sexta-feira, 12 de abril de 2013

Realizado o encontro das Secretárias Provinciais e do Setor Geral

A memória de toda a vida que acontece na Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria passa pelas mãos das Irmãs que atuam como secretárias, seja no Setor Geral ou nas Províncias. Para mais animar e dinamizar este trabalho/missão, as secretárias Provinciais participaram de encontro realizado entre os dias 04 e 07 de abril, em Balneário Pinhal, Rio Grande do Sul.


O encontro contou com a presença da Diretora Geral, Irmã Marlise Hendges e aconteceu em um clima de amizade e fraternidade. Estiveram presentes as Irmãs: Anita Dal Piva (Secretária Geral), Dalia Löff (Província de Caxias do Sul), Inês Beneli (Província de São Paulo), Ilse Carolina Rigo (Província de Porto Alegre), Maria Janete da Silva Rodrigues (Província de Teresina), Rita Loicí Schneider (Província de Santa Maria), Lia Lauxen (Instituto Religioso Bárbara Maix - IRBM) e Nilza Girardi, responsável pelo programa ICM.

No encontro, as Irmãs refletiram sobre a “Mística de Secretária” que destaca  a função a missão como resposta à Vontade de Deus e exercício da criatividade, de maravilhar-se com as atividades realizadas na vivência do Carisma Congregacional.

“Cultivar a mística da secretária ajuda a assumir  a função com consciência e sentido. Não é atividade mecânica, há crescimento, há contato e valorização das raízes da história, do registro cotidiano e do rumo da missão” (trecho do texto Mística da Secretária)

A atividade ainda abriu espaços para uma análise do processo de reconfiguração das províncias, estudo e alterações no Manual das Secretárias ICM, repasses de informações sobre arquivo e atualização cadastral das Irmãs.

“Registrar, informar, captar e sintetizar o que se passa na Vida das nossas Províncias e Congregação é um pouco da nossa missão de Secretárias” disse Rita Loicí Schneider, que também destacou o clima do encontro: “O local facilitou a avaliação, o estudo e o aprofundamento desta missão, onde não faltou o chimarrão e a socialização informal, sem esquecer os desfrutes das belezas do mar, quer seja para os olhos, os ouvidos, o coração e /ou o físico, numa agradável caminhada a beira da praia”.
“Vós não tendes apenas uma história para recordar e narrar,
mas uma grande história para construir”
(Bem-Aventurado João Paulo II)

Nenhum comentário:

Postar um comentário