segunda-feira, 25 de junho de 2012

Pastoral da Juventude Escola Pio XII – RJ

Em 2012, o Grupo de Juventude ICM – Escola Pio XII, está organizado numa proposta de participação em Encontros nas dimensões de Espiritualidade, Reflexão, Convivência e Visita de Solidariedade à Instituição que necessita de gestos concretos de ajuda.

O trabalho é desenvolvido através de Oração, Leitura Bíblica, Jesus Cristo, ensinamentos de Bárbara, dos fatos da vida, de Temas de reflexão indicados pelos jovens e seus responsáveis na inscrição e de assuntos da atualidade pertinentes e reconhecidos como valor ao processo formativo dos jovens para estudo, leituras, debates e aprofundamento. Os Encontros são planejados para que se descubram e intensifiquem os laços de amizade, de convivência, favorecendo o entrosamento e o conhecimento do próprio grupo, num ambiente alegre, descontraído  respeitoso, de confraternização, brincadeiras, dinâmicas.



Participam professores, as Irmãs, assessores convidados, familiares que integrarão a Peregrinação no Segundo Semestre sob a Coordenação do Serviço de Pastoral Escolar.
 
O I Encontro do Grupo de Juventude ICM - Ilha de Bom Jesus: “Que a Saúde se difunda na vida da Juventude”, realizado em março, com um passeio na Ilha do Bom Jesus, local de referência histórica de Bárbara Maix, com visitação, brincadeiras, lanche farto e partilhado. O tema de trabalho foi integrado à CF/2012 através das Metas do Milênio, aprovadas pela ONU em 2000.


Em abril foi realizada uma reunião com o objetivo de fortalecer o grupo em suas propostas (inscrição), elaborar o Blog da Congregação, avaliação e de planejamento do próximo Encontro.

Em maio, foi realizado o II Encontro de Juventude ICM – Escola Pio XII. Segue a notícia do Encontro, registrada pelos alunos e professores que participaram:
 
 “Hoje, dia 12 de maio, tivemos o encontro da pastoral da juventude na Escola Pio XII. O primeiro momento, foi a leitura de João 10: 11-18, que fala do "Bom Pastor" e do "Mal Pastor". Essa leitura nos mostra que devemos agir como "Bom pastor", não somente com palavras mas, também, com atitude. Logo após foi a recreação, com atividades bem dinâmicas, que ajudam na convivência entre nós. Depois, fizemos um lanche gostoso, e variado que nos proporcionou um momento de comunhão. E, também, fizemos cartazes, que registraram o dia de hoje. Foi um ótimo momento para  fazermos uma reflexão,  pensando sobre nossas atitudes e responsabilidades, e não pensar somente em si mesmo,  como também pensar no próximo, não julgar antes de conhecer, e arcar com as responsabilidades dos compromissos que assumimos.”

Os professores também deixaram seu depoimento: “Neste encontro, percebemos, com muita alegria, os frutos do nosso trabalho junto aos alunos. Através dos depoimentos, acreditamos na escolha correta do caminho já trilhado por eles, seguindo os ideais de Jesus, e os princípios e  valores do nosso projeto educativo, como também o de  Barbará Maix.”

Grupo que registrou o encontro: Amanda Gomes, Karina Rodrigues, Barbara Menezes, Paulo Roberto, Thaynná Ramos, Fernanda Vidal, Solange [Cordenação SPE], Ana Paula Lessa [Prof. Gepgrafia/ Eq. SPE] e Jaqueline Flores [Prof. 3 AE/Eq.SPE] (turma: 81, 201, 101)

Saiba Mais:

Escola Pio XII
Rio de Janeiro - RJ

2 comentários: