sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Irmãs ICM participam do Seminário da Vida Religiosa Consagrada da CRB Nacional

“Vida Religiosa: A loucura que Deus escolheu para confundir o mundo”, com esse tema, o Seminário Nacional da Vida Religiosa Consagrada, promovido pela CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil) acontece no Centro de Espiritualidade Inaciana - Itaici localizado na Vila Kostka em Indaiatuba (SP) a 90 quilômetros da capital São Paulo. O encontro acontece entre os dias 23 e  27 de fevereiro de 2012 e conta com 405 participantes de todo o Brasil.
As Irmãs do Imaculado Coração de Maria estão presentes no encontro com a presença da  Diretora Geral, Irmã Marlise Hendges, as coordenadoras provinciais: Ir. Cecilia Walesca Knorst (Província de Porto Alegre), Irmã Erena Bernardy (Província de Caxias do Sul), Ir. Maria Helenita Sperotto (Província de Santa Maria), Irmã Ernilda Souza do Nascimento (Província de São Paulo) e Ivonete Félix de Morais (Província de Teresina). Também estão presentes as irmãs Palmira Miranda, integrante da executiva da CRB Nacional e Marinete Ferreira dos Santos, que compõe a executiva da CRB Piauí.
Irmã Rejane Paiva, da equipe de reflexão Bíblica da CRB Nacional, abriu a manhã (23) a partir da iluminação bíblica sobre o tema do Seminário: “A loucura que Deus escolheu para confundir o mundo” (1Cor 1,27). Ela tomou como exemplo a loucura de Jesus Cristo que forma o primeiro grupo de convivência e missão e o apostolo Paulo que vai anunciar Jesus Cristo à complexa comunidade de Corinto com a mensagem central no Deus crucificado que se solidariza com os fracos, com os vencidos e menos amados deste mundo.

À luz desses personagens centrais bíblicos, Irmã Rejane, lança o questionamento: “Como a Vida Religiosa Consagrada poderia ser sinal frente à sabedoria do mundo atual?”. Segundo ela, a grande loucura de Jesus Cristo foi a de escolher para estar com Ele, homens e mulheres sem instrução, sem prestigio e que, aos olhos da sociedade, eram nada. “Deus continua escolhendo gente limitada e fraca”, ressalta Rejane, que diz não se tratar de uma apologia à fraqueza, mas uma evidencia ao poder de Deus.
 
Irmã Delir Brunelli, da equipe de reflexão teológica da CRB, destacou a necessidade de contemplar a realidade social, política e de Igreja em que a Vida Religiosa Consagrada se situa hoje, com sabedoria e escuta.  Segundo ela, a escuta atenta foi a grande mestra de Jesus. “Jesus procurou sempre iniciar as pessoas no caminho da sabedoria”, ressalta.

A assessora enfatizou que,  ao falar  em ‘realidade’, sem outra especificação,  refere-se a tudo o que existe e acontece em nosso mundo, especialmente no lugar e espaço onde nos situamos. E finalizou sua reflexão dizendo que “a razão precisa de fé para que a incerteza não mate a esperança. O mais importante não é entender, mas acolher gratuitamente. O mistério é maior que nossas possibilidades. O olhar contemplativo é capaz de perceber onde estão as sementes” e sugeriu como iluminação para a Vida Religiosa Consagrada o texto de Provérbios, 17,22: “O coração alegre ajuda a sarar as feridas, mas o espírito abatidos seca até os ossos”.
 
 
Informações e fotos:
Assessoria de Imprensa CRB
Site: http://www.crbnacional.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário