segunda-feira, 2 de abril de 2012

Manhã de Formação na Escola Cristo Rei – Rio Grande/RS

No dia 31/03/2012, sábado passado, pais alunos e educadores do 5º ano e da 6ª série refletiram sobre o tema: “Família e Vida Saudável”.
Iniciamos o encontro, acolhendo aos pais e alunos e recebendo com muita emoção a relíquia da Bem-Aventurada Bárbara Maix, trazida pela Diretora Irmã Isalete Bisognin e um casal representando as famílias.


             Como embasamento para esta etapa do encontro tivemos o  texto Bíblico Mateus 7,24-27 que foi contextualizado  dentro da vivência de cada um, destacando  a família como  a primeira responsável pela educação e evangelização.

             Os alunos recriaram o texto em sala de aula, confrontando-o com a realidade em que  vivem e montaram uma  peça com o tema : “Casa sobre a rocha e casa  sobre a areia”.

Foram momentos fortes de reflexão, questionamentos e compromisso diante da grande missão que as famílias tem hoje.


A segunda parte do encontro, a reflexão foi conduzida com base no Evangelho de Lucas 5,17-20, trabalhado com educandos do 5º ano que nos convidaram a refletir sobre a solidariedade, a fé, a esperança  e o amor, relacionando com a vida de nossas famílias hoje e a questão dos MCS,  as amizades, o diálogo, as drogas e tudo o que interfere na formação dos adolescentes e jovens. Refletimos sobre a necessidade da participação  em nossa comunidade de fé, Igreja e sacramentos. O fechamento do momento de reflexão se deu com a  retomada a relíquia da Bem- Aventurada Bárbara Maix que foi conduzida pelo grupo em  procissão e oração até a capela da escola.


“Sou muito grata a Direção da Escola por esta  oportunidade, de refletirmos sobre a família, envolvendo nossos filhos que conscientes  nos motivaram para refletir e nos posicionarmos frente a nossa missão de educá-los pela palavra e exemplo. Sinto que as famílias hoje, não se reúnem para dialogar, planejar. Vale a tecnologia, a Internet a tv. Os passeios, muitas vezes, não acrescentam em nada para a unidade, pois vai um para cada lado. Hoje vimos que uma casa edificada sobre a rocha ou sobre a areia, depende das nossas escolhas diárias. A casa que tem a presença de Deus, onde Jesus é o Caminho a Verdade e a Vida é uma casa edificada sobre a rocha, pois aí  encontramos as virtudes que hoje refletimos e comparamos com o exemplo da Família de Bárbara, por isso hoje   ela é Bem-Aventurada.” Depoimento da senhora Cristiane Scheng, mãe de educandos da escola que falou em nome do grupo.

 Concluímos essa manhã com lanche partilhado e  integração entre  pais, filhos e educadores no pátio da escola através de atividades diversificadas.


“Mostremos com nosso exemplo aquilo que com palavras ensinamos.”

Bárbara Maix

Colégio Cristo Rei - Rio Grande
 
Saiba Mais:
 
Província de Santa Maria sob a Proteção do Espírito Santo
Rio Grande do Sul
Países: Venezuela, Bolívia, Argentina e Haiti
Blog: http://icmprovinciasantamaria.blogspot.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário