quarta-feira, 30 de novembro de 2011

CRB NACIONAL: Superioras Gerais refletem sobre o rosto transfigurado de Jesus

Na manha desta, terça, 29 as teólogas Lucia Weiler, idp e Vera Ivanise Bombonato, fsp, participaram como assessoras da Reunião do  Conselho das Delegadas da União Internacional das Superioras Gerais (UISG), refletindo o tema “Jesus transfigurado- o rosto que nos coloca a caminho. O evento acontece na cidade de Aparecida-SP e reúne religiosas de cerca de 30 países.

O tema foi tratado a partir do método ver, julgar e agir. Após introduzir o tema, Irmã Vera convidou o grupo a fazer um levantamento das situações nas quais se vê a presença do rosto desfigurado e os sinais da transfiguração, seja na sociedade como um todo, seja na Vida Consagrada, em todos os continentes.

Apesar da diversidade das realidades, apareceram convergências que chamaram a atenção de todas: na sociedade os sinais de desfiguração foram a realidade da migração com todo o contexto de desrespeito pela vida, exploração e  injustiça. Ligado a isso, apareceu outro grito:o tráfico de pessoas que toca em particular, a realidade das mulheres. E os sinais de transfiguração são as alianças de solidariedade em nível internacional feita entre as diversas congregações para contrapor às alianças de morte; a solidariedade entre os pobres também foi vista como um sinal de transfiguração muito importante.

De acordo com o grupo, por mais doloroso que seja foi necessário trazer à tona os sinais de desfiguração presente na Vida Religiosa, entre eles ,a  perda da paixão por Jesus, o aburguesamento e a depressão. Esses limites são contrapostos com sinais de vida, de esperança através do acompanhamento pessoal, do investimento numa vida de espiritualidade mais profunda, mais sólida e um compromisso renovado na opção radical a serviço dos mais pobres.

“Toda essa reflexão,” o ver” tem como objetivo nos sensibilizar sobre esta realidade e nos colocar a caminho, com os olhos fixos no rosto de Jesus transfigurado e caminhar com realismo cristão que reconhece que sombras e luzes fazem parte da nossa realidade, porém o mais importante é saber onde se encontra a fonte da vida, mesmo no meio da noite”, disse Irmã Lúcia Weiler.

As teólogas Lucia Weiler e Vera Bombonato continuarão a reflexão sobre o tema a partir do julgar na manhã da quarta,30 para ajudar o grupo a buscar novas formas de seguir Jesus.

Fonte: CRB Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário