segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Orientação Educacional realiza Círculo de Construção da Paz

Lajeado - Um processo de diálogo para resolução de problemas, promovendo o autoconhecimento e abordando os valores. Este é o objetivo do Círculo de Construção de Paz, coordenado pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE) do Colégio Madre Bárbara.

O projeto busca trabalhar valores e diretrizes, antes de falar sobre os conflitos dentro da sala de aula. Na dinâmica do Círculo, o aluno precisa aprender a esperar sua vez para se pronunciar no grupo, escutar o outro sem interferir e ter uma linguagem respeitosa. No processo, todos os participantes têm voz e dons para a resolução de conflitos em forma de diálogo.

A orientadora educacional responsável pela criação do Círculo, Ana Célia Thomas, sugeriu a atividade devido ao curso de Iniciação em Justiça Restaurativa, ministrado pela Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul – AJURIS, que participou no fim de 2012. “Sempre tive interesse neste modo de resolução de conflitos.”

Com a turma 71 foi trabalhada a elaboração de acordos, onde cada aluno elaborou um acordo para a realização do Círculo de Construção da Paz e todos concordaram em cumprir todos os acordos elencados pelo grupo, entre eles as situações de autoconhecimento e a exploração do problema da turma.

As expectativas das orientadoras Ana Célia e Odete Spessatto são que os alunos assumam a responsabilidade para melhorar o problema abordado pela turma. “As dinâmicas foram realizadas através de questionamentos para cada membro do Círculo, e só respondia o aluno que estava com a posse do objeto da palavra, que era representado por uma pedra, depois só retornava aquele que quisesse complementar algo”, diz Ana.

A turma 71 terá continuidade do projeto em outubro, e outras turmas serão contempladas com o Círculo.

 


Saiba Mais:

Colégio Madre Bárbara 
Lajeado - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário