quarta-feira, 29 de maio de 2013

Caixa de Poesias incentiva na criação de rimas

Lajeado – Juntar palavras e formar rimas. Este tem sido o verdadeiro encanto da turma 11 do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Madre Bárbara. A Caixa de Poesias tem o objetivo de estimular à escrita e leitura dos alunos. A cada dia, um deles a leva para casa e junto com um dicionário ilustrado, precisam abrir na letra do nome e escolher uma palavra e um objeto que a simbolize. Após, devem criar uma rima, com a ajuda dos pais, para apresentar à turma.


A responsável pela criação da atividade, professora Adriana Pretto conta que o resultado tem sido muito positivo, no desenvolvimento da leitura e escrita. Conforme ela, no 1º ano se inicia a alfabetização na sala de aula, e a rima tem encantado e estimulado as crianças. “Damos enfoque para a consciência fonológica que são as rimas, então as palavras tem um som musicalizado e isso motiva as crianças fazendo com que elas aprendam de forma lúdica.”

Auxílio na alfabetização

A aluna Manoela Turra (6) levou a Caixa de Poesias para casa e trouxe a palavra “macaco” para a adivinhação dos colegas. “Dei dicas que era peludo e gostava de se pendurar em árvore.” Manoela aprendeu a ler e escrever brincando de escolinha com a irmã mais velha. “Sei escrever até o nome da Bárbara Maix, é muito legal estar lendo.”

Com a palavra macaco, a frase criada por Manoela tinha a rima: “Macaco manda em tudo, não manda em nada, macaco só manda na namorada.”

O colega Antônio Abreu (6) trouxe a palavra abelha para a sala de aula.
Ele conta que adora a atividade e adivinhar as palavras e as rimas. “Se pudesse levava de novo a Caixa de Poesias para casa.” Abreu já sabe escrever algumas palavras e a rima criada por ele é: “Escutei um zumbido, era uma abelha, era do céu, em um pote de mel.”


Saiba Mais:

Colégio Madre Bárbara
Lajeado - RS
Site: www.madrebarbara.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário