terça-feira, 23 de julho de 2013

Diretoria da CRB Nacional toma posse; Assembleia divulga mensagem final

O novo presidente e a nova diretoria da CRB Nacional assumiram oficialmente a missão confiada pelas 510 associadas da Conferência, reunidos em Assembleia de 15 a 19 de julho, na Escola Paroquial Santo Antônio, Brasília-DF.

A tomada de posse aconteceu durante a Celebração Eucarística iniciada às 8h da sexta, 19, e presidida pelo presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada e arcebispo de Palmas, dom Pedro Brito Guimarães.

Ao iniciar a Eucaristia, a diretoria cessante fez memória do caminho percorrido até então por meio dos projetos que ajudaram a tornar realidade, no triênio, os horizontes e as prioridades sugeridos pela Vida Religiosa do Brasil na XXII Assembleia Geral Eletiva de 2010 entre  eles, o Encontro Nacional da Vida Consagrada, realizado em Itaici-SP, o Congresso Novas Gerações, projeto Haiti, projetos de evangelização, dentre outros.

Em sua homilia, dom Pedro parafraseou um autor desconhecido para exortar à nova diretoria a observância de valores evangélicos como a misericórdia e a fidelidade à Palavra.

“Que a CRB não seja “montanhas penduradas por um fio de cabelo, porque contém pouca Bíblia e muitas regras”. Antes de vocês saírem daqui em busca da terra prometida, façam como a Palavra de Deus sugere: se alimentem do Cordeiro Pascal imolado por nós, ofereçam sacrifícios de louvor. Sejam misericordiosos e invoquem o santo nome do Senhor e o restante vem por acréscimo. Seja esta a regra de vida da CRB a partir de agora”, conluiu.

No encerramento da Assembleia Irmão Paulo Petry, novo presidente da entidade, falou aos religiosos e religiosas que o elegeram: “Quero dizer que é uma alegria muito grande partilhar com vocês esse momento da Vida Religiosa que eu amo e que quero representá-la com toda dignidade, com toda dedicação” relatou.

Irmão Paulo fez  menção ao texto do lema da Assembleia, os discípulos de Emaús  (Lc 24,29), para destacar características de Jesus que desta como inspirador para o caminhar da vida religiosa neste triênio.

“Em Emaús, Ele toma iniciativa, se aproxima, não discrimina, aliás, se olharmos a companhia de Jesus, (não os Jesuítas- brincou) percebemos que Ele não fez distinção de pessoas. Trabalhou com um grupo de pessoas tão distintas que qualquer RH hoje em dia talvez recusasse trabalhar com tanta diversidade”, acrescentou.

“Em Emaús foi necessário engatar uma macha ré, retornar para Jerusalém e completar o caminho que ainda faltava.  Hoje, no final da assembléia, poderíamos nos perguntar: qual a macha ré que devemos engatar, para onde devemos retornar, qual o caminho que devemos completar”, interrogou.

 No final da Assembleia o vice-presidente da diretoria cessante, padre Carlos Palacio e também um grupo de funcionários  agradeceram a ex-presidente Irmã Márian pela dedicação demonstrada até agora pela vida religiosa.


Mensagem Final da XXIII 
Assembleia Geral Eletiva da CRB Nacional

Permanece conosco
Lc 24, 29

Somos religiosos e religiosas reunidos na XXIII Assembleia Geral Eletiva, realizada em Brasília, nos dias 15 a 19 de julho de 2013, tendo como Lema Permanece conosco (Lc 24,29) e tema Vida Religiosa Consagrada Hoje – Identidade e Esperança, nos sentimos  em comunhão com a vida religiosa presente em todas as regiões do Brasil e do mundo e com a Igreja, num tempo singular de mudanças paradigmáticas, pluralismo religioso, grandes manifestações nas ruas, emergência de novos sujeitos sociais e culturais.

Sob a luz da Palavra de Deus e a escuta dos sinais dos tempos nos colocando caminhando como os discípulos de Emaús nos sentimos provocados:

- pelas reflexões e escuta da realidade da CRB – relatório de atividades;

- pelas partilhas e experiências da vida religiosa; nossa identidade e lugar no mundo de hoje;

- pela juventude e do povo nas ruas que manifesta criativamente suas necessidades, lutas, lamentos, desejos e desilusões;

- pelos os religiosos e religiosas que compartilham com o povo este mal estar da cultura atual....com os mais diversos gritos pela vida;

- todas as formas de violência, agressão e desrespeito aos diretos humanos... tráfico de pessoas,  mercantilização da cultura;

Ao longo do caminho quando nos explica a palavra e o mistério de sua paixão morte e ressurreição arde nosso coração para perceber que a Vida Religiosa precisa manter a mística e a profecia como ressignificação do nosso ser consagrado (a) hoje, está em comunhão com a Semana Missionária da Juventude, a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro e a primeira visita pública do Papa Francisco, anima e participa ativamente da Rede um grito pela vida contra o tráfico de pessoas, se aproxima das grandes causas e situações que clamam por justiça em tantos países. Por isso queremos reafirmar a opção preferencial pelos pobres. A intercongregacionalidade na missão, a interculturalidade como caminho de diálogo e proximidade solidária das realidades sociais e étnico culturais.

 Com o mesmo desejo dos discípulos e discípulas de Emaus, desejosos de um encontro mais profundo e transformador suplicamos: Permanece Conosco, Senhor!

 Nossa palavra de gratidão e reconhecimento aos Religiosos e Religiosas que nos precederam com testemunhos proféticos, ousados e vigorosos, aos de meia idade que partilham conosco a riqueza de suas vivências missionárias. Também desejamos dirigir uma palavra a Juventude da Vida Religiosa que com coragem e ousadia apostam na renovação da Vida Religiosa Consagrada.

 Como os discípulos e discípulas de Emaús que retornam a Jerusalém na alegria de anunciar a Ressurreição de Jesus Cristo, desejamos com alegria pascal, anunciar as nossas esperanças, nossas perspectivas, as novas possibilidades e desafios que se abrem como oportunidades da Vida Religiosa nos dias atuais ( aguardar as prioridades)!

Colocamos sob o manto da Mãe Aparecida o hoje e o amanhã da Vida Religiosa Consagrada... Permanece conosco Senhor!


Saiba Mais:

Conferência dos Religiosos/as do Brasil
CRB Nacional
Site: www.crbnacional.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário