quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Puríssimo presente na Olimpíada de Filosofia de São Paulo

Aconteceu no último dia 24 de setembro, na Universidade Federal do ABC, em Santo André, a I Olimpíada de Filosofia do Estado de São Paulo. A Olimpíada contou com a participação de 40 escolas e 400 alunos, entre eles, alunos do Colégio Puríssimo, os quais apresentaram trabalhos baseados no material de apoio enviado pela Comissão Organizadora.

O Colégio Puríssimo trabalhou o tema: “O mundo é admirável!? O que nos torna plenamente humanos?”. A aluna Luiza Gonzalez (8º2M), elaborou uma balança a partir da qual buscou demonstrar o equilíbrio entre o humano e o mundo, cujo equilíbrio vai se perdendo à medida em que crescemos, uma vez que acabamos achando o mundo banal e perdemos o encanto por ele.

O aluno Tomás Biscaro (9º1M), tratou a questão da nossa liberdade através da fotografia, expressando a nossa liberdade ou não, perante a realidade do mundo, visando também, explorar a nossa plenitude humana e nossa liberdade.

As alunas Ana Carolina Grella e Fernanda Pizano (7º3M), com colaboração da aluna Mariana Pestana (7º3M), fizeram um vídeo ilustrando algumas das ideias platônicas e como temos estas ideias vivenciadas em nosso cotidiano.
As Olimpíadas buscaram acima de tudo, não ter o objetivo de competição, mas de colaboração e de estímulo para o pensamento. As Olimpíadas nasceram da convicção de que as questões filosóficas aparecem na vida de todas as pessoas e em todas as idades. Assim, elas precisam de um cuidado e um estímulo especial para serem incentivadas. Também, é importante criar espaço nas escolas para o debate, além de ter sido um momento “subversivo”, já que o pensar é um ato livre de todo cidadão.

"Nossos sinceros agradecimentos à Direção, Coordenação e pais que permitiram a presença dos alunos nessa atividade. Nossos parabéns aos alunos, que não só representaram brilhantemente o Colégio, bem como, foram elogiadissimos pelos trabalhos que apresentaram", finaliza o professor de Filosofia, Denilson Ansanello.

Saiba Mais

Colégio Puríssimo
Rio Claro - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário