicário da Beata Bárbara Maix, entraram em procissão. Seguiu-se a leitura de um texto sobre a vida de Bárbara Maix, Fundação da Congregação, Beatificação e do Imaculado Coração de Maria, elaborado pela professora Regina Celi. Rezamos o Salmo 32 e foi proclamado o Evangelho de Lc 1, 39-56.
O celebrante fez uma bonita homilia reconhecendo a importância e o valor da história de Bárbara Maix, concretizado nas Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Ir. Maria Aparecida fez uma breve reflexão sobre a importância do Imaculado Coração de Maria. 
Como Comunidade Educativa e de Fé, fizemos as nossas preces para a Igreja, Papa, Bispo, nosso celebrante, Planeta, Escola, Famílias de nossos alunos, Irmãs ICM e pela Ir. Madalena e a mãe de nossa colega que hoje se encontram junto ao Pai.
Nas oferendas realizamos a procissão dos Peregrinos 2011, na disposição de caminharmos como escola cidadã iluminada pela fé, animados pela história e vida da Beata Bárbara Maix e, pelo Imaculado Coração de Maria:


        Refrão: 
Bárbara! Serva de Deus!
        Bárbara! Profetisa do amor!
        Bárbara! Intercede por nós
        Junto à mãe de Jesus nosso Salvador!

O Hino ao Coração de Maria foi o canto final seguido das palavras da Ir. Expedita com entrega da revista da Congregação aos familiares e amigos presentes.
Somos agradecidos ao Deus da Vida por sua Aliança de Amor eterno concretizados em nosso trabalho de  Educação na mediação do Projeto educativo ICM, sob a proteção de Bárbara e do Imaculado Coração de Maria.

Rio, 30 de junho de 2011.
Serviço de Pastoral Escolar



Escola Pio XII
Rio de Janeiro
http://www.escolapioxii.g12.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário