segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Lançamento do III Volume da Revista Eletrônica Materializando Conhecimentos



Aconteceu no dia 26 de setembro o lançamento do terceiro volume da Revista Eletrônica Materializando Conhecimentos.

A revista Eletrônica Materializando Conhecimentos reúne as produções científicas dos alunos da  terceira série do Ensino Médio,  e faz parte de um projeto que busca acolher e reavivar as potencialidades dos educadores e educandos, despertando sempre mais o gosto pela pesquisa e a pela construção do conhecimento, com vistas a intervenção social, de maneira ética, critica e criativa: o Projeto Construindo um Olhar Científico sobre o Mundo.

 

A cerimônia iniciou com a acolhida feita pela diretora do Colégio: Ir Elenar Luiza Berghahn, ressaltando a sua confiança no processo de educação do Colégio Mãe de Deus e a esperança, em sua proposta pedagógica, que instiga a ler em sua história lições de amor e ética às crianças e aos jovens, onde se educa e educa-se para a solidariedade, pelo exemplo. Uma escola que busca dar continuamente respostas aos questionamentos atuais formando pessoas que, de fato, assumam o compromisso com a construção de uma sociedade, ética, de respeito e valorização da vida.

Na cerimônia, os alunos homenageados, com seus artigos publicados na revista, receberam a certificação das mãos de seus paraninfos e retribuíram ao carinho e apoio dos familiares com a entrega de uma rosa.

O evento contou com a presença da Sra. Daniela Pieretti, coordenadora de produção dos sites G1 e GE.com, que falou sobre o mercado de trabalho na Web, como uma possibilidade ao alcance dessa geração e salientou a importância da criticidade e da ética diante daquilo que é possível ler e postar na internet.

Esteve presente também, a Professora Dra. Roselane Zordan Costella, pesquisadora da UFRGS, eleita patrona da revista, e, em sua fala ressaltou  a importância da escola na leitura e compreensão do mundo: “ Ler esta revista é deixar fluir o imagético e se permitir a compreender o papel e a responsabilidade da escola em formar gente, seres mais humanos que somente seres. A diversidade das temáticas é compatível com a capacidade de criação dos alunos. Vamos deixá-los criar, a criação reflete a autonomia e a autonomia compreende a lucidez em saber aprender... A pesquisa a partir da resolução de eventos que instigam, tem como resposta um ser mais pleno e com um olhar diferenciado sobre o mundo, pois afinal de contas repito, somos o resultado do que aprendemos.
Enxergar a escola no patamar das suas produções é se permitir acreditar que ela, a escola e seus atores, representam sim um momento e um lugar de aprender e principalmente de não se acomodar com respostas e realidades postas. Bendita seja a escola que permite a criação e a reflexão sobre a vontade de aprender”.

E ainda, se fizeram presentes os educadores do Colégio Mãe de Deus, alunos, ex- alunos, pais,  familiares, amigos e personalidades da comunidade local.
O evento terminou com o Show da Banda Cale-se, cantando as músicas censuradas pela ditadura. 

Nossos agradecimentos a todos aqueles que colaboraram com o projeto, especialmente aos Educadores Ricardo Silveira e Simone Gimenes, que abraçaram com afinco e dedicação a orientação de todo o trabalho.

E, ainda, nossos parabéns aos educandos que corajosamente, investigaram, dedicaram-se, investiram esforços e protagonizaram a edição de seu primeiro artigo científico, e desse terceiro volume da revista.

Finalmente, parabéns a Direção e a toda equipe escolar pela iniciativa e pela proposta encantadora vinculada à responsabilidade de ensinar com dignidade  e de aprender com significado.

Veja as fotos do evento!

 
 

Saiba Mais

Colégio Mãe de Deus
Porto Alegre - RS
Site: www.colegiomaededeus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário