terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Irmãs participam da 36ª Romaria da Terra por terra, vida e cidadania

Com o tema Terra, Vida e  Cidadania,  e o Lema “Terra, vida e cidadania: Princípios do bem viver”, realizou-se 36ª  Romaria da Terra, do Estado do Rio Grande do Sul, na Cidade de Bento Gonçalves, Diocese de Caxias do Sul. Participaram mais de 10 mil pessoas, trabalhadores/as do campo e da cidade, agentes de pastorais e Movimentos sociais, lideranças comunitárias, religiosos/as, sacerdotes e bispos, vindos das 18 dioceses do Estado.  

Numa caminhada de mais de dois quilômetros, os Romeiros e Romeiras marcharam com fé, determinação e esperança, cantando e rezando, demostrando sua fé no Deus que caminha e luta com o seu povo, rumo a Terra Prometida. Ao longo do percurso houve reflexão e denúncia das formas de agressão à vida e aos filhos/as da Terra. Todos foram convocados/as a uma prática de fé e compromisso com a construção de um modelo de desenvolvimento pautado nos princípios do bem viver: o Cuidado, a cooperação, a justiça social, a solidariedade, a cidadania responsável, o consumo consciente, a Reforma Agraria,  a Economia Solidaria, a renuncia ao uso dos agrotóxicos, a valorização da Agricultura Familiar e da Agroecologia.

Na celebração, a Palavra de Deus e a Eucaristia, vivenciadas e contextualizadas, interpelaram os Romeiros/as a reafirmarem sua fé e determinação de seguir anunciando o Reino de Deus.  O Reino de vida em abundancia para todos/as, especialmente para os pobres e excluídos, se constrói através da luta pela Terra, pela justiça e pelas causas sociais. Estes elementos contribuem para a instauração de um novo modelo de desenvolvimento social pautado nos princípios do bem viver e expressam a presença do Reino de Deus na história. Todos/as foram convocados/as a retomarem com novo vigor, ânimo e coragem a profecia na memória do Sangue dos Mártires da caminhada.
 
A juventude teve participação especial no ofertório da Missa. Com sentimentos de solidariedade e fé, ofertaram a vida precocemente roubada dos jovens, na tragédia de Santa Maria. Expressaram a todas/os o grito, a realidade das juventudes, que a Campanha da Fraternidade nos coloca para reflexão, oração e compromisso neste ano de 2013.        Durante a caminhada fomos brindados com pãezinhos e, após a celebração Eucarística, num gesto de partilha dos frutos da terra, os agricultores de Bento Gonçalves partilharam com os romeiros e romeiras uvas e ameixas orgânicas. Também não faltou água potável, gratuita para todos. E num clima de fraterna partilha, encontros, reencontros com os amigos e companheiros/as de luta, os romeiros de sentaram debaixo das lindas árvores do bosque e partilharam o pão, a amizade, as experiências, as alegrias e as esperanças de um mundo novo.
 
Na sequencia tivemos a tribuna, onde várias vozes, lideranças sociais, politicas e eclesiais manifestaram seu repúdio às injustiças, suas reivindicações e compromissos, divulgando as lutas e conquistas, denunciando a violência, a opressão, a exclusão e sobretudo convocando, animando a todas e todos a seguirem caminhando, se organizando lutando por TERRA, VIDA e CIDADANIA.
 
Entre os Romeiros/as estávamos nós, em torno de 40 Irmãs, Formandas e leigos ICM, reafirmando nossa fé na igreja do caminho, na luta do povo com um compromisso de defender e promover a vida, através do apoio e participação nas iniciativas e práticas de libertação dos empobrecidos/as.

Nenhum comentário:

Postar um comentário