terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Congregação realizou o XVIII Encontro de Animação Missionária

A missão da Igreja e da Vida Religiosa, na História e no mundo é manifestar a presença viva do Cristo Ressuscitado em nosso meio” (Ir. Ana Roy).


Animadas pelo Dinamismo das Primeiras Comunidades de discípulas e discípulos do Mestre de Nazaré, 26 Irmãs, vindas das Cinco Províncias, de vários estados e comunidades, participaram do XVIII Encontro de Animação Missionária ICM, em Tramandaí, RS nos dias 06 a 09 de fevereiro de 2013.

O Encontro aconteceu num clima de muita alegria, partilha e entusiasmo. Teve como tema: A missionariedade no contexto eclesial pós conciliar, conforme a vivência comunitária das primeiras comunidades cristãs. E como objetivos: partilhar vivências missionárias de nossas comunidades e espaços de missão; analisar a conjuntura à luz da caminhada dos 50 anos do Concílio VAT II; aprofundar a missionariedade ICM conforme o Projeto de vida comunitária proposto por Bárbara Maix.

Numa construção coletiva, todas tiveram possibilidade de celebrar, partilhar com  alegria, liberdade e simplicidade de coração,  suas experiências, buscas, anseios, questionamentos, dificuldades e desafios vivenciados em suas comunidades missionárias. Fez-se memória da caminhada da Igreja e da VR a partir do Concílio Vaticano II, evidenciando avanços e recuos, mudanças e estagnações, mas, sobretudo retomando opções fundamentais como, uma nova Eclesiologia – Igreja como povo de Deus, o primado da Palavra de Deus na evangelização, a Teologia da libertação, a vivência comunitária da fé nas CEBs e redes de comunidades, a opção pelos pobres, a luta pela justiça social, a inculturação, a Vida Religiosa Inserida nos meios populares, a Missionariedade e a Profecia. 

Em oficinas temáticas as participantes aprofundaram o tema a partir dos enfoques: Vida Comunitária das primeiras comunidades cristãs; a dimensão Eclesial da comunidade missionária; a Vida Religiosa pós Conciliar e os Novos modelos de comunidade missionária, destacando aspectos importantes, desafios e possibilidades para a vivência do projeto de Vida Comunitária e missionária ICM, hoje. 
A partilha dos grupos e o aprofundamento em conjunto das questões colocadas,  foi a ápice do encontro, no qual se pode dialogar sobre as questões concretas da vida pessoal, comunitária e institucional, no tocante a vida comunitária e missionária, celebrando os passos dados, reafirmando convicções e dialogando sobre as fragilidades num empenho coletivo de vislumbrar caminhos novos. Não obstante os impasses e encruzilhadas do momento histórico em que nos encontramos a opção fundamental pelo Projeto de Jesus de Nazaré, ao Modo das Primeiras Comunidades Cristãs foi reafirmada, e todas retornaram as suas comunidades com renovado animo e disposição de seguir aprofundando pessoal e comunitariamente o tema, a vida de oração, as  relações e a missão de defender e promover a vida, onde esta se encontra ameaçada e ferida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário