terça-feira, 16 de julho de 2013

Consciência ambiental e compromisso ético com o outro

A partir deste ano, o currículo do Novo Ensino Médio do Colégio Madre Imilda incorporou uma nova disciplina: Ciências da Terra, que passa a ser desenvolvida na 2ª série do Ensino Médio, partilhada com a disciplina de Biologia. Nela, questões ecológicas são discutidas, a partir da Biologia e da Geologia, utilizando-se as demais ciências como apoio.

A grande concentração de pessoas nos centros urbanos, principalmente nas regiões industrializadas, evidencia um problema ambiental. A ocupação irregular em áreas de risco aponta o despreparo de administrações públicas para gerir a ocupação do solo.

Dessa forma, foi proposto aos alunos das 2ª séries o gerenciamento de áreas de riscos, com base no método de análise de áreas denominado Office of United Nations Relief Coordinator (UNDRO). O método UNDRO é utilizado para enfrentar acidentes naturais, com base em duas atividades principais: a prevenção e a preparação. Dentro destas atividades, o método se divide em cinco etapas: identificação dos riscos, análise dos riscos, medidas de prevenção de acidentes, planejamento para situações de emergência, informações públicas e treinamento, sendo que as três primeiras se referem a prevenção e as duas últimas à preparação.

Com base em imagens de satélite (Google Maps) foram determinadas áreas de risco, no qual os alunos tiveram que identificá-las e apontá-las. Posteriormente, o trabalho foi desenvolvido em duas etapas, uma escrita e outra na forma de maquete. Na primeira os alunos apresentaram os riscos e suas possíveis consequências. Isso com base nas etapas metodológicas do método do UNDRO. Na segunda etapa, tiveram que montar uma maquete da área já recuperada, a partir da proposta feita na primeira etapa.

 
 


Toni Olsen
Serviço de Orientação Pedagógica


Colégio Madre Imilda
Caxias do Sul - RS
www.madreimilda.com.br

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