terça-feira, 9 de abril de 2013

Assembléia leva pais de ex-alunos para prestarem depoimentos

Lajeado – Alguns reviveram histórias, outros aprenderam e se inspiraram para o futuro. Este foi um resumo da noite de Assembleia de Pais que ocorreu na última sexta-feira (5) no Miniauditório do Colégio Madre Bárbara. No evento, desta vez com formato diferente, duas famílias foram convidadas para um bate-papo de troca de experiências.  Também ocorreu a prestação de contas da Associação de Pais e Mestres (APM) de 2012 e a eleição da nova diretoria da APM.



A mãe de aluna e presidente da Associação de Pais e Mestres, Yumi Mantovani ressalta que a Assembleia costuma ocorrer uma vez por ano e sempre com um assunto que vá de encontro aos interesses dos pais. “Este ano optamos pelo tema "jovens" devido a Jornada da Juventude, mas sempre com o compromisso de aproximar pais e escola, este é o principal objetivo dos nossos encontros.”

Como filha de Yumi, a estudante Amanda Mantovani (9) do 4º ano se orgulha de ter a mãe junto a APM do Colégio, pois diz que ela está sempre presente em seus afazeres e seu crescimento escolar. “É muito importante porque minha mãe é muito atenciosa e está participando de tudo.”
A empresária Deise Einloft participou da Assembleia, pois é o primeiro ano de seu filho na escola.

Conforme ela é importante participar para contribuir de alguma forma e gerar condições para a escola no trabalho de todos.


 

Valores de família

O empresário e pai de ex alunos, Rudi Becker antes mesmo de dar depoimento escreveu junto a um colega e amigo uma lista sobre a importância do convívio com os filhos para construir uma família de bons valores. Em suas palavras, Becker transferiu a experiência de ser chefe de família e o tipo de visão que criou para nortear e zelar pela manutenção de uma família.


“Quando meus filhos eram muito pequenos tomei uma decisão e escolhi como norte para a gestão e administração da família formar grandes seres humanos, e com isso pautei cada dia de nossas vidas e até aqui tem dado certo.”

Filha de Rudi, a engenheira de produção, Daiane Becker (25) estudou desde a pré escola no Colégio e gostou de ter retornado.  “Muito legal voltar para o Colégio onde tivemos toda nossa formação, principalmente com nossos pais que nos apoiaram o tempo inteiro.” Daiane diz que hoje pode perceber a importância dos pais participando da vida escolar, dando apoio e ajudando em trabalhos ou dúvidas. “Muito bom voltar, lembrar um pouco e matar a saudade.”

Novo presidente da APM

O no fim do evento foi escolhida a APM 2013 do Colégio Madre Bárbara. O novo presidente foi o pai de Amanda (14) que está no 1º ano do Ensino Médio, João Lucas Henz que faz parte da Associação há quatro anos. Em outro cargo, destaca que quer reunir os pais junto aos professores, a direção e o Grêmio Estudantil, podendo fazer uma boa equipe de trabalho.


“Estaremos dando continuidade ao trabalho que Yumi realizou, ela continuará ao meu lado como vice-presidente.
O novo presidente pede apoio aos pais para continuar realizando as promoções nas datas comemorativas trazendo ainda mais as famílias para o Colégio. “Queremos cada vez mais unir os pais, alunos e direção, pois este é o motivo de nosso crescimento aqui dentro.”

Texto criado pela APM (palavras de autores)
A importância da participação dos pais na escola.

Todo educador sabe o quanto é importante a participação dos pais dos alunos no desempenho escolar. Todo professor gosta de ter pais cooperativos e atentos ao desempenho escolar dos seus filhos.

A participação dos pais nas escolas não deve ser encarada como sendo debilidade, último recurso quando as coisas não andam bem (mau comportamento ou notas baixas), ou como necessárias apenas nos eventos festivos promovidos pelas escolas. A interação deve ser encarada como sendo uma possibilidade de enriquecimento mútuo e de ampliação do espaço democrático no ambiente escolar. A criança cuja família participa de forma mais direta no cotidiano escolar, apresenta um desempenho superior em relação a que os pais estão ausentes do seu processo educacional.

Segundo pesquisa da Associação Americana de Psicologia, crianças que frequentam festas, reuniões e outras atividades promovidas pela escola apresentam melhor desempenho e maior estabilidade emocional.

Diversos educadores brasileiros também defendem que a família faça um acompanhamento da escola, verifique se seus objetivos estão sendo devidamente alcançados.

“Estamos muito felizes com a permanência dos membros da APM 2012 e com as novas "aquisições" do grupo para 2013. Sabemos que o caminho é longo e com diversos desafios. Mas também sabemos que juntos somamos forças e somos capazes de atravessar 2013 com excelentes projetos, realizações e a certeza de que podemos tornar a Família Madre Bárbara cada vez mais unida, fortalecida e trilhando o caminho certo”, membros da APM.


 
 

Saiba Mais

Colégio Madre Bárbara
Lajeado - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário