segunda-feira, 30 de maio de 2011

Escola Pio XII/RJ: Momento de espiritualidade reúne jovens

O grupo joventude ICM, alunos do 8º e 9º Ano de Escolaridade e Ensino Médio da Escola Pio XII, (Rio de Janeiro) se  encontraram para um momento de oração, estudo e solidariedade.
 
Foi com muita alegria que a Juventude PIO XII esteve reunida num fim de semana deste mês de maio. Nosso encontro mostrou um grupo respeitoso, comprometido e animado em agir em benefício dos necessitados e, sobretudo, no próprio crescimento.
Na capela, ratificamos nossa fé e pedimos a proteção de Jesus, de Maria e de Bárbara Maix. 
Nas dinâmicas, revelamos diferentes marcas da nossa personalidade.
Na convivência, fortalecemos nossos laços de amizade.
Discutimos, combinamos e nos despedimos com o coração leve.
 

Escola Pio XII
Rio de Janeiro
 
blogbeatificacao@gmail.com

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Hospital Arcanjo São Miguel no Dia Mundial do Desafio

Ocorrido no último dia 25 de maio, o Dia Mundial do Desafio mobilizou pessoas em todo mundo lançando um alerta contra o sedentarismo com destaque para o incentivo da prática esportiva. Em Gramado/RS, o Hospital Arcanjo São Miguel, em parceria com o SESC- RS realizou uma manhã de  atividades físicas. A  ação realizada foi um alongamento, orientado pela equipe do SESC que aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância da atividade física no dia a dia. O Hospital Arcanjo São Miguel integra o Setor Saúde da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.
Saiba Mais:

Hospital Arcanjo São Miguel
Gramado - RS
Site: http://www.hasm.com.br

blogbeatificacao@gmail.com

Escola Pio XII/RJ: Ciência e Ecologia na prática

O professor de Ciências, Marcos Paulino, aproveitando conteúdos da CF/2011, trabalhou com os alunos do 8º AE, o cuidado com o meio ambiente.

 

A fim de “propor atitudes, comportamentos e práticas fundamentados em valores que tenham a vida como referência no relacionamento com o meio ambiente” (texto base da CF 2011) e acreditando que a redução de lixo é fundamental  para a preservação ambiental, foi proposto aos alunos que construíssem  maquetes do Sistema Digestório utilizando apenas sucata como material. 
O que seria lixo foi transformado em uma exposição didática, chamada “Sucata Digestória”. Foram confeccionados os órgãos com a sucata de forma livre, contanto que  estivessem  identificados de acordo com a anatomia deste sistema, conteúdo Ciências do 8º ano de escolaridade. 

Aprender sobre o Sistema Digestório  foi ecologicamente limpo e bonito!
 

Saiba Mais:

Colégio N. Sra. Auxiliadora: Fraternidade e a vida no Planeta

O tema da Campanha da Fraternidade 2011 é foco comum no planejamento do Colégio Auxiliadora,  de Rio Pardo/RS, e vem sendo amplamente trabalhado da Educação Infantil ao Ensino Médio.Várias foram as ações planejadas pelo Colégio, nas diferentes disciplinas, e já estão acontecendo no desenvolvimento das atividades cotidianas da sala de aula e em ações interdisciplinares que acontecem em momentos especiais. Estamos felizes pela forma com que este projeto vem se desenvolvendo no Colégio. 
Sente-se um clima de engajamento de todos, professores, funcionários, alunos e famílias, em fim, o Auxiliadora está respirando o clima de “DEFESA DO AMBIENTE” com a responsabilidade de todos na busca da sustentabilidade do nosso planeta. Por todo o Colégio podemos observar os trabalhos realizados pelos alunos que levam a refletir e repensar nossas atitudes para com o futuro do Planeta. 

Neste mês de maio nos corredores do Colégio estão expostos os trabalhos realizados por alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, na disciplina de Artes. Nestes trabalhos os materiais utilizados com certeza estariam no lixo, mas dentro da proposta das professoras Daniela Silva e Daniela Faccin transformaram-se em mensagens de alerta para a necessidade de preservação, mostrando que muitas coisas podem ser reaproveitadas e reutilizadas, diminuindo o consumo e assim contribuindo para a redução da produção de lixo. 
 


O tema também foi trabalhado na 6ª série pela professora de Língua Portuguesa, Marta Daudt, e os poemas produzidos pelos alunos serão divulgados no Jornal local e estão expostos em um painel na entrada do colégio, chamando a atenção para o COMPROMISSO QUE É DE TODOS.

Saiba Mais:

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora
Rio Pardo - RS
Site: http://www.auxiliadorarp.com.br

blogbeatificacao@gmail.com

Escola Pio XII – RJ: Alunos/as visitam Tenda com Relíquia de Bárbara Maix

Alunos do 8º e 9º AE visitam sala da Tenda da Palavra, onde está presente a Relíquia da Bem-Aventurada Bárbara Maix. Cada turma, participou de uma visita celebrativa a Relíquia. Este momento foi realizado sob a orientação dos professores de Ensino Religioso dos anos de escolaridade, Marcelo Muzi e prof. Jorge.
 
Os alunos recordaram fatos marcantes da vida de Bárbara Maix, apresentaram trabalhos em cartazes sobre o significado dos símbolos religiosos, cantaram, meditaram a Palavra de Deus e partilharam alguns desafios para a concretização de uma convivência mais fraterna e amiga entre todos.

Também cada aluno pode observar de perto a Relíquia da Bem-Aventurada, fato este marcado por muito encantamento e curiosidade, típica dos jovens, podendo ser resumidas em frases como: “Nossa, que lindo tudo isto!”, “Professor, posso tocar?”, “Parece que Bárbara está presente de alguma forma entre nós”.
O grande aspecto positivo de todo este momento foi que nossos alunos tiveram a oportunidade de se aproximar mais da espiritualidade de Bárbara Maix, percebendo o quanto é significativo e enriquecedor conhecer melhor uma pessoa de profundo e autêntico testemunho de fé, ou seja, nossa intercessora Bárbara Maix!
 

Saiba Mais:
Escola Pio XII
Rio de Janeiro
Site: http://www.escolapioxii.g12.br

blogbeatificacao@gmail.com

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Colégio Auxiliadora Comemora 82 anos de atividades

No dia 24 de maio o Colégio Nossa senhora Auxiliadora de Rio Pardo/RS comemora os seus 82 anos de atividades nesta comunidade. Para celebrar este momento tão significativo o SPE (Serviço de Pastoral Escolar) preparou um momento de oração, reunindo os alunos, professores e funcionários.

 
Um espaço especial foi preparado no salão de festas do colégio, onde todos se reuniram para rezar pelos 82 anos do colégio, lembrar os seis meses da beatificação de Bárbara pedindo para que ela continue a iluminar esta obra que é fruto de suas ideias.
  
Os alunos do 3º ano do Ensino Médio foram convidados a assumir junto com a pastoral escolar este momento de oração deixando para os demais o seu exemplo de participação no ano em que sua presença nesta escola está chegando ao fim.

 

Saiba Mais

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora 
Rio Pardo - RS

Partilharam com o Blog: Caxias do Sul celebra Nossa Senhora de Caravaggio

NOSSA DIOCESE ESTÁ EM FESTA 
– 26 DE MAIO –
 DIA DE NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO

Nossa Diocese está em festa. Com muita alegria e devoção, acontece no dia 26 a grande festa de Nossa Senhora de Caravaggio no Santuário Mariano em Farroupilha. Neste ano, a romaria tem como lema “Ó, Maria ajudai-nos a cuidar da criação!” A intenção é relacionar a temática da festa com a da Campanha da Fraternidade deste ano, que aborda o cuidado com toda criação, em especial a vida humana.

A devoção Mariana provém da Itália, na cidade de Caravaggio, trazida pelos imigrantes italianos. A aparição de Nossa Senhora aconteceu a uma camponesa piedosa chamada Joaneta, que foi agraciada com as mensagens de Maria: Disse-lhe que não tivesse medo e que anunciasse a paz tão esperada por Maria. Pede pela conversão do povo através da oração e penitência, e a envia para que anuncie a todo povo seus pedidos. 
Hoje são muitas as graças recebidas por todos os fiéis que a invocam. Maria é nossa Mãe Maior, a Ela nossa gratidão!


ORAÇÃO

Ó Maria, Virgem Santa de Caravaggio,
do presépio até a cruz cuidaste do teu Filho,
e para Joaneta, foste consolação e fonte de paz.
Mostra-nos o Salvador: fruto do teu ventre,
e ensina-nos a acolher Jesus
e seguir seu Evangelho.
À tua proteção recorremos, ó cheia de graça,
em nossas necessidades: livra-nos dos perigos;
ajuda-nos a vencer as tentações;
leva ao Senhor nossa prece
e mostra que és nossa mãe, a mãe que ele nos deu.
Roga por nós, Nossa Senhora de Caravaggio,
para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Amém.
NOSSA  SENHORA DE CARAVAGGIO: ROGAI POR NÓS!
Neusila Pohlmann Rocha
Coordenadora Pastoral Escolar
Colégio Madre Imilda
Caxias do Sul-RS

terça-feira, 24 de maio de 2011

Osicom inaugura berçário e beneficia família de trabalhadoras/es

Destaque do Site


Presença Profética da Bem-Aventurada 
Bárbara Maix na periferia de Porto Alegre
"Agora é tempo  em que o 
Sagrado Coração de Maria é glorificado”
(BM 19/02/1872)

Celebrar 50 ANOS é celebrar o amor irradiado em tantos corações felizes. Entre a programação do Ano Jubilar, a Obra Social Imaculado  Coração de Maria (OSICOM) no bairro Passo das Pedras, em Porto Alegre/RS,  inova na prestação de serviço na Área de Educação Infantil, assumindo um novo desafio.
 

No dia 13 de maio, com a proteção e as bênçãos de Nossa Senhora de Fátima, que apareceu a três criança, em Portugal, foi inaugurado  o BERÇÁRIO, atendendo crianças na faixa etária de 1 ano a um ano e meio.

Foi o sonho há muito tempo acalentado pela urgência  das família do bairro que  necessitam trabalhar fora.

Marcou presença Andréia Rossi assessora da Secretaria Municipal da Educação que se  expressou muito feliz em confiar nos serviços e  qualidade da OSICOM.

Em sua fala,  Ir. Zélia Maria Benvegnú, Diretora da Instituição, se reportou ao tempo  da Bem-Aventurada Bárbara Maix que hoje inspira a nossa missão evangelizadora, acolhendo crianças, adolescentes, jovens e famílias como "pérolas de subido valor";  "Receberão educandas e procura mediante conselhos e exemplos, torná-los úteis e aptos para qualquer circunstância de vida como bons cristãos."

Na cerimônia de inauguração participaram educadores/as, representando as unidades e  os programas da OSICOM, as Irmãs, famílias das crianças. O Pároco, Padre Celso Sauer, oficializou a bênção inaugural do recinto.
 
Os pais das crianças se expressaram muito satisfeitos e orgulhosos pela escolinha dos filhos e falaram que confiam em nossos serviços e que ficam tranquilos porque seus filhos estão bem.

Após à cerimônia houve uma confraternização com os convidados.

"Os mais hábeis na arte de sonhar são, 
sem dúvida, os mais hábeis 
na arte de realizar seus sonhos" 
(autor desconhecido).

Irmã Ilga Maria Fell 

OSICOM - Obra Social Imaculado Coração de Maria
Porto Alegre/RS

blogbeatificacao@gmail.com

Colégio Madre Imilda lembra Beatificação de Bárbara Maix

“Façamos do coração de Maria um cofre,
onde colocamos nossas dores,
aflições e trabalhos.”
(Bárbara Maix)
 A Equipe de Pastoral Escolar do Colégio Madre Imilda (Caxias do Sul-RS) juntamente com o SOE-Serviço de Orientação Educacional, motivaram a comunidade educativa em um momento de oração dia 06 de maio lembrando o 6º mês da sua beatificação de Bárbara Maix. Dia que antecedia a semana de Maria, lembramos-nos dos apelos que Bárbara sempre estava atenta, reforçando o Fortalecimento de nosso “ coração “ vivendo a misericórdia, a solidariedade, sempre com fé em Maria.
Um espaço especial foi preparado na sala dos professores e na capela, onde os alunos depositaram suas graças, pedidos e alegrias.
Maria...
 
Mãe plena, nossa mãe;
Luz da manhã, mãe serena...
Mãe de Deus, alegria do mundo.
Mensageira da paz...
Mãe da hora primeira,
guia do nosso caminho ,
fiel companheira , ao longo da nossa jornada...
Mãe do amor maior, de toda a doçura do mundo,
Mãe, mãe de Jesus, mãe de toda a esperança...
Ave Maria! Nossa Mãe protetora a vós rogamos:
Iluminai-nos nossos passos...

Durante a semana de Maria os professores participaram de uma reflexão diferente na capela do Colégio, foram acolhidos com o tenor/ violinista- Celso onde participaram de um momento de oração e contemplação à Maria.

Recepcionados pela Ave Maria –Bach –Violino e Ave Maria Gounod cantada, Como é grande meu amor por você –Roberto Carlos e Com te partiró –Andréa Bocelli  onde o cantorator com seu violino,  conduziu os professores e funcionários  até  suas  salas de reuniões.
 


SaibaMais:


Colégio Madre Imilda
Caxias do Sul - RS
Site:http://www.madreimilda.com.br
Fone: (54) 3228.1460

Província de Santa Maria cria Blog para a partilha de acontecimentos

Destaque do Site

Comunicação – A Província ICM de Santa Maria, sob a proteção do Divino Espírito Santo, lançou no último dia 17 de maio o seu espaço de comunicação na internet, o blog: http://icmprovinciasantamaria.blogspot.com. O espaço divulgará os acontecimentos da Província que também servirá como fonte de pesquisa e espaço vocacional na grande rede.

O blog trará a ação das Irmãs que hoje estão presentes no Rio Grande do Sul e na missão além-fronteira nos países: Argentina, Bolívia, Venezuela e Haiti. Hospedado no blogger, a parte visual foi aprimorada pelo jornalista Magnus Regis e Irmã Camila Dalmoin, que é a responsável pela manutenção de conteúdos do blog.

No comunicado de criação do blog, Irmã Camila ressaltou que o espaço será feito na partilha da Vida ICM na Província: “Todas e todos se sintam co-responsáveis e livres para enviar sugestões e matérias, a fim de visualizar tantas ações bonitas que são realizadas e, partilharmos com outras pessoas que não nos conhecem, um pouco da identidade ICM na Província de Santa Maria”, destacou.

Quem acessar o blog http://icmprovinciasantamaria.blogspot.com encontrará informações sobre a história da Província, a fundadora Bárbara Maix, espaço vocacional, onde estão inseridas, áreas de atuação: educação, ação social e pastoral e saúde, missão além-fronteira, casa de retiro, vídeos e, naturalmente, as notícias das comunidades ICM.

O envio de conteúdos (matérias, sugestões, comentários, poemas, depoimentos, contatos) deve ser feito pelo e-mail: icm.psm@gmail.com.

Fundada no dia 16 de Setembro de 1952,  e com mais de 200 Irmãs a Província de Santa Maria é presença  da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria em 41 comunidades.

Com esta ação, todas as Províncias ICM passam a contam com sites  ou blogs próprios para a partilha da vivência ICM entre as Irmãs, leigos e leigas e os espaços de missão.

Veja:

Província de Porto Alegre
Site: http://www.provinciatrindade.com.br

Província de Caxias do Sul:
Site: http://www.icmcaxias.com.br

Província de São Paulo
Site: http://www.icmprovinciasp.com.br

Província de Teresina
Blog: http://provinciacristolibertador.blogspot.com

Província de Santa Maria
Blog: http://icmprovinciasantamaria.blogspot.com

blogbeatificacao@gmail.com

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Pediram e Alcançaram: Graças por intermédio de Bárbara Maix

 “Esperemos com santa paciência
e humildade na Divina Providência
que, nem um dia, nos faltou”


Bem-Aventurada Bárbara Maix,
Rogai por nós!

Pediram e alcançaram 1ª Edição (1996)

“Encontrando-me gravemente enfermo há quase um ano, sem poder caminhar, por problemas em ambas as pernas, fiz uma promessa Á Madre Bárbara da SSma. Trindade e hoje encontro-me perfeitamente curado pelo que presto esta declaração para sua Beatificação”

Sila Batista – Caxias do Sul, RS, em 1947

“Na tarde de 8 de maio de 1957, minha esposa foi internada no Hospital com ‘hemorragia infecciosa’, tendo sido constada pelo médico ser um caso perdido. Pedimos à Madre Bárbara por sua saúde e alcançamos a graça da cura”.

Dorvalino Camboim – Porto Alegre, RS, em 1957

Pediram e Alcançaram 2ª Edição (2005)

Madre Bárbara, tenho 10 anos. Eu fiquei muito doente. Minha ‘vó’ fez uma novena para a Senhora, para eu melhorar e, se melhorasse, era pra eu escrever para a Madre Maix. Então, estou escrevendo e agradecendo. Muito obrigada por ter me curado”

L. C. Lacerda – Itapoão- RS, em 1996

“Em 1999, encontrei, dentro de um livrinho na sacristia da Capela São Miguel, uma oração, pedindo a Beatificação de Madre Bárbara Maix. Levei-a para casa. Alguns meses depois, passei por um problema com a namorada. Terminamos tudo. Houve quem tentasse impedir nosso amor. Então, iniciei uma novena, pedindo a Madre Bárbara que me ajudasse. Poucos dias depois, tudo ficou esclarecido. Somos casados há oito meses e vivemos felizes”

F. A. de Souza – Mauriti – Ceará, em 2004

“Agradeço a Deus que, por intercessão de Bárbara Maix, me alcançou a graça do emprego para minha filha”

V.B. Tona – Umuarama, PR, em 2004.

Se receber graças por  intercessão de Bárbara Maix, comunique:

Sede Geral
Rua Ramiro Barcelos, 1001
Bairro Independência
CEP: 90035-005
Porto Alegre - RS

sábado, 21 de maio de 2011

Criado mais um grupo de leigos e Leigas ICM no Ceará

A Província ICM de Teresina (Norte e Nordeste) anunciou em seu Blog [http://provinciacristolibertador.blogspot.com] a criação de mais um grupo de Leigos e Leigas ICM na cidade de Caucaia no Ceará. São sete mulheres que, por adesão livre e pessoal, decidiram conhecer mais a fundo o Carisma da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria e de sua fundadora, a Bem-Aventurada Bárbara Maix.

O grupo está na localidade Potira e o primeiro encontro aconteceu no último dia 30 de abril. Participaram do encontro: Isabel Silva Sousa, Maria Julieta Cavalcante, Raquel do Nascimento, Raimunda Eunice de Sousa Silva, Valquiria Siqueira Ferreira, Francisca Aureni Sales e Adelia Maria da Silva.

Irmã Maria Janete Rodrigues acompanhou a primeira reunião do grupo e descreveu o acontecimento ao blog da Província: “Foi um momento de mística e de muita reflexão, voltado para a vida de Bárbara e a missão das Irmãs ICM”, disse.


Irmã Janete (3ª da esq. para direita) acompanha reunião do grupo
As leigas conheceram o legado deixado pela Bem-Aventurada Bárbara Maix quando as Irmãs ICM estiveram inseridas naquela comunidade:  “Esse encontro foi a concretização de um sonho de pessoas desta comunidade que conviveram com as Irmãs que por lá passaram e na missão realizada e as marcas deixadas na formação daquela comunidade” afirmou a Irmã.

De acordo com a Irmã Maria Janete, com o desejo de aprofundar ainda mais o carisma da Congregação na comunidade, o grupo vai motivar outras pessoas a ingressarem na vivência do carisma ICM: “Dona Isabel Silva Sousa e sua família sempre pediam para fosse formado um grupo, e após a mesma participar da Beatificação de Bárbara, além de divulgar  o Carisma e Missão ICM, ela tem mobilizando outras pessoas que estão dispostas a dar continuidade ao grupo”.

As leigas já deixaram marcado o próximo encontro para o dia 04 de junho. Nesta oportunidade será montada toda a agenda de encontros.

Grupo de Leigas de Caucaia
Com esta fundação, somam-se em dois os grupos de Leigos e Leigas ICM no Ceará. O outro grupo está na capital Fortaleza. Além dos grupos cearenses, a Província de Teresina tem outros seis grupos: 04 no Tocantins, 01 em Teresina e 01 no Rio Grande do Norte.

SaibaMais:

Província de Teresina sob a Proteção de Cristo Libertador
Piauí, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Tocantins
Blog: http://provinciacristolibertador.blogspot.com

Magnus Regis
blogbeatificacao@gmail.com

sexta-feira, 20 de maio de 2011

PELOTAS/RS - Instituto São Benedito: Há 110 anos educando para a vida e cidadania

Com júbilo, celebramos no dia 13 de maio, os 110 anos de fundação do Instituto São Benedito (Pelotas/RS). Ao celebrarmos nossa história, fazemos memória de Luciana Lealdina de Araújo, senhora leiga, negra e filha de mãe escrava; mulher corajosa, determinada, alicerçada na fé e de coração acolhedor. Em 1901, ela lançou a semente da caridade e da doação em vista de um ideal, para o qual não mediu esforços. Num tempo marcado pelos resquícios da escravatura, pelo preconceito, pela exclusão, Luciana foi audaciosa em propor a fundação de uma casa para atender meninas órfãs e negras, o “Asilo São Benedito”, hoje Instituto São Benedito.
 
O desejo de Luciana era garantir que as meninas tivessem sua dignidade preservada, incluí-las na sociedade de seu tempo, prepará-las para serem mulheres capazes de assumir um lar, uma profissão. Este mesmo ideal foi o de Bárbara Maix, Fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, Irmãs que assumiram a direção interna da Obra em 1912. Hoje, fiéis ao carisma fundacional de Luciana e de Bárbara, procuramos contribuir na construção de um mundo melhor. Busca-se proporcionar a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social para que sejam e atuem como cidadãs autônomas, críticas, conscientes e protagonistas do exercício da cidadania na família, instituição e na comunidade.

Este projeto deve continuar. Deve ser vivido com ardor e esperança. Já se passaram 110 anos e a obra iniciada por Luciana continua viva, isto porque, ao longo desses anos contou com a doação e trabalho de inúmeras pessoas: Luciana e o grupo fundacional, diretorias, irmãs, educadores, voluntários, famílias, colaboradores de perto e de longe etc., onde cada um foi e continua ajudando a construir e levar adiante este projeto.



É por isso que, ao comemorar mais um aniversário, elevamos a Deus nossa gratidão por toda a vida doada e gerada nesta casa; pelos frutos colhidos e as sementes que continuam sendo lançadas. Que São Benedito, o Santo negro, escolhido por Luciana como padroeiro desta casa, interceda junto a Deus por este trabalho e por todos que fazem parte dessa história.

Da celebração Eucarística

Para celebrar este acontecimento, realizou-se uma Celebração Eucarística na Catedral Metropolitana de Pelotas com a presença de todas as crianças, familiares, educadores, voluntários, irmãs, diretoria, amigos e amigas que vieram celebrar conosco. Foi momento muito significativo. Com velas e a imagem de Luciana de Araújo, as crianças conduziram a procissão de entrada onde, também, o casal presidente da instituição levou o a imagem de São Benedito, padroeiro. Irmã Julieta Bertuol, levou o Projeto Educativo da Congregação o qual norteia todo o trabalho realizado no Instituto. A celebração foi presidida pelo Pe. Guilherme Panatiere, vigário da Catedral, o qual, em sua homilia, dialogou com as meninas e, também, com os adultos que aí estavam. 

 
Disse às meninas que elas são criaturas de Deus, portanto, especiais; com dons diferentes, lindas e queridas. Aos demais, destacou ele, a importância do trabalho realizado, da doação que faz com que esta Obra de Luciana de Araújo continue viva. Graças ao esforço, preocupação, desafios e lutas este ideal iniciado a 110 anos permanece marcando presença na sociedade pelotense como sinal e empenho na defesa e promoção da dignidade de tantas crianças e adolescentes atendidas pela instituição. No momento do ofertório, ofertamos os 110 anos de história, alguns dos trabalhos realizados pelas crianças e adolescentes, os quais elas mesmas conduziram junto ao altar do Senhor.

 
Em clima de festa e gratidão, quem animou a celebração foram as crianças, as quais cantaram divinamente. Também, as meninas do balé realizaram uma coreografia. Irmã Julieta Bertuol, no final da celebração, agradeceu a comunidade ai presente pelo trabalho, dedicação e empenho de cada um. Lembrou ela, que há 99 anos, as Irmãs do Imaculado Coração de Maria marcam presença no Instituto São Benedito, enfatizando a missão da Congregação, destacando a semelhança entre o projeto de Bárbara Maix e de Luciana de Araújo. Mulheres fortificadas na fé, de coragem sem igual, que lutaram por dignidade e valorização da vida, especialmente das meninas e mulheres.  
 
 

A noite, na instituição, houve uma solenidade festiva com a presença de muitos convidados. Um grupo de crianças do coral e do balé fizeram uma linda apresentação para os presentes. Também as Irmãs foram homenageadas pelo trabalho, dedicação e amor às crianças e adolescentes do Instituto São Benedito.
 
 
 
 
 
 
 
 


Irmã Luciane Piovesan 
Instituto São Benedito
Blog: http://institutosaobenedito.blogspot.com