quarta-feira, 31 de julho de 2013

Escola Pio XII - Peregrina junto a Jornada Mundial da Juventude





Irmãs do Imaculado Coração de Maria

Escola Pio XII


A Escola Pio XII, colocou-se peregrina junto a Jornada Mundial da Juventude.  Realizou, desde 2012, uma programação, não apenas de divulgação mas de engajamento: peregrinação, apresentação, reuniões com alunos e toda a Comunidade Educativa.



Em 2013, intensificou sua programação, como centro de hospedagem, formação  e adesão de voluntários formados por alunos, professores e funcionários dos demais serviços.



Os alunos do 7º Ano de Escolaridade ao Ensino Médio se inscreveram, doando sua disponibilidade, durante o recesso, para estarem presentes na escola ajudando a receber os peregrinos, atuando com hospitalidade e acolhimento, dimensões tão importantes do Evangelho que enriquece a experiência humana da convivência.



O próprio Papa Francisco ressaltou para a Igreja ser sempre hospitaleira, misericordiosa e profética.



A visita do Papa com a JMJRio-2013 fortalece a todos ao entusiasmo pela fé. Pede o fortalecimento na Esperança, deixar-se envolver por Deus e ter alegria. Orienta os jovens para a oração: “jovens, possam vocês aprender  a rezar todos os dias – esse é o modo de conhecer a Jesus e fazê-lo entrar na própria vida”.  



Aos temas da fé, o Papa trouxe, entre outros, o problema da fome numa crítica explícita ao desperdício. Neste sentido, nos fortalece pastoral e pedagogicamente como escola, ao cuidado.



O cuidar, experiência forte, pelo trabalho, convivência, preparação que uniu a Comunidade Educativa da Escola Pio XII na hospitalidade e acolhimento. E, nos abre, para permanente aprofundamento às causas que ameaçam a Justiça e impedem excessos evitando o desperdício.



Pastoral Escolar




A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) continua a mostrar ao mundo o testemunho de uma fé viva, transformadora e o rosto de Cristo em cada jovem.



Os jovens são os protagonistas desse grande encontro de fé, esperança e unidade. A JMJ tem como objetivo principal dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo.



 “Nessa semana, o Rio de Janeiro se tornou o centro da Igreja”. As palavras do Papa Francisco marcaram a cerimônia de acolhida do Santo Padre em Copacabana. Com o tradicional sorriso e carinho, o Papa saudou e acolheu a multidão de jovens que se reuniram para ouvir as suas palavras no primeiro Ato Central da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013) presidido por ele.



O Papa convidou os jovens a colocarem Cristo em suas vidas. “Bote Cristo em seu coração: Ele lhe acolhe no Sacramento do perdão, para curar, com a sua misericórdia, as feridas do pecado”, destacou.



A Escola Pio XII participou desse momento tão especial acolhendo Jovens, Sacerdotes e Religiosas de Aracaju/SE, de algumas cidades do Rio Grande do Sul, como Guaíba, Barra do Ribeiro, Esteio e outra e Góis Velho/GO, num total de 150 pessoas, trocando experiências e vivenciando culturas diferentes.



Os peregrinos receberam o carinho e alegria das Irmãs e de voluntários, grupo composto por educadores, alunos, ex-alunos e pessoas amigas, neste momento de fé e fraternidade.



Conforme Bento XVI recordou afetuosamente a participação e a alegria dos cerca de dois milhões de jovens em Madrid, ao final da JMJ no ano de 2011, esse encontro com a juventude é “uma formidável experiência de fraternidade, de encontro com o Senhor, de partilha e de crescimento na fé: uma verdadeira cascata de luz”.

Educadoras








Saiba Mais:



Escola Pio XII

Rio de Janeiro – RJ



Nenhum comentário:

Postar um comentário