sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Retiro com os Educadores: “Senhor, tu me sondas e me conheces” (Sl 139,1)

No dia 06 de outubro, foi realizado, na Escola Pio XII/RJ, o Retiro anual dos Educadores, numa manhã bonita e abençoada de convivência, oração e partilha, culminando com um delicioso almoço de confraternização, para homenagear todos os Educadores. Contamos com a preciosa assessoria de Ir. Maria Aparecida Barboza, com os ensinamentos do Evangelho de Marcos e o Salmo 139.

A Equipe de Pastoral, com o apoio da Ir. Ires Pozzoco e de algumas turmas de alunos, após a lista dos interessados, que se confirmou em 45 pessoas, entregando cada inscrição pessoalmente, um cartão em dobradura e um texto preparatório, com orientações de leituras, oração, silêncio. Tudo personalizado!

 


O local do Retiro foi a própria Escola. Foram preparadas capela e salas, com tecidos, velas acesas e cartazes, favorecendo o ambiente acolhedor, de partilha e oração.

O Retiro iniciou com a motivação ao grupo para dispor-se à Ação do Espírito Santo, para perceber Deus falando na centralidade da vida e Missão Educativa. Fazer a experiência de Seu Amor incondicional, de Sua presença libertadora. A seguir foi realizada uma importante reflexão do Salmo 139, com sua organização em blocos literários, numa exegese fecunda, simples, para ajudar a “degustar” os ensinamentos do Salmo, que mostra a relação de Deus com o ser humano e como este reage, assimila e se entrega a Deus, reconhecendo que “a pessoa pede que o Senhor sonde, conheça, prove, veja e o conduza pelo caminho da eternidade.”

Para introduzir o texto do Evangelho de Marcos (Mc 6, 30-34), seguiu-se a dinâmica sobre “Tenho Fome”, “Tenho Sede”.  Foram várias as respostas às dimensões do afeto, emoção, de cunho econômico e social, do reconhecimento e da valorização da pessoa e do grupo, numa rica partilha registrada em painéis.


Formaram-se pequenos grupos de “comunidades-núcleos”, para ruminar o texto do Evangelho, na metodologia da Leitura Orante.

A culminância foi na Capela, preparada com toalhas e flores brancas, cesto de pão, embalado com um cartão para ser entregue a cada participante, e uma linda fonte, que movimentava a água. Os painéis foram reconstruídos com as respostas de “Tenho Fome, Tenho Sede”, a partir do que o outro respondeu, nos responsabilizando, também, para a “Sede e a Fome” dos outros.

Após, cada grupo “comunidade-núcleo” apresentou: Em que o texto nos compromete em nossas Áreas do Saber?

O encerramento foi com o Salmo, criado pelo grupo, através de palavras significativas do que foi a manhã para cada um e para o grupo, a oração do Pai Nosso e nossos agradecimentos pela presença e participação da Ir. Maria Aparecida, na grande ajuda aos Educadores a crescerem em Espiritualidade integrada à Missão de Educar, assumindo o saber com sabor.

Agradecemos à Comunidade das Irmãs do Imaculado Coração de Maria da nossa Escola, especialmente à Ir. Expedita pela disponibilidade de organizar a Escola para serem realizados os dois importantes momentos de forma integrada: o Retiro e o almoço de confraternização.


 
 

Solange Maria Nogueira – Coordenação SPE/Escola Pio XII/RJ



Saiba Mais

Escola Pio XII
Rio de Janeiro – RJ
Site: http://www.escolapioxii.g12.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário