segunda-feira, 2 de abril de 2012

Colégio Mãe de Deus: Feito à Mão

As turmas de oitava serie refletem sobre atitudes pessoais e coletivas diante das mudanças da vida

Mal iniciou, o ano letivo de 2012 já vem desinstalando os adolescentes das turmas de oitava serie do Colégio Mãe de Deus e mexendo em suas “zonas de conforto”. Ao longo das últimas semanas, estes alunos realizaram encontros com o Serviço de Pastoral Escolar para conhecerem a temática da Campanha da Fraternidade deste ano e para serem provocados quanto às mudanças que ocorrerão em suas vidas a partir de 2013, quando iniciarão o Ensino Médio. Dando sentido a tudo isso está um símbolo carregado de significados: a mão.



Como preparação ao encontro, foi pedido a cada aluno que desenhasse a própria mão em uma folha e a recortasse. No momento do encontro, a turma foi apresentada ao tema da CF2012, saúde pública e ao lema da mesma – “Que a saúde se difunda sobre a Terra” e, logo após, pediu-se que cada um escrevesse em sua mão uma atitude saudável para encarar as mudanças que vem pela frente. Com este exercício, iniciou-se a preparação para algo que deve marcar o ano destes alunos: o Projeto Jornadas de Formação, no qual se pretende realizar a transição para o Ensino Médio a partir do protagonismo dos próprios alunos.

Assim, os encontros serão preparados em conjunto com comissões das turmas, buscando criar espaços de reflexão e ação dos jovens sobre sua própria história, incluindo-se aí o próprio nome do projeto, que ainda está com um título provisório. Caminharemos juntos e, sobretudo, colocaremos a “mão na massa” para que 2012 seja marcado pela coragem de mudar a si para poder mudar o mundo.

Serviço de Pastoral Escolar

Colégio Mãe de Deus
Porto Alegre/RS
Site: www.colegiomaededeus.com.br

Um comentário: