terça-feira, 12 de novembro de 2013

Ano Capitular prepara a Congregação para o XIX Capítulo Geral Ordinário

 
No dia 06 de novembro de 2013, juntamente com a Celebração do 3º aniversário da beatificação de Bárbara Maix, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria iniciou a viver o espírito do Ano Capitular, período de um ano, que precede a realização do XIX Capítulo Geral Ordinário, a realizar-se em novembro de 2014.

O Ano Capitular é um tempo marcado pela busca de maior unidade congregacional, pelo estudo, oração, reflexão e vivência do carisma.  Nesse tempo as Irmãs assumem a preparação  do Capítulo Geral Ordinário, evento magno da Congregação.  Será refletida e avaliada a inserção da Congregação no contexto eclesial, social e cultural, no hoje da história. Possibilita a releitura e atualização do Carisma, a tomada de decisões necessárias à concretização de missão, na fidelidade ao Reino de Deus, bem como a eleição das novas dirigentes da Congregação.

O XIX Capítulo Geral Ordinário terá como Tema: “Irmãs do Imaculado Coração de Maria, em comunidades solidárias, enviadas a testemunhar a justiça e a profecia do Reino de Deus” e como Lema: “Avancem para a outra margem” (Mt 8,18).

No período de preparação ao Capítulo, a Congregação trabalhará na Reconfiguração, com o objetivo de “Revitalizar a Missão”. O processo envolve, também, a  supressão de cinco Províncias e abertura de duas novas Províncias.

A Celebração Eucarística da memória litúrgica da Bem-Aventurada Bárbara Maix, Fundadora da  Congregação, também agregou a abertura do Ano Capitular. Irmãs, postulantes, leigos e leigas participaram deste evento, em um clima de comunhão com toda a família ICM.

Dom Jaime Spengler, Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, presidiu a Celebração. Na homilia, destacou o Ano Capitular e o processo de Reconfiguração que está em andamento, na Congregação.

“Quando pensamos na Reconfiguração, é preciso analisar este termo. Quem é a figura que está na base da configuração e da reconfiguração? Quem é a nossa referência? A resposta é óbvia! Sem duvida, é o Crucificado e, falando-se desta família religiosa, é Bárbara Maix, que indicou um caminho, teve uma intuição e que deixou um legado. Cada Irmã é responsável e co-responsável por este legado, por mantê-lo vivo e por difundi-lo, onde quer que se encontre”, disse.

Dom Jaime indicou referências para a vivência deste tempo: estudo, oração e diálogo: “o tempo do Capítulo é de discernimento para as comunidades, para cada Irmã, e para a Obra como um todo. Requer estudo da realidade, oração e a disponibilidade para o diálogo entre as Irmãs. Que o Ano Capitular seja tempo de graça, para resgatar o que estava na origem e, a partir disso, desenvolver a obra que Deus pede”, afirmou o Arcebispo, acrescentando que a presença evangélica ICM não pode perder a dimensão profética.

Irmã Marlise Hendges: “A Congregação não nasceu para si, nasceu para o Reino” 
  
Em sua mensagem, a Diretora Geral da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, Irmã Marlise Hendges, lembrou a beatificação de Bárbara Maix com o sentimento de gratidão a Deus e enfatizou que, com fé e responsabilidade, as Irmãs, os leigos e leigas dão continuidade a esta Obra.

Ao abrir o Ano Capitular, a Diretora Geral disse que a Congregação não caminha no improviso, motivo pelo qual, antes do Capítulo Geral, toda a família ICM é convidada a viver este tempo: “Fazemos, hoje, a abertura oficial do Ano Capitular. Será um tempo privilegiado de preparação para a celebração do XIX Capítulo Geral Ordinário, que será celebrado de 03 a 13 de novembro de 2014. Este será um tempo de escuta, diálogo, oração e de conversão. O Capítulo é um momento de comunhão eclesial e congregacional. A Congregação não nasceu para si mas, na Igreja, nasceu para o Reino”.

Para Irmã Marlise, a esperança é a marca forte deste grande acontecimento: “O capítulo Geral é um acontecimento de grande esperança, de integrar valores, de nos tornarmos mais coerentes com os valores do Evangelho e do Carisma da Congregação. Ao abrir o Ano Capitular, convidamos a todos: Irmãs, leigos e leigas, sacerdotes e bispos para que se unam conosco, neste tempo de advento do Capítulo, tempo de graça e conversão para que nós, Irmãs do Imaculado Coração de Maria, passemos para a outra margem, com Jesus,  em comunidades solidarias, enviadas  a testemunhar a justiça e profecia do reino de Deus” finalizou.
Oração

Para fortalecer a comunhão,  neste tempo, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria elaborou, com aprovação eclesiástica,  a oração própria do XIX Capítulo Geral Ordinário, que disponibilizamos a seguir:

ORAÇÃO DO XIX CAPÍTULO GERAL ORDINÁRIO
Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria


DEUS TRINDADE fonte inspiradora da Congregação, ao vosso mistério de amor e comunhão, confiamos o processo do XIX Capítulo Geral.
- Ajudai-nos a celebrá-lo numa verdadeira conversão e compromisso com a justiça e a profecia do Reino de Deus.
Ó PAI, no poder de vosso amor e na beleza de vosso dinamismo criador!
- Ajudai-nos a humanizar relações familiares, comunitárias e sociais, semeando partilha, amor, paz e verdade.
Ó JESUS, Palavra Encarnada e revelação do Pai!
- Ajudai-nos a fortalecer a paixão pelo Reino no compromisso com os pobres, na alegria da itinerância à luz da Vossa Palavra.
Ó ESPÍRITO SANTO, dinamismo e sabedoria de Deus!
- Ajudai-nos na travessia para um novo tempo na reconfiguração congregacional, na consolidação da gestão em rede, na descoberta da face de Deus em novos sujeitos e espaços de missão.
IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA padroeira da Congregação!
- Ajudai-nos a seguir e anunciar Jesus com renovado ardor, como discípulas missionárias dinamizadoras de comunidades solidárias no espírito dos primeiros cristãos.
BEM-AVENTURADA BÁRBARA MAIX profetisa da justiça e da verdade!
- Ajudai-nos a fortalecer a coragem profética e a simplificar estruturas pessoais e institucionais, vivenciando Fé inabalável, Esperança admirável e Caridade eucarística. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário