quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Livro estimulou trabalho para o dia dos pais

Lajeado – Após ler o livro “O Pai Invisível” de Kledir Ramil, os alunos das 8ªs séries (turma 81 e 82) do Ensino Fundamental foram incentivados a participar de um seminário oral e escrito. A professora responsável pela tarefa Judite Schmatz aproveitou a motivação dos alunos e levou para a aula uma entrevista do cantor e autor do livro, os incentivando a entrevistarem seus pais.

Segundo Judite, os alunos gostaram da leitura e por ser de um cantor, trouxeram algumas músicas que também serão trabalhadas. Aproveitando a proximidade do dia dos pais, estão confeccionando cartões criativos para a data. “O cartão poderá ser bem sugestivo, mas pertinente à idade deles, estão usando a criatividade.”

O seminário, também sobre o livro ocorrerá em uma roda com a participação de toda turma. A professora destaca que vai exigir a leitura de todo o livro. “Irei trabalhar a técnica da caixinha musical, quando vou colocar música da dupla Kleiton e Kledir, e quando parar a música, eles terão que responder perguntas sobre o livro.”

Judite salienta que a história pode ser exemplo para muitas famílias de adolescentes. “No livro, o pai chega em casa e o filho finge que não vê, precisando do pai apenas para buscá-lo ou levá-lo em alguns lugares, e para pedir dinheiro, isso fará com que eles aprendam a valorizar seus pais.”

A aluna Mariana Maieski (14) gostou de realizar entrevista com seu pai para saber a opinião dele em diversos seguimentos. “Minha relação com meu pai é boa, e ele não é invisível, faz tudo para cuidar de mim, e mesmo quando diz não, sei que está fazendo para o meu bem.”

Mariana passou a conhecer mais seu pai, e disse que entre todas as perguntas, uma delas a emocionou. “Na pergunta sobre o que o pai gosta de escutar, ele disse ‘eu te amo de uma filha’.” A aluna conta que respondeu à pergunta do jeito que seu pai gostaria.

Na entrevista que realizou com seu pai, o aluno Bruno Pereira (14) relembrou de alguns momentos como quando uma vez estava chorando sozinho e o pai chegou brincando para agradá-lo e deixá-lo feliz. “Aprendi que para ser pai é preciso de muita responsabilidade, ficando sempre ao lado do seu filho e cuidando para nunca deixar ele andar com pessoas erradas.”

O Pai Invisível
O músico Kledir Ramil descreve em seu livro a relação de um pai com o filho adolescente onde os filhos dependem dos pais para tudo e quando chega a adolescência parece que os pais se transformam em seres invisíveis. Com um texto espirituoso, Kledir, da dupla Kleiton & Kledir conta várias situações cômicas e surreais pelas quais já se viu envolvido com os filhos adolescentes e relembra seu próprio tempo de menino, quando tudo parecia acontecer em outro ritmo. No livro, o músico e escritor aborda uma forma divertida sobre os dilemas dos pais com seus filhos adolescentes.

Saiba Mais:

Colégio Madre Bárbara
Lajeado - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário