terça-feira, 5 de junho de 2012

SAVICM: Encontro Congregacional



Com muita alegria, nos dias 30 de maio a 02 de junho, aconteceu o Encontro Congregacional do Serviço de Animação Vocacional das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, no Instituto Coração de Maria, em Porto Alegre/RS.


Na oração da manhã, no primeiro dia, celebrando o dia da Visitação de Nossa Senhora (Lc 1,39-56), cada Irmã manifestou os sentimentos em relação à caminhada vocacional do SAV; a esperança foi o mais ressaltado.

A partir do texto bíblico, olhou-se as atitudes de Maria: ir ao encontro, partir para permanecer o tempo necessário, partilhar, comungar, reconhecer a presença/ação de Deus, agradecer pelas maravilhas do Criador em sua vida e na vida de toda a humanidade.

Ir. Elida Debastiani, conselheira geral responsável pela formação, acolheu a todas as Irmãs vindas de inúmeros lugares: do RS( Porto Alegre, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Pantano Grande, Santa Maria, Caxias do Sul, Rio Grande, Pelotas, Nova Prata, Taquari, São Jerônimo, Rio Pardo e Gravataí), de SC (Iraceminha), GO (Aparecida de Goiânia), MT (Sinop), MA (Pinheiro), RJ (Rio de Janeiro) SP (São Paulo) e da Argentina (Eldorado Missiones).

O encontro foi marcado pela partilha de experiências e retomada da caminhada enquanto presença viva e ativa, enquanto Irmãs junto às juventudes.  Irmã Marlise Hendges, Diretora Geral, reafirmou os princípios de que antes de se preocupar com a animação dos jovens é necessário que cada Irmã faça a sua opção, vibre pela vocação e expresse a alegria no cotidiano. Não é necessário palavras, pois o testemunho é algo visível. "A rotina não pode matar o amor, pois ela mata o sentido da própria vocação em nós e naquelas pessoas que são próximas (...) isso exige de nós criatividade e zelo!" – afirmou Ir. Marlise às Irmãs participantes.

O grupo contou, como elemento subsidiador, estudo sobre comunicação e as “Redes Sociais – Uma questão de presença”, conduzida pelo jornalista Magnus Regis, assessor de comunicação ICM. Também, Irmã Irmã Maria Helmi Mohr (Congregação das Irmãs da Divina Providência) e  Pe. José Carlos Freitas Júnior (Padres Paulinos)  partilharam suas experiências na Animação Vocacional.


Verdadeiramente foi um encontro de ausculta e de diálogo, como destaca Ir. Glades Enzweiler: “O encontro do SAV-ICM foi um momento significativo de partilha, de troca de experiências, de retomada e projeção da missão, de animação mútua e acima de tudo de fortalecimento da esperança”.
Veja mais fotos: Fotos do Encontro
Blog da Província de Santa Maria
icm.psm@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário