sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Colégio Puríssimo

Os alunos dos 5ºs anos desenvolveram atividades relacionadas ao dia de Finados, feriado celebrado no último dia 02/11, momento de lembrarmos nossos entes queridos que partiram dessa vida. 
Para esse momento de estudo e aprendizado, foram usados dois roteiros: o da história, “O medo da sementinha” de Rubem Alves, e o vídeo-documentário de Luiz Nachbin (Passagem para... nº 120 – “Faça a Coisa Certa”), baseado em experiência na Guiné, onde o velório é feito num ritmo de festa, mas com muito respeito. 

Após o desenvolvimento do tema, os alunos assim se posicionaram:

“A vida é curta, nós temos que aproveitar ao máximo, porque nós nascemos, crescemos e, por fim, morremos. Nós precisamos pensar na morte, senão não vivemos!”  (Isabela F.)
 
“Quando a gente morre, não quer dizer que nós fomos, se entendermos de outro jeito, o ciclo da vida é assim: nascemos, crescemos e morremos. Tem uma vez que perdemos, outra que ganhamos.” (Mariana P.)
 
“A vida e a morte são como amigas...” (Gabriel M.)
 
“Quando não falamos da morte, esquecemos de viver...” (Mariana S.)
 
“A única certeza da vida é que um dia morreremos, mais cedo ou mais tarde.” (Gabriel C.)
 
“Algumas pessoas não gostam de falar sobre a morte, mas chegará uma hora que nós vamos encontrá-la e vamos perceber que será boa.” (Vinícius)
 
“Todos têm medo de coisas novas, até mesmo do que é bom. Quando estamos em um lugar bom, não queremos sair ou parar, igual à sementinha que não queria sair de dentro da barriga da mãe, mas o mundo lá fora era bem melhor.” (Gabrielle)
 
“Eu entendi que tem vários jeitos de encarar a morte.” (Yohann)
 
“O dia de Finados é um dia no qual se celebra as pessoas falecidas e em cada lugar esse evento é de um jeito.” (Kaio)
 
“A morte é como se fosse um estágio da vida, não sabemos como e para onde vamos, não sabemos se a dor vai diminuir ou aumentar” (Flávio)
 
“Nós, seres humanos, nascemos, crescemos, vivemos e morremos. Essa vida na Terra é passageira, você transforma sua vida e sua história.” (Felipe)
 
“Em diferentes culturas, há vários jeitos de interpretar a morte. Em uma cultura, choram quando nasce um bebê e comemoram quando uma pessoa morre, por causa de sua vida. Finados é um dia dedicado às pessoas que já partiram e que foram amadas.”  (Julia)
 
“A morte não é um fim e sim, um novo começo.” (Letícia)
Saiba Mais:

Colégio Puríssimo
Rio Claro - SP
Site: www.icm-sec.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário