quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Rede Um Grito pela Vida articula ações para o ano de 2012

O planejamento das ações para o ano de 2012 norteou a reunião coordenação nacional da “Rede Um Grito pela Vida” de combate ao  Tráfico de Seres Humanos, da Conferência dos Religiosos/as do Brasil (CRB). A reunião aconteceu nos dia 09 e 10 de fevereiro, na sede da entidade, em Brasília.

Esta primeira reunião retomou os debates feitos em Goiânia, no mês de outubro de 2011, quando aconteceu o encontro ampliado da Rede. Na oportunidade, foi iniciado o plano de atividades do grupo para o período 2012-2014.
Segundo Irmã Eurides Alves de Oliveira, integrante da equipe de coordenação da Rede Um Grito Pela Vida, outros pontos foram debatidos neste encontro: reflexão sobre a missão e política de funcionamento da equipe na dinamização da rede, a elaboração de um material informativo, a participação nos fóruns  onde o Tráfico de Seres Humanos seja tema pertinente como na CNBB e Ministério da Justiça e a elaboração de uma carta que será enviada aos Superiores/as Gerais e Provinciais do Brasil que participarão do Seminário sobre a Vida Consagrada, que será realizado no fim do mês de fevereiro, em Itaici-SP.

Irmã Eurides destaca ainda que a Rede Um grito Pela Vida dirigirá esforços para prevenção ao Tráfico Humano  durante a Copa do Mundo de Futebol de 2014, período onde o Brasil receberá grande número de turistas de vários países, o que pode favorecer a ‘turismo sexual’, vitimando crianças, adolescentes e mulheres.

“A idéia é continuar a mobilização para a realização, em 2014, de uma Campanha da Fraternidade sobre o Tráfico de Pessoas e realizar uma ampla campanha de prevenção em vista da Copa Mundial de Futebol”, destacou irmã Eurides.

A REDE UM GRITO PELA VIDA
Como um Projeto da CRB Nacional a Rede Um grito pela Vida conta com religiosas de 47 Congregações e 2 Institutos leigos, articuladas em 12 núcleos regionais. Sendo a Rede  um novo espaço de missão e atuação nas periferias e fronteiras, atua na sensibilização e socialização de informações sobre o tráfico de pessoas, capacitando  multiplicadoras e multiplicadores para ações educativas de prevenção e assistência, inserindo-se na luta por políticas públicas de enfrentamento desta realidade.

IRMÃS ICM NA REDE

A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria integra a Rede Um Grito Pela Vida desde a fundação do grupo. Em 2010, com a beatificação da fundadora Bárbara Maix, a temática do Tráfico Humano passou a ser uma linha de ação missionária de todas as Irmãs.

Saiba Mais

Rede Um Grito Pela Vida
Blog: redeumgritopelavida.blogspot.com

Magnus Regis
blogbeatificacao@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário