sexta-feira, 12 de abril de 2013

Encontro reuniu Irmãs junioristas presentes no Rio Grande do Sul

 
Entre os dias 08 e 10 de março aconteceu o encontro de junioristas do Rio Grande do Sul. Participaram as sete Irmãs das três províncias do Rio Grande do Sul, sendo acompanhadas por Ir. Iraídes Dal'Agnol, conselheira do setor formação de POA e Ir. Meridiane Brum, da equipe de formação da província de Santa Maria.

O encontro foi assessorado pela Ir. Maria Josete Rech (IENS) com o tema: O Rosto feminino de Deus e a Vida Religiosa Consagrada.

Algumas participantes assim expressaram sua experiência:

"Conceber uma face feminina de Deus diante de um processo histórico social e eclesial marcado pelo masculino, é uma construção que parte de dentro para fora, do equilíbrio que faz de nossas dimensões feminina e masculina, complementares e não opostas dentro de nós".

"Ouçam-me, casa de Jacó, resto da casa de Israel, vocês que carrego desde que nasceram, e carrego desde o ventre materno." (Is 46,3)
Ir. Rita de Cássia Santos

"O Encontro das Junioristas, é um espaço muito importante de convívio e partilha de vida onde nos enriquecemos e nos encorajamos mutuamente a permanecermos firmes nas pegadas do mestre Jesus. Neste último último encontro pudemos conhecer algo mais sobre o Rosto Feminino de Deus, que foi tão esquecido historicamente, em detrimento da supervalorização do rosto masculino de Deus. Foi muito proveitoso"!
Ir. Josélia Francisca Ramos

"Refletir sobre o rosto feminino de Deus é adentrar em nossa prática cotiana e buscar perceber nos pequenos gestos a presença do cuidado, da compreensão, da ternura e do amor, que são sinais de Deus Pai e Mãe manifestados em nós e em nossos semelhantes. A imagem do filho pródigo nos ensina o quanto Deus é amor, vida e cuidado, e por isso é Pai e Mãe".
Ir. Fernanda Minuzzi Bedinotto

“A finalidade do trabalho do(a) religioso(a) é deixar o mundo mais cheio de graça, mais encantado: consagra.” (William Castilho)
Ser sinal e instrumento da ação e do amor de Deus no mundo é missão que exige um olhar atentamente voltado para o ser de cada pessoa que entra em nossas vidas. É saber que todos os gestos de solidariedade e fraternidade têm valor, porque, de uma maneira ou de outra, manifestam o sonho de Deus para a humanidade. Durante esse encontro, tivemos a oportunidade de perceber o ser feminino de Deus presente em cada uma de nós e projetar ações que possam fortalecer o desenvolvimento integral dessa dimensão de cuidado, proteção e alteridade em todos os âmbitos de nossa vida.
Ir. Karine Soares Bitencourt 

"Vivenciar nosso encontro, acolhendo umas às outras, colocando-se na atitude de escuta e dialogo, partilhando experiências, rezando a Palavra e a vida foi oportunidade para experienciar o rosto feminino de Deus. A temática trabalhada nos convida a avançar na vivência da VRC no dia a dia, transparecendo este rosto em nossas relações, tanto comunitárias como com aqueles que nos são confiados".
Ir. Janice Hoefle

Saiba Mais:

Província de Santa Maria sob a Proteção do Espírito Santo
Rio Grande do Sul
Países: Venezuela, Bolívia, Argentina e Haiti
Blog: http://icmprovinciasantamaria.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário