segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Irmãs participam de encontro de formadores em Moçambique

A Assembleia Geral dos Formadores que aconteceu de 22 a 27 de julho, na Província de Sofala, na cidade da Beira, a segunda maior cidade de Moçambique, foi um momento de “Kairós” para a CIRM-CONFEREMO (Organização dos Religiosos/as de Moçambique). Foi tema do encontro: LUZES E SOMBRAS NA VIDA CONSAGRADA - CAMINHOS PARA VIVER A FIDELIDADE A CRISTO E À MISSÃO. Assessorou o encontro o Frei Amaral. 


Nos chama atenção para a fidelidade criativa do Carisma que é particular e universal, pois “Deus não gosta de cópias”, por isso precisamos mostrar, pelo nosso testemunho, as particularidades de Carisma com sua luz própria, que é o que vai fazer reluzir a beleza de Deus, inspirador de tantas diferenças no mundo. Pois a Vida Religiosa enquanto “tal” é sempre um valor evangélico, uma luz que pode brilhar na Igreja e sociedade com o esplendor de Cristo.  
Trouxe também algumas reflexões a cerca de caminhos para vivermos a fidelidade, sendo estes: “Percorrer o caminho de renovação espiritual; Cultivar a intimidade de encontro pessoal com Cristo; Tornar visível a presença de Cristo no meio dos homens; Cultivar a atitude de escuta obediente da Palavra de Deus; Fidelidade ao Carisma do Instituto; Voltar às origens da experiência da fé e da espiritualidade; Buscar a santidade e a perfeição na caridade”.  
Faz memória da Sabedoria Grega e recupera o verdadeiro sentido da Humildade, como fonte de sabedoria. É preciso passar do medíocre para o bom e do bom para o melhor. Humildade é o valor-raiz fundamental para não nos tornarmos o centro do mundo, pois somente os menores e humildes podem viver em fraternidade. Enquanto que os maiores, os soberbos, os orgulhosos não necessitam de ninguém, por que estão sempre voltados para si e fechados no seu mundo pessoal e com medo de que os outros digam algo sobre a sua pessoa.  
Agradecemos a Deus, a Congregação, as Irmãs das Comunidades, que nos proporcionaram este tempo tão precioso de novas experiências de grande e profunda aprendizagem especialmente aspectos culturais do povo Moçambicano. 



Com o nosso agradecimento, Irmãs: Ercida Augusto Paulo, Janet Lemos Sá e Lidia Maria Viera

Saiba Mais:

Província de Caxias do Sul sob a proteção de N. Sra. de Fátima
Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Países: Paraguai e MoçambiqueSite: http://www.icmcaxias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário