sexta-feira, 10 de maio de 2013

Curtas Gaúchos exibe 'A Beata' em congregação de Porto Alegre

No centro de Porto Alegre, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria vive pela devoção. Há quase 200 anos nascia Madre Bárbara Maix, que criaria a instituição e, em vida, espalharia mensagens de amor, compaixão e cuidado. Com 17 escolas espalhadas pela região Sul e Sudeste do Brasil, a frente de hospitais e projetos de caridade, as irmãs renovam no dia a dia o que a “quase santa” deixou como legado. A história da beata será contada em dois curtas-metragens, exibidos no Curtas Gaúchos da RBS TV a partir deste sábado (11).

- Eu conheço Deus como costureiro. E é por isso que vocês estão aqui – homenageou irmã Gentila Richetti, uma das pioneiras na busca pelo milagre de Bárbara.


Durante uma sessão de pré-estreia na última quarta-feira (8) algumas freiras da congregação tiveram a oportunidade de assistir aos filmes antes de passarem na televisão. Parte do processo de recuperação da trajetória de Bárbara, as irmãs mantém um memorial com objetos e documentos.

- Fizemos uma pesquisa para o Histórias Extraordinárias (série do Curtas Gaúchos) sobre os nomes que se destacavam no Rio Grande do Sul e chegamos na Madre. A vida de Bárbara sensibilizou - contou o diretor geral do Núcleo de Especiais, Gilberto Perin.

Irmã Gentila e Gilberto Perin durante exibição na congregação (Foto: Bruna Conforte/Divulgação RBS TV) 
Irmã Gentila e Gilberto Perin durante exibição na congregação (Foto: Bruna Conforte/Divulgação RBS TV)
 
Embora tenha vivido há dois séculos, a beatificação ocorreu apenas em 2010. Na década de 1940, uma criança com queimaduras de terceiro grau se recuperou, sem nenhuma cicatriz, após uma semana de oração de uma freira devota da Madre. A história será contada no segundo programa do Curtas Gaúchos.

- A Madre fez um bem muito grande ao povo gaúcho. E ela é muito atual. Em toda essa realidade de violência, desrespeito à vida, pensamentos traiçoeiros, a vida de Bárbara aponta para o ser humano – refletiu irmã Gentila.

Atualmente, a direção da congregação se dedica a responder as correspondências de fiéis e o envio de relíquias para igrejas e locais de todo o Brasil. Gentila explica que os objetos que pertenceram à Madre são sinais da presença dela. A busca por outros milagres para a canonização, no entanto, não é tão fácil:

- É Deus quem realiza os milagres, as graças extraordinárias. Nós estamos pedindo – contou Gentila.

Memorial reúne relíquias do tempo em Madre Bárbara estava viva (Foto: Bruna Conforte/Divulgação RBS TV) 
Memorial reúne relíquias do tempo em Madre Bárbara estava viva (Foto: Bruna Conforte/Divulgação RBS TV)
 
Não perca! Curtas Gaúchos apresenta “A Beata” neste sábado (11) logo após o Jornal do Almoço.

Siga o twitter @curtasgauchos e curta a página facebook.com/curtasgauchosrbstv

G1 RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário