quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Instituto Imaculado Coração de Maria realizou Sarau de Poesias

No dia 07 de outubro, o Instituto Imaculado Coração de Maria, no Rio de Janeiro – RJ realizou o IV Sarau de Poesias. Esse Projeto surgiu com a finalidade de incentivar às crianças e adolescentes atendidas  pela instituição a interagir com as letras. Formar palavras. Escrever frases e, consequentemente, sentir que se pode mais. Escrever não é somente desenhar letras. Escrever é saborear a magia do descobrimento. É perceber o quanto é belo demonstrar através da leitura e escrita sua capacidade de interpretar o seu próprio mundo.

Ler, nos leva a caminhos nunca antes percorridos. Através da leitura damos asas à imaginação. Sonhamos, e sonhando descobrimos as trilhas de um conhecimento, que antes era oculto aos nossos olhos. Com a capacidade de interpretar a leitura saímos da escuridão. Enxergamos o mundo com o olhar de ver. Abrimos nossas mentes para novos horizontes.

 

Ao lermos saímos da ignorância. Deixamos de sermos oprimidos pela massa dominadora, que incute ideologias na consciência, dos nossos jovens. Fazendo-os acreditar numa verdade inexistente. Quem lê compreende o que está escrito, o que se esconde por “entre linhas”. Quem lê sabe fazer julgamentos. Sabe o que é certo ou errado, o que é bom ou ruim para si mesmo e para os outros.

Em pleno século XXI, não podemos permitir que os opressores continuem a ter forças para subjugar a inteligência das nossas crianças, jovens e adolescentes.

Queremos sim que tenham ideias e ideais e que não apenas olhe, mas que enxerguem que somente pela aprendizagem podem ser levados a uma vida digna de ser vivida. Conhecedores dos seus direitos, e dos seus deveres, bem como dos deveres daqueles que manipulam uma falsa ideia.

Queremos que vocês sejam seres pensantes e críticos, dentro de uma sociedade a qual vocês pertencem, mas que sejam, sobre tudo, cidadãos brasileiros, capazes de escreverem as suas próprias histórias.

Citando Paulo Freire: “Mudar é difícil, mas é possível.” “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo."

Nós, educadores e irmãs do IICM não podemos mudar o mundo, mas se mudarmos o modo de pensar, sentir e agir da metade dos (Sujeitos)  usuários desta Obra Social estaremos mudando meio mundo. Embora, alguns duvide temos a certeza de que o nosso trabalho não foi e nunca será em vão. Enquanto existir profissionais, nesta casa, imbuídos da mística da Beata Bárbara Maix, nenhuma das nossas crianças saíra da mesma forma que entrou.

Ainda citando Paulo Freire: “Não há saber mais ou menos, há saberes diferentes” “Educar é tarefa daqueles que sabem que pouco sabem, por isso sabem algo e podem assim chegar a saber mais, em diálogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para estes, transformando seu pensar que nada sabem em saber que pouco sabem, possam igualmente saber mais."
É o que veremos hoje, as nossas crianças inseridas na proposta do ler e escrever. Saindo dos seus casulos e transformando-se em lindas borboletas. Esse é o milagre da vida. O milagre do falar o que o pensamento gerou. Interpretando o mundo, na arte de ler e escrever.

Dentro de um contexto poético podemos dizer:
Nossas crianças, adolescentes e jovens são flores cultivadas em nosso jardim. Não olhamos, isoladamente, a flor mais bela. Olhamos o conjunto, da mais simples a mais sofisticada, compondo, assim, um belo ramalhete.
 
 

Maria Thereza Silva Xavier.
Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário