segunda-feira, 26 de março de 2012

Colégio Madre Imilda completou 84 anos

 
No dia 15 de março de 2012 o Colégio Madre Imilda completou 84 anos de vida. Uma história rica, que acompanha a comunidade caxiense desde 1928. O Colégio passou por diversas denominações, nesses anos todos, mas nunca deixou de ser fiel às suas raízes, educar para o progresso, cuidar do futuro, fazer crescer gente de bem.

O Colégio Madre Imilda faz parte da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, fiéis aos princípios da  Bem-Aventurada Bárbara Maix, fundadora da Congregação e inspiração para tantas pessoas praticarem o bem e seguirem os ensinamentos de Jesus Cristo.

Primeiramente fundado como ORFANATO SANTA TEREZINHA, atendeu a 36 órfãs que iniciaram a obra caritativa.

Em 1938 foi iniciado o internato para meninas bolsistas que colaboravam no sustento da instituição, passando a chamar-se INSTITUTO SANTA TEREZINHA, abrigando mais de 200 internas, entre órfãs e bolsistas.

Em 1956 passou a chamar-se GINÁSIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA, quando foi autorizado sob portaria ministerial o Curso Ginasial.

Em 1960 foi instituido o Curso Normal Madre Imilda. Nessa ocasião, passou a chamar-se ESCOLA NORMAL MADRE IMILDA.

Em 1979, passou a chamar-se ESCOLA MADRE IMILDA - 1º GRAU.

Em 1999, com a efetivação da implantação do Ensino Médio passou a denominar-se COLÉGIO MADRE IMILDA até os dias atuais.

O Colégio Madre Imilda atende alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental: currículo em extinção e currículo em implantação e Ensino Médio. Oferece ainda o Turno Integral para os alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais. No final da tarde oferece horário extendido, até às 18h30min, em um ambiente seguro, para os alunos cujos pais precisam buscar seus filhos mais tarde.

O Colégio não tem como objetivo simplesmente o repasse de conhecimento, mas sim, a missão de formar indivíduos atuantes.

Desde a sua fundação, há 84 anos o Colégio Madre Imilda é um segundo lar para seus alunos. Aqui se aprende a viver, compartilhar, ser solidário e acreditar, pois a cada atividade desenvolvida na escola, é semeada na criança e no adolescente a esperança de um futuro melhor e mais humano. Queremos que aqui o educando compreenda sua importância na sociedade e o quanto ele pode contribuir para um mundo melhor.

Saiba Mais:

Colégio Madre Imilda
Caxias do Sul - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário