quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Irmãs ICM em Moçambique: Solidariedade às mais de 70 mil vítimas das enchentes

Presentes em Moçambique, as Irmãs do Imaculado Coração de Maria partilham do sofrimento do povo moçambicano que sofre com as enchentes  na região sul do país.  Para quem está distante o pedido das Irmãs é simples: comunhão e oração.

Veja a mensagem enviada pelas Irmãs Djanira Simonetto e Lídia Viera: 

Irmãs ICM em Moçambique:
Solidariedade às mais de 70 mil vítimas das enchentes
Foto: USSENE MAMUDO/AFP
O transbordo do Rio Limpopo, na Província da Gaza, em Xai Xai, no sul do país, provocou uma enorme inundação. Segundo dados de Gestão de Calamidades foram identificados mais de 70 mil pessoas afetadas diretamente pela fúria das águas, das quais 68 perderam a vida, 3.402 casas ficaram destruídas parcialmente, outras 2.231 ficaram totalmente destruídas e quase totalidade das habitações inundadas.

Foram utilizados barcos e helicópteros do país e de países vizinhos para retirada de pessoas que estavam pedindo socorro em meio das águas,  em cima das árvores e nos telhados das casas. As pessoas estão abrigadas em seis centros de acomodação e  clamam por comida, água potável, medicamentos. É uma triste realidade a desafiar a  solidariedade que se faz sentir no povo moçambicano e de todos os que vivem neste país.

A circulação da principal via de comunicação terrestre, a Estrada Nacional nº 1, foi interrompida na ponte, em Xai Xai, isolando Maputo, a capital,  do restante das Províncias do país.

Nós, Irmãs do Imaculado Coração de Maria, presentes em Moçambique, queremos partilhar com todas/os  o sofrimento do povo moçambicano e nos solidarizar neste momento  de aflição e de dor. Contamos com as orações de todas/os para que este povo possa manter viva a chama da fé e da esperança e reconstruir suas vidas. Para os que partiram para a casa do Pai, pedimos a Deus pelo seu eterno descanso e as famílias enlutadas  força e  coragem.

Saiba Mais:

Província de Caxias do Sul sob a proteção de N. Sra. de Fátima
Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Países: Paraguai e Moçambique
Site: http://www.icmcaxias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário