quinta-feira, 8 de março de 2012

Encontro dos Conselhos Gerais de Congregações brasileiras da Região Sul

Representantes dos Conselhos Gerais das congregações brasileiras na região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) estiveram reunidos para estudos e partilha das realidades. O encontro aconteceu entre os dias 01 e 04 de março  em Lajes, Santa Catarina, e teve a “Economia Solidária” como tema.



A Congregação das Irmãs Franciscanas do Apostolado Paroquial acolheu o grupo de 16 religiosos/as na Casa de Encontros Irmã Jandira Bettoni. Participaram as seguintes Congregações: Irmãs Franciscanas do Apostolado Paroquial, Irmãs do Imaculado Coração de Maria, Missionárias de Santo Antônio Maria Claret, Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida, Irmãs Franciscanas da Santíssima Trindade e Irmãs Catequistas Franciscanas. Pelas Irmãs ICM participaram a Secretária Geral, Irmã Anita Dal Piva e a Conselheira do Setor Saúde, Irmã Ignez Dalmolin.
 
O tema que alimentou as reflexões foi Economia Solidária e teve como facilitadora Irmã Lenita Gripa, Irmã Catequista Franciscana. Com a competência que lhe dá o conhecimento de causa (teoria e experiência), Irmã Lenita promoveu viva participação e despertou interesse para levar o assunto para as bases das congregações.
 
Segundo informou Irmã Maria Fachini (ICF), participante do encontro, “O grupo saiu do encontro com a convicção de que a Economia Solidária, como embrião de uma nova sociedade bem como o consumo ético-solidário, devem se tornar prática cotidiana em nossas comunidades/irmandades religiosas. Também sentiu a urgência de que toda a Vida Religiosa Comunitária abrace, apóie e promova este novo sistema econômico, uma vez que, produzindo, gerindo, distribuindo e consumindo de maneira solidária com o gênero humano e com todo o planeta, se constitui sinal vivo do Reino já presente entre nós”, destacou.
 
Por decisão unânime, o grupo decidiu dar continuidade ao tema estudado no próximo encontro de coordenações gerais das congregações brasileiras da região sul, em março de 2014 que será realizado na cidade de Porto Alegre.
Irmã Maria Fachini destacou também que além de estudar e refletir, o grupo teve tempo de convivência alegre, de oração e descanso. Uma atividade animadora foi a visita ao Projeto de Solidariedade, iniciativa da CRB/Núcleo de Lages. O projeto se desenvolve no bairro Habitação e é uma amostra da intercongregacionalidade possível e necessária, hoje. Atende crianças, adolescentes, jovens e mulheres com aulas de violão, pintura, bordado, confecção de cartões, além de ser um espaço de partilha de vida, de mútuo encorajamento e de alimento da melhoria da autoestima das pessoas que dele participam.  O encontro foi um momento revitalizador e de muita riqueza.

Informações e foto das Irmãs Catequistas Franciscanas

Nenhum comentário:

Postar um comentário