quarta-feira, 26 de setembro de 2012

III Festival de Cinema vai apresentar curtas-metragens inspirados na obra de Machado de Assis

O Salão de Eventos do colégio vai sediar a terceira edição do Festival de Cinema do Colégio Madre Bárbara, no dia 26 de setembro, a partir das 20h. Os filmes de curta-duração produzidos pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio do colégio serão avaliados por júris popular e técnico. Desde a primeira edição do festival, em 2010, os vídeos produzidos pelos alunos foram destaque no Concurso Nacional “Literatura em Vídeo”, promovidos pelas editores Scipione e Ática.


A terceira Edição do Festival de Cinema tem como proposta a adaptação livre dos contos do autor realista Machado de Assis, estudado no 2º ano do Ensino Médio: Missa do galo, Uns braços, Um homem célebre, Cantiga de esponsais, Carolina e Conto de escola. Dentre os jurados técnicos estarão Leonel de Oliveira, Ivete Kist, Neli Rosa Scherer, Aline Lenz, entre outros.

A professora de Literatura e coordenadora do Festival de Cinema, doutora Grasiela Kieling Bublitz, explica que os troféus serão entregues ao melhor filme, aos melhores atores e atrizes principais e coadjuvantes, ao melhor roteiro, à melhor edição, ao melhor figurino, à melhor trilha sonora e à melhor fotografia. Ela adianta que neste ano a novidade serão alguns curtas estrangeiros, criados pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio, tanto em Espanhol quanto em Inglês, com legendas em Português, o que será apresentado no intervalo. “O júri popular terá dupla função:poderá escolher a melhor adaptação machadiana e também o melhor estrangeiro”.

Concurso nacional

As premiações dos vídeos de alunos do Colégio Madre Bárbara no Concurso Nacional “Literatura em Vídeo”, desde a primeira edição do Festival do Cinema, releva o potencial dos alunos e o nível técnico dos filmes apresentados no colégio: em 2010, o curta-metragem "A Cartomante" foi o único premiado do Rio Grande do Sul.

No ano seguinte, “Histórias do Romantismo – Memórias na Janela” classificou-se entre os seis melhores da Região Sul no concurso das Editoras. E neste ano as expectativas são grandes, já que a qualidade das produções é percebida ainda nas capas dos vídeos. Desde o convite para o Festival de Cinema deste ano, que foi criado pelo aluno aluno Wagner Chittó (Turma 204), percebe-se o envolvimento dos alunos e também das famílias.
 
 
 
 

Saiba Mais:
Colégio Madre Bárbara
Lajeado - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário