quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Colégio Mãe de Deus participa do encontro de estudantes das escolas católicas

No dia 11 de agosto os alunos Fillipe Fraga Matiazo, Igor Pacheco de Azevedo Batista (ambos da turma 301) e Árima Silva da Cruz (202) representaram o Colégio Mãe de Deus no Colégio Santa Teresa de Jesus, em um encontro que reuniu estudantes do Centro Social Antônio Gianelli, São Francisco, Glória, Madre Raffo, Marista Assunção, Vettorello e do próprio Santa Teresa de Jesus.

O objetivo da atividade era o de partilhar as ideias recolhidas nas respectivas escolas a respeito da realidade do jovem e daquilo que ameaça sua vida e dignidade, para propor um projeto de lei que auxilie na proteção, desenvolvimento e cidadania das juventudes. Tudo isso, feito como preparação para o dia 21 de setembro, Dia Internacional da Paz, quando este projeto será apresentado pelos estudantes na Assembléia Legislativa.

Tendo isso como horizonte, os estudantes foram lembrados, no início do encontro que todos estavam ali representando instituições que, somadas, responsabilizam-se pela de educação de, pelo menos, seis mil pessoas. Esta responsabilidade foi muito bem traduzida na celebração de abertura que, em sintonia com a campanha “Basta de Violência e Extermínio de Jovens” (www.juventudeemmarcha.org), montou uma “bandeira de mãos”, clamando pelas transformações que a juventude tanto anseia. Ali se expressaram o lamento pelas vidas abreviadas pela violência e a esperança de um mundo novo.

Em seguida, organizados em três grupos, os participantes relataram aquilo que fora refletido e coletado nas escolas, para, no final, partilhar suas conclusões no grande grupo. Pode-se dizer que, como grande anseio, apareceu a necessidade do jovem ter uma efetiva “iniciação política” na escola para tomar maior consciência de sua cidadania e participar mais ativamente das decisões da sociedade. Como bem foi verbalizado em determinado momento, os jovens não são o “futuro”, mas cidadãos do presente.

Com a discussão inconclusa, decidiu-se agendar um novo encontro para formular o projeto a ser apresentado. Em todos, ficaram os ecos do hino da campanha contra a violência e extermínio de jovens:

Vamos juntos gritar,
Girar o mundo!
Chega de violência
E extermínio de jovens!


Serviço de Pastoral Escolar

Colégio Mãe de Deus 
Porto Alegre/RS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário