sexta-feira, 4 de maio de 2012

Setor Pastoral e Ação Social encaminha planejamento estratégico das Obras Sociais

Continuam as atividades de construção do planejamento estratégico das Obras Sociais das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Na quinta-feira, dia 03 de maio, assistentes sociais e Irmãs deram continuidade a elaboração do instrumento. Trata-se do terceiro encontro que tem o objetivo de construir um plano comum aos espaços de atendimentos geridos pela Congregação.


Segundo a conselheira geral do Setor Pastoral e Ação Social, Irmã Eurides Alves de Oliveira, o planejamento estratégico “quer ser um instrumento comum norteador da prática da assistência social da Instituição, pautando-se no carisma e missão  da Bem-Aventurada Bárbara Maix e nos princípios da política da assistência social”.

Irmã Eurides acrescentou ainda que no encontro de planejamento estratégico foram ultimados os detalhes para o encontro ampliado  do setor que acontecerá no dia 24 e 25 de maio em Porto Alegre: “deste encontro vão participar os representantes de todos os estabelecimentos de assistência social das Províncias da Congregação”, disse.

O Planejamento Estratégico está sendo construído com base nos relatórios das ações empreendidas pelas obras sociais. Esta ação iniciou ainda em 2011 e, a partir destes dados, está sendo elaborada  uma síntese do planejamento que será discutido no encontro ampliado.

A construção do  Planejamento Estratégico utiliza a metodologia do FOFA (em inglês SWOT) que trabalha com as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Por este método, as chances de falhas ou ineficácia das ações são reduzidas, permitindo uma melhor gestão e ação dos serviços prestados junto aqueles/as que buscam apoio e uma mão amiga nestes espaços da Congregação.

Confira ainda:

Nenhum comentário:

Postar um comentário