segunda-feira, 16 de abril de 2012

Aprendendo Ecologia no pátio da escola

A chave de todas as ciências é inegavelmente o ponto de interrogação. 
Honoré de Balzac


A Ecologia é um ramo da biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente. É uma palavra que deriva do grego, onde “oikos” significa casa e “logos” significa estudo. O termo foi usado pela primeira vez pelo cientista alemão Ernst Haeckel em 1869. Essa área é atualmente, muito difundida nos meios de comunicação sociais e, muitas vezes, interpretada erroneamente, o que contribuiu para a execução e divulgação do presente projeto.
 
Os educandos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Mãe de Deus, participaram na primeira semana de abril, de uma aula prática de ecologia sob a orientação do professor Paulo Prates. Os principais conceitos trabalhados em sala de aula foram demonstrados através de exemplos no pátio da escola.

Os alunos puderam observar algumas relações entre seres vivos, tais como: mutualismo (liquens – associação harmônica entre algas clorofitas e fungos); sociedades (formigas); competição (pássaros); epifitismo (algumas bromélias e orquídeas). Também foram analisadas e debatidas as etapas de uma sucessão ecológica encontradas em árvores e no muro da escola (ecese - liquens, séries - musgos e vegetação rasteira), bem como, a importância dos liquens como bioindicadores de poluição.

O resultado foi uma aula interativa, do ambiente com a disciplina de biologia, trazendo a teoria para o pátio do colégio e a ecologia para mais próximo de todos nós.

Depoimento de Victória Ferreira da Costa (turma 301)

Vimos na natureza o que estávamos aprendendo na sala de aula, o que contribuiu muito para uma aprendizagem significativa do conteúdo. Observamos que, a partir dos liquens (ecese), outros seres são capazes de ocupar ambientes, como musgos e pequenos vegetais. Aprendemos também sobre relações entre seres vivos e, a importância de algumas espécies de liquens como indicadores de poluição.

Paulo Prates - Professor de Biologia

Créditos das fotos: Alexandre Lemes (turma 302) 

Saiba Mais:
Colégio Mãe de Deus
Porto Alegre/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário